Cranio e face

Categories: Trabalhos

0

Crânio e Face Abordagem Secundaria I Marina Bastos; Tais Stechi;Vania Delong;Verena Chaves ora to view nut*ge A cabeça é dividida em duas partes: • Posterior ou crânio: caixa óssea que contém o encéfalo • Anterior ou face: aloja órgãos dos sentidos e sustenta os da mastigação. Ossos do crânio: • 2 parietais • 2 temporais • Ifrontal • 1 etmóide • 1 esfenóide • 1 occipital: apresenta um oriffcio interior chamado forame magno que comunica o crânio com o canal vertebral. Ossos da face: cerebral, cerebelo Medula Espinhal • SN Periférico: Nervos cranianos e espinhais.

SN Somático: voluntáno SN Autônomo: involuntário Células do SN: NEURÓNIO: corpo celular Dendrito: sinapses Axônio: transporta impulsos nervosos Neurotransmissores:comunicam as mensagens de um neurônio para outro, ou de um neurônio para um tecido alvo. Anatomia do SNC • Cérebro: composto por 2 hemisférios (direito e esquerdo), tálamo, hipotálamo e gânglios da base. A parte externa dos hemisférios tem superfície enrrugada, resultando em muitas camadas dobradas (giros) que aumentam a superfície do cérebro, aumentando também a atividade realizada por ele.

A porção externa do cérebro (córtex cerebral) é constituída de substância clnza (neurônios e corpos celulares). A substância branca, mais interna, é constituída de fibras nervosas e neuróglia (tecido de sustentação). Os hemisférios cerebrais são divididos nos seguintes lobos: Lobo frontal: maior lobo. Função: concentração, raciocínio, armazenamento de informações, memória, função motora (fala), afeto, julgamento, personalidade e inibições de um indivíduo. Lobo parietal: lobo sensorial, essencial para a consciência e orientação no tempo e no espaço.

Lobo temporal: contém áreas receptoras auditivas. Lobo occipital: responsável pela interpretação visual. • Tronco Cerebral: formado por mesencéfalo, ponte e medula oblonga. Conecta ponte e cerebelo com os hemisférios cerebrais. Contém vias sensoriais e motoras e serve como centro para os reflexos auditivo e visual. ‘m vias que controlam inibitórias e é responsável pela coordenação dos movimentos. Estruturas protetoras do Cérebro O cérebro está contido no crânio, que o protege contra lesão.

Os principais ossos do crânio (frontal, temporais, parietais e occipital) unem-se nas linhas de sutura. ?? As meninges: tecidos conjuntivos fibrosos que revestem o cérebro e a medula espinhal e proporcionam proteção, suporte e nutrição para estes. Dura-máter: é a camada mais externa. Cobre o cérebro e a medula espinhal. (Espaço epidural: entre a dura-máter e a calota craniana e a dura-máter e o periósteo). Aracnóide: membrana média, extremamente fina e delicada, se assemelha a uma teia de aranha.

Contém o plexo coróide, responsavel pela produção de liquido cefalorraquidiano (LCR). (Espaço subdural: entre dura-máter e a aracnóide; espaço subaracnoide: entre aracnóide e pia-máter). Pia-máter: membrana mais interna. Fina camada transparente que adere ao cérebro e estende-se para dentro da cada dobra da superficie deste. Liquido Cefalorraquidiano ( CR) um líquido claro e incolor, produzido nos ventrículos e circula ao redor do cérebro e medula espinhal através do sistema ventricular.

Sua principal função é servir de líquido amortecedor de possíveis traumatismos que possa sofrer o encéfalo e a medula espinhal, assim como nutrir certas células nervosas e eliminar os detritos metabólicos de algumas delas. um indivíduo adulto produz cerca de 150ml de LCR que se enova a cada 8 horas. PAGF3ÜFd sépticas referem-se àquelas causadas por bactérias, mais comuns: Neisseria meningitidis, Haemofhilus influenzae e o Streptococus pneumoniae.

A época do ano de maior incidência de meningites é no inverno e início da primavera. Alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver a meningite bacteriana incluem: tabagismo, infecção respiratória alta, otite média aguda, e pessoas imunodeprimidas. Como ocorre? Em geral as meningites ocorrem de duas formas: através da corrente sangüínea em conseqüência de outras infecções ou por xposlção direta como após uma lesão traumática dos ossos faciais ou secundariamente à processos invasivos.

Quando o agente agressor (bactéria/vírus) penetra na corrente sangüínea, ele atravessa a barreira hematoencefálica e provoca uma reação inflamatória nas meninges Consequentemente ocorre inflamação do espaço subaracnóide e da pia – máter. Como existe pouco espaço para a expansão na calota craniana, a inflamação pode gerar maior pressão intra craniana (PIC). Com frequência, a cefaléia (pelo aumento da PIC) e febre persistem por todo decorrer da doença. Também encontra-se no aciente rigidez de nuca, vômito em jato, fotofobia (sensibilidade à luz).

Em casos mais graves: desorientação, comprometimento da memória, letargia, convulsões e coma. As complicações englobam: comprometimento visual, surdez, convulsões, paralisia, hidrolefalia, choque séptico. Tratamento: Administração precoce de antibióticos que atravessem a barreira hematoencefálica para o espaço subaracnóide em concentração suficiente para conter a multiplicação bacteriana. Podem ser usados: penicilina (ampicilina,piperacilina), cefalosporina (ceftriaxona sódica, cefotaxinasódica), cloridrato de vancomicina,rifampina.

Trabalho sobre ética, geraçoes e empresa centenaria

0

jornalística, ética na política, etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de

Read More

Educação

0

EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: DESAFIOS PARA A POLÍTICA DE REINSERÇÃO SOCIAL Elionaldo FernandesJulião 1

Read More