Criatividade e inovação na gestão de pessoas.

Categories: Trabalhos

0

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGíSTICA NOVAÇAO E CRIATIVIDADE NA GESTAO DE PESSOAS JOÃO BATISTA FERREIRA JURACI DE GÓIS LEONARDO DE CICLO WALTER MONTEIRO SANTOS TIAGO CAMPOS RA 102. 848 RA: 102. 806 RA. 102. 805 RA: 102. 849 RA: 102. 841 2 ORIENTADOR: PROF. p Jundiaí 2011 2 RA: 102. 848 RA: 102. 806 RÃ: 102. 805 RA: 102. 849 RA: 102. 841 NOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA GESTÃO DE PESSOAS ORIENTADOR: PROF. Alexandre Schuster hoje . 13 3. 5) As mudanças necessárias e sua espaço para a criatividade — implementação .. 43. 6) Perfil e competências necessários ao negócio dentro do novo cenário ….. 15 3. 7) O processo de mudança 16 3. 8) O papel da área de recursos humanos no quadro das mudanças Reconhecimento! 18 3. 10) Caso Herbarium 17 3. 9) Idéias criativas! .19 3. 11) Histórico resumido do laboratório Herbarium 20 3. 12) Atividades inovadoras desenvolvidas pela organlzaçao organizacional . … 21 3. 13) Estrutura 22 3. 14) Filosofia e valores da Herbarium — . 23 3. 15) Políticas e sistemas de recursos humanos 4. ) CONCLUSÃO 27 5. ) BIBLIOGRAFIA . 28 5 RESUMO: …. 24 3. 6) Condições de Esta pesquisa objetiva analisar as concepções de administradores organizacionais envolvidos na estão de pessoas, e procura explicar desempenhos dif 22 administradores organizacionais envolvidos na gestão de pessoas, e procura explicar desempenhos diferentes sobre o mesmo tema, e apresentar os métodos e condições utilizados para obtenção dos resultados esperados, demonstrando porque a estimulação da criatividade e a Inovação são Importantes para que a empresa esteja sempre alinhada com a sustentabilidade (econômica, ambiental, conjuntural).

Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples epartamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas. A empresa que optar pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negócio e propiciando satisfação aos empregados.

Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios, entre elas, o incentivo à criatividade e inovação. Valorizar o capital humano é fundamental para a competitividade empresarial. Pois os recursos humanos são os principais responsáveis pelo desempenho das empresas e constituem vantagens competitivas num mercado cada vez mais exigente. Palavras chave: Criatividade, gestão, inovação, pessoas. INTRODUÇAO: um aspecto importante na percepção do processo de inovação e criatividade na gestão de pessoas, é que grande parte dos processos de inovação exige alterações significativas no perfil comportamental das pessoas no contexto de trabalho. Outro aspecto refere-se às inovações específicas que se processam na forma como se concebe o vínculo ue liga o indivíduo às rganizações. Medo de er , ar obstáculos mais como organizações.

Medo de errar e de encarar obstáculos mais como barreiras do que desafios, que quando bem administrados transformam-se em oportunidades de crescimento e, muitas vezes, despontam em ações empreendedoras. Em meio a constantes processos de mudanças, as pessoas encontram-se e sempre estarão no centro de verdadeiras incógnitas, uma vez que além da maioria delas não estar preparada para lidar com essa situação no campo corporativo, ainda existem resquícios delas terem sido preparadas para ser mão de obra e ter presente ma chefia, para orientar sobre o que fazer.

