Corrosão microbiologica

Categories: Trabalhos

0

CORROSAO MICROBIOLOGICA CONCEITO A corrosão é chamada microbiológica quando um processo de corrosão é acelerado pela presença de organismos vivos no meio corrosivo. Estes organismos incluem desde as microformas, como bactérias até macroformas, como as algas. Organismos micro e macroscópicos tem sido observados em meios com pH entre O e 1 1, temperaturas de -1 (C até 80(C e pressões de até 1000 Kgf/cm2. Assim, a atividade biológica pode aumentar a taxa de corrosão em vário resistividade, água n óleos em geral. : solos de baixa s de petróleo e OF4 p Os organismos são alimentados por reações químicas. Isto é, os organismos se alimentam com os produtos das reações da corrosão e defecam substâncias que modificam localmente as condições do meio. Estes organismos podem afetar a corrosão das seguintes maneiras: – Ação direta sobre as reações anódicas elou catódicas; – Ação sobre os filmes protetores; – Criando frestas, para a corrosão por frestas; – Depositando substâncias corrosivas sobre a superfície metálica.

OBS. Estes efeitos podem ocorrer só ou combinados, ependendo do meio e do organismo envolvido. Os microorganismos são classificados de acordo com seu pela presença de bactérias redutoras de sulfato. Essas bactérias têm a forma de larva medindo de 1 a 4 micros de comprimento e crescem em meios com muito pouco ou sem oxigênio e pH entre 5,5 e 8,5. As bactérias redutoras de sulfato são assim chamadas porque reduzem o sulfato a sulfeto, na presença de hidrogênio molecular ou materiais orgânicos.

No caso das ligas ferrosas, o hidrogênio molecular é fornecido pelas reações catódicas, quando o meio or ácido ou aquoso. A figura abaixo mostra o efeito das bactérias anaeróbicas na corrosão do aço carbono em meio aquoso. oxidantes de ferro, como as thiobaccillus thio-oxidantes, capazes de oxidarem o enxofre nascente ou removerem este de um composto contendo enxofre, para formar ácido sulfúrico, como mostrado na equação química abaixo: 2S + 302 +2H20 ( 2 H2S04 Estes microorganismos crescem melhor em meios de baixo pH e podem produzir ácido sulfúrico, numa concentração de até 5 % em peso.

Assim, as bactérias oxidantes de enxofre são apazes de modificar completamente um meio corrosivo de maneira localizada. Estes microorganismos precisam de enxofre em qualquer forma, elementar ou combinada, por isso são frequentemente encontrados em campos de enxofre, campos de óleo e tubulações de esgoto. ? importante alertar que as bactérias oxidantes de enxofre e redutoras de sulfato podem operar em ciclos quando existem transformações das condições do meio, como, por exemplo, em solos que durante a estação das chuvas se mantém úmidos e sem aeração e durante a estação da seca estão secos e aerados. OUTROS MICROORGANISMOS Existem muitos outros microorganismos que influenciam direta ou indiretamente os processos corrosivos, entretanto não têm sido estudados com muitos detalhes, embora também tenham sua importância.

Por exemplo: existem microorganismos que utilizam hidrocarbonetos para seu crescimento e podem danificar revestimentos asfálticos usados para proteger tubulações enterradas; as bactérias de ferro ue se alimentam de íons de ferro, resultante da corros e ferrosas e depositam 3 condições favoráveis à corrosão por frestas; as bactérias que xidam amônia até a formação de ácido nítrico que, quando diluído, ataca o aço carbono e outros metais.

Existe ainda um grupo de bactérias chamadas de macroorganismos que também pode acelerar um processo corrosivo. Dentre esses macroorganismos merece maior destaque os FUNGOS que são um grupo de plantas caraterizadas por necessitarem de clorofila para crescerem. Estas espécies assimilam matéria orgânica e produzem grandes quantidades de ácidos orgânicos, como o ácido oxálico, acético e cítrico, que aceleram a corrosão tanto de ligas ferrosas como de borrachas e evestimentos anticorrosivos.

Esses fungos são mais encontrados em água fresca e água do mar. PREVENÇÃO A CORROSÃO MICROBIOLÓGICA Os métodos de prevenção relacionados a seguir são os mais utilizados para a evitar a ação das bactérias nos processos corrosivos: – EM MEIOS AQUOSOS: Os métodos mais usuais são à alteração do meio através da sua cloração ou pelo uso de bactericidas a base de selenatos inorgânicos ou telureto de potássio. – EM SOLOS: Utilizar proteção anticorrosiva, do tipo revestimento asfáltico ou concreto, associada a proteção catódica. 4DF4

Automaзгo

0

Charles dos Santos[l] Cбssio Aurйlio Suski[2] Resumo Com o advento da re da eletrфnica, inform automaзгo industrial hui. , proporзoes,

Read More

História de hortolândia

0

m 1798, foram doadas as sesmarias, que eram ligadas a Campinas, para Joaquim José Teixeira Nogueira. Este homem era um

Read More