Cotramare
Junto à isso, pobreza significa não ter a oportunidade de uma vida melhor no futuro e estar condenado a ser sempre pobre e consequentemente, à exclusão social. O presente trabalho de Coleta Seletiva e fortalecimento da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare), mostrou como é possível, na gestão participativa e cooperativa, implementar ações sob a perspectiva do desenvolvimento local sustentável e valorização da pessoa humana.
O baixo índice de escolaridade dos catadores, os conflitos de interesses, a falta de apoio do poder municipal, foram lguns dos empecilhos enfrentados pela Cotramare. A inexistência de uma legislação específica, dificulta a fiscalização e cumprimento de obrigações legais. Apesar disso, medidas tomadas, como o envolvimento dos catadores no programa de cole Swipe to view next page coleta seletiva em empresas, possibilitou que suas atividades fossem realizadas em ambientes melhores do que o lixão, no qual vinham trabalhando.
O trabalho dos catadores foi reconhecido pela comunidade empresarial, como fundamental na logística reversa dos materiais recicláveis. Esses trabalhadores ainda que na informalidade, foram ncluídos nos níveis mínimos de consumo e sobrevivência. Esse esforço conjunto visou a implantação de um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos reversos em empresas e sua destinação à Cotramare, buscando dessa forma, construir coletivamente uma tentativa de solução, envolvendo conceitos e práticas que busquem a sustentabilidade urbano-empresarial e o desenvolvimento local e sustentável. Só haverá o verdadeiro desenvolvimento sustentável, à medida que este responder às necessidades do presente, sem colocar em perigo as capacidades das gerações futuras para fazer o mesmo” Relatório Brundtland ONU 987 Essa luta requer ações e soluções contínuas, que sejam incutidas em todos os segmentos da sociedade. Tem-se que criar condições necessárias, para que se rompa esse ciclo vicioso de desigualdades, restaurando a esperança em cada um desses cidadãos e propiciando aos mesmos, que sejam protagonistas de sua inclusão social, através de oportunidades para todos e direitos universalmente assegurados.
Valores Motivacionais Valores são crenças que representam metas desejáveis para indivíduos e coletividades, dispostas em uma hierarquia. Segundo Porto e Tamayo (2003), os Valores Pess tilizados para explicar o comportamento das lixão, no qual vinham tra balhando. O trabalho dos catadores toi reconhecido pela comunidade empresarial, como Segundo Porto e Tamayo (2003), os Valores Pessoais têm sido utilizados para explicar o comportamento das pessoas, suas ações, as mudanças da sociedade, além de diferenciar grupos.
Consistem em metas ou critérios, que são organizados pelos indivíduos pelo grau de importância, que independentemente da situação, servem como princípios da situação, servem como princípios norteadores da vida do indivíduo e dizem respeito à diversos domínios específicos, ais como o trabalho e a família. Formam-se ao longo da vida do indivíduo, a partir de um conjunto de transformação, conhecido como desenvolvimento. No decorrer desse processo de desenvolvimento, são formados os valores pessoais e familiares, entre outros valores individuais.
Um dos mais proeminentes pesquisadores na área de Psicologia Social foi Shalon H. Schwartz, que desenvolveu uma teoria de valores, levando em conta seus conteúdos motivacionais, entendendo como valores, “critérios ou metas que transcendem situações específicas, que são ordenadas por sua importância e que servem como princípios que uiam a vida do indivíduo”. Cada tipo de motivação tem uma meta motivacional e ela não é estática, levando o indivíduo a mudar seu estímulo motivacional com o passar do tempo ou de acordo com a situação.
Segundo Schwartz, há dez tipos motivacionais, mas analisaremos o trabalho da Cotramare, sob a ótica de três: Benevolência (preservar e fortalecer o bem-estar das pessoas próximas), Universalismo (tolerância, compreensão, gratidão e proteção do bem-estar de todas as pessoas e da natureza) e Segurança (integridade pessoal, harmonia e estabilidade da sociedade, dos relacionamentos e de si mesmo). A Cotramare, através da sua economia solidária, se propõe a ser capaz de gerar trabalho, renda e desenvolvimento sustentável.
Esse modelo de gestão desenvolve posturas grupais de integração, novas atitudes no relacionamento social e principalmente, o sentido da cidadania, levando com isso, a uma forma de reintegração do ser humano ao seu meio ambiente, através da educação, da saúde, da preservação do ecossistema, etc, garantindo assim, meios de fortalecer o bem-estar das pessoas envolvidas. Através da mudança de local de coleta e separação dos resíduos, garantiu-se a integrida nvolvidas. Através da mudança de local de coleta e separação dos resíduos, garantiu-se a integridade pessoal dos indivíduos.
Diante das relações solidárias envolvidas nesse processo, houve mudanças relativas ao sofrimento das pessoas, dando lugar a satisfação pessoal e consequentemente, ao surgimento de uma melhor saúde mental. Antropocentrismo x Ecocentrismo O antropocentrismo é o pensamento ou a organização que faz do homem o centro do universo, em cujo redor gravitam os demais seres, em papel meramente subalterno e condicionado. O homem é considerado como eixo rincipal de um determinado sistema, ou ainda, do mundo conhecido.
Ao longo do tempo assistimos a uma gradativa passagem desta cosmovisão antropocêntrica, para outra ecocêntrica, cujas preocupações científicas, políticas, econômicas e culturais, se voltam para a “oikos”, ou seja, para a Terra, considerada casa comum e, mais do que isto, um sistema vivo ou um “organismo vivo”. À medida que a visão de antropocentrismo vai sendo gradualmente superada, surge o despertar de uma nova consciência ecológica. A degradação passou a ameaçar o bem-estar e a qualidade de ida, como é o caso das condições sub-humanas a que esse catadores de lixo eram submetidos.
Numa visão antropocêntrica, o lixo é gerado e depositado sem preocupação alguma com o meio ambiente, em contrapartida ao ecocentrismo, que passa a enxergar de que forma atitudes como essa irão se refletir em relação ao futuro da natureza e do bem-estar dos indivíduos. A natureza submeteu-se, no caso do lixão, à uma intervenção dos homens. Em nenhum momento, preocuparam-se com a questão ambiental, tais como poluição do ar e visual, comprometimento de lençóis freáticos, disseminação de oenças, etc.
Em uma atitude nitidamente antropocê predatória humana culminou em uma situação insustentável para a qualidade de vida no local e suas doenças, etc. Em uma atitude nitidamente antropocêntrica, a ação predatória humana culminou em uma situação insustentável para a qualidade de vida no local e suas adjacências. situação insustentável para a qualidade de vida no local e suas adjacências. Em busca de soluções que contemplassem as áreas econômicas, social e principalmente, ambiental, foi feito um trabalho que procurasse alterar esse “status quo”.
Esse projeto com envolvimento de alunos bolsistas e voluntários, professores e técnicos medianos, levou à adoção pela Cotramare de medidas que pelo menos atenuassem essa realidade perversa. Procurou-se combater o desperdício através da coleta seletiva de materiais reversos. Essa é uma visão ecocêntrica, na medida em que reciclando, estaremos economizando recursos naturais e energéticos. Como exemplo, podemos dizer que a cada cem toneladas de plástico, economiza-se uma tonelada de petróleo, ou ainda, uma tonelada de papel reciclado, economiza-se dez mil litros de água e evita-se o corte de dezessete árvores.