Esta pesquisa usou como exemplos, os casos verificados na Siemens e no laboratório Herbarium. “O que distingue empresas inovadoras das demais é que aquelas valorizam o potencial e o conhecimento sublimado de seus colaboradores transformando-os em competitividade empresarial e não em custos. A empresa inovadora considera cada trabalhador muito importante como pessoa e para a organização e, mais importante, tem com ele um compromisso de longo prazo, gerando de certa forma um ambiente de estabilidade e lealdade à organização. ” 7 REFERENCIAL TEORICO:

FORMAS DE INCENTIVAR A CRIATIVIDADE EM UMA EMPRESA. Melhore todos os dias: Peça para os membros da sua equipe melhorarem um aspecto de seus trabalhos todos os dias, focando nas áreas que estejam sob seu controle. Ao final do dia, faça com que se reunam e pergunte o que fizeram de maneira diferente – ou melhor – do que no dia anterior. (Isso também pode ser feito por períodos um pouco mais longos, como uma semana ou mês, por exemplo. Basta você escolher um tema – prospecção, por exemplo, e fazer a „Semana da prospeção Criativa”, ou coisa parecida.

As melhores histórias odem ser aproveitadas pelo esto da eq 4 22 coisa parecida. As melhores histórias podem ser aproveitadas pelo resto da equipe. Depois, é só escolher outro tema, e assim por diante. Depois de um certo tempo, vocês vão descobrir dezenas de técnicas criativas e eficientes de vender melhor). LI Pendure um edital de brainstorming: Coloque um quadro de avisos numa área central e encoraje as pessoas a participarem com idéias. Escreva um tema ou problema numa cartolina colorida e cole-a no centro do quadro.

Providencie notas do tipo Post-it (autocolantes) para que as pessoas possam escrever e colar suas idéias no quadro. Exemplo: suponhamos que os vendedores da sua empresa deparem-se regularmente com um certo tipo de objeção. Descreva a situação na cartolina colorida, cole-a no quadro criativo, e deixe todos os funcionários da empresa participarem com idéias e sugestões. Promova uma Loteria de Idéias: Dê um cartão numerado para cada pessoa que tiver uma idéia criativa. No final do mês, compartilhe todas as idéias com sua equipe. Faça um sorteio e dê um prêmio para quem tiver o cartão premiado. Crie um Cantinho da Criatividade: Crie na sua empresa um local (de preferência uma ala) onde as pessoas possam ir para pensar criativamente. Coloque no local livros, vídeos e jogos que estimulem a criatividade. Algumas empresas chegam a decorar esse tipo de área com fotos de funcionários quando eram bebês, reforçando a idéia de que todos nascemos espontâneos e criativos. n Inspire através de ícones: peça às pessoas para colocarem em suas mesas objetos que representem sua própria interpretação pessoal do que é a criatividade no trabalho.

Por exemplo, uma bola de cristal para representar o planejamento do futuro, pilhas ou baterias novas para simbolizar energia criadora, etc. 8 n Almoce c uturo, pilhas ou baterias novas para simbolizar energia criadora, n Almoce com propósito: Encoraje almoços semanais, com no máximo 5 pessoas, só para fazer um brainstorming. Primeiro, peça que leiam alguma coisa sobre criatividade. Se for um livro, peça que cada um leia um capitulo diferente. Assim cada pessoa vai ter uma perspectiva diferente sobre como aplicar a criatividade na empresa.

Convide pessoas criativas da sua cidade para almoçar com o grupo. Peça-lhes para sugerirem como ser mais criativo no que vocês fazem na empresa. L] Use Agendas de Idéias Brilhantes: Dê a todos uma agenda de „idéias brilhantes”, peça que escrevam três idéias por dia, durante um mês, sobre como melhorar as vendas. No final do mês, recolha as agendas e categorize as idéias. Discuta-as depois com seu grupo, decidindo quais as melhores e como implantá-las. D Organize a Semana das Idéias Estúpidas: Faça com que ter idéias seja divertido.

Organize uma „Semana das Idéias Estúpidas” e promova um concurso. Coloque as idéias em algum lugar visível, e depois façam uma votação e premiem a idéia mais estúpida apresentada. Todos vão se divertir e, no processo, você vai descobrir que algumas idéias nao eram tão estúpidas assim… Cultive a Criatividade por Comitês: Estabeleça voluntariamente um „Comitê Criativo” para discutir e implantar boas idéias apresentadas pelos funcionários. O comitê pode ter alguma forma pública de demonstrar como andam as idéias na empresa (um termômetro, por exemplo).

Reconheça e premie as pessoas de acordo com a quantidade e a qualidade de suas contribuições criativas. n Crie o Clube dos Campeões: Pegue um corredor da sua empresa e transforme uma de suas paredes no „Clube dos Campeões”. Coloque fotos das pessoas cujas déias t 6 OF22 transforme uma de suas paredes no „Clube dos Campeões”. Coloque fotos das pessoas cujas idéias tenham sido implantadas, junto com um parágrafo descrevendo a idéia e os benefícios que ela trouxe para a empresa.

Misture cérebro esquerdo e direito: Quando fizer um brainstorming em grupo, tente dividir as pessoas em pensadores com o lado esquerdo (racionais) e lado direito (intuitivas). Peça aos racionais sugestões práticas, convencionais e lógicas. Peça aos intuitivos para sugerirem coisas ilógicas e pouco convencionais. Depois combine os grupos e discutam as sugestões. D Proponha cotas de idéias: Garanta a criatividade dando a cada funcionário uma cota semanal (por xemplo, uma idéia por semana). Thomas Edison usava este sistema.

Sua cota pessoal era uma invenção pequena a cada 10 dias e uma grande invenção a cada 6 meses. n Exija ingressos criativos: Faça com que seja necessário trazer uma nova idéia para poder participar de qualquer reunião. A idéia deveria focalizar algum aspecto de seu trabalho diário, e como Isso pode ser melhorado. 9 n Mude de n Sim, mas… ” para „Sim, Alguém oferece uma idéia durante alguma reunião, e as pessoas já começam a dizer „sim, mas… “. Para mudar essa mentalidade, quando alguém disser „sim, mas… U, peça à pessoa que troque essa frase por „sm, e… , continuando onde a pessoa que deu a sugestão havia parado. CJ Peça sempre 3 soluções: Funcionários não deveriam perder tempo pensando sobre como uma coisa não vai funcionar ou não pode ser feita. Ao invés disso, deveriam pensar sobre como fazer alguma coisa funcionar, e então agir. Exemplo: peça aos seus funcionários uma lista de 3 objetivos ou tarefas que eles acham que nao podem ser feitos. Depois, peça que criem 3 soluções para cada um desses p eles acham que não podem ser feitos. Depois, peça que criem 3 soluções para cada um desses problemas.

Depois, não seja preguiçoso: faça você mesmo a sua lista „impossível” – e resolva-a! Procure por ajuda externa: Jonas Salk, o doutor que desenvolveu a vacina que erradicou o pólio, regularmente convidava homens e mulheres das mais diversas formações para participar de suas sessões em grupo. Ele sentia que isso o ajudava a desenvolver idéias que normalmente não surgiriam se o grupo fosse muito homogêneo e parecido. Estratégia: convide pessoas de outros setores da sua empresa para as sessões de brainstorming, e pergunte-lhes como elas resolveriam o seu problema (isso também pode ser feito com clientes!

ROSSEAU, I ggg) Figura 1 — Principais inovações no domínio das práticas de gestão de pessoas. 10 Figura 2 – A visão da gestão de pessoas por gestores com visão inovadora. Em organizações que adotam esse sistema, há uma preocupação em selecionar, envolver, reter e motivar pessoas que respondam adequadamente às exigências e demandas por tais práticas: possuir e aplicar no trabalho habilidades superiores e que tal aplicação resulte em desempenho e rentabilidade para a organizaçao. (EXAME, 2011) 11 CASO SIEMENS.

Será demonstrado nesse estudo, como se deu a mudança na estrutura de R. H. a Siemens