Cipa

Categories: Trabalhos

0

I -CIPA A NR-05 (CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) estabelece que as empresas organizem e mantenham uma comissão constituída, exclusivamente, por empregados tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Essa comissão é responsavel por apresentar sugestões e recomendações ao empregador para que este melhore as condições de trabalho, eliminando as possíveis causas to view de acidentes e doenç ordinária e específica esta NR, são os arti Constituição de CIPA: ors mentação legal, urídico à existência 1- Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. – As disposições contidas nesta NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e às entidades que lhes tomem serviços, observadas as disposições estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econômicos específicos. 3- A empresa que possuir em um mesmo munic(pio dois ou mais estabelecimentos, deverá garantir a integração das CIPA e dos trabalho. 4- As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecerão, através de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integração com objetivo de promover o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente e instalações de uso coletivo, podendo contar com a participação da administração do mesmo.

II -O Mapa de risco Depois de formada, uma das primeiras ações da CIPA é elaborar m mapa de risco do local de trabalho. Para isso, a Comissão deve ouvir os trabalhadores da área e receber orientação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. O mapa de risco é a representação gráfica dos riscos existentes nos locais de trabalho por meio de círculos de diferentes tamanhos e cores. A CL T determina que todas as empresas com CIPA devam ter o mapa de risco. Por essa razão, se uma empresa com CIPA contratar uma empreiteira que não tem CIPA por exemplo, ela deve fazer um mapa de risco do canteiro de obras onde trabalham os funcionarias dessa contratada.

Objetivos do Mapa de Riscos: a) Reunir as informações n PAGO IV s ra estabelecer o trabalhadores: número, sexo, idade, treinamentos profissionais e de segurança e saúde, jornada; – Os instrumentos e materiais de trabalho; As atividades exercidas; – O ambiente. b) Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação da Tabela l; c) dentificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia: – Medidas de proteção coletiva; Medidas de organização do trabalho; – Medidas de proteção individual; – Medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, rmários, bebedouro, refeitório, área de lazer. d) Identificar os indicadores de saúde: PAGF3rl(FS proporcionalmente diferentes de círculos.

Após dlscutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores. No caso das empresas da indústria da construção, o Mapa de Riscos do estabelecimento deverá ser realizado por etapa de execução dos serviços, devendo ser revisto sempre que um fato novo e superveniente modificar a situação de riscos estabeleclda. IV- Um exemplo do Mapa de Risco: V- A Empresa: – Noberto Odebrecht – Obra Arco Metropolitano do Rio de Janeiro – Construção Civil / Laboratorio de Qualidade Vl- O mapa de risco da empresa: O mapa de risco acima é referente ao Laboratório de Qualidade da Construtora Noberto Odebrecht referente a obra Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.

O laboratório, que é composto por 5 funcionários, apresenta diversos tipos de riscos onde se encaixam nos três seguintes grupos: Grupo II Grupo IV Grupo V PAGF direto do funcionario com muita poeira. Botas; Risco direto de algum equipamento, ou CP, pesado caia sobre os membros inferiores do funcionario. Capacete; s são rompidos constantemente em prensas manuais. Alem dos epi • s que previnem alguns riscos também há uma atenção aos riscos ergonômico já que os funcionarios desse setor fazem trabalhos manuais com muita repetições, como romper varios CP • s diariamente em prensas manuais, carregamento de materiais pesados e jornada de trabalho prolongada. CIPA na empresa: Frequentes campanhas de conscientização são realizadas dentro da empresa.

São realizadas brincadeiras dinâmicas, teatros, sorteios de brindes tudo isso para os funcionários que participam efetivamente da campanha, onde é testado o conhecimento do uncionário com relação a prevenção de riscos alem de responder dúvidas e instruir aos funcionários a melhor maneira de conduzir aos assuntos Saude e Segurança do Trabalho. Alem das campanhas, diariamente são realizados os chamados DDSST (Dialogo Diario de Segurança e Saude do Trabalho), onde os funcionários dedicam um pequeno tempo de suas manhas para discutirem assuntos relacionados a esses temas. Entre os assuntos estão: Uso de EPI’S Organização e Limpeza APT _ Analise preliminar de Tarefa Trabalho em Altura Divulgação de incidente ou acidente ocorrido Outros Semanalmente, é recolhid to assinado pelos

Aspectos introdutorios da contabilidade basica

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. 1. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade 2. 1. 1 Escrituração Contábil;

Read More

Enigma da andromeda

0

lhe explicara esquematicamente a finalidade do projeto. Hall achou tudo aquilo umtanto divertido e concordou em juntar- se à equipe,

Read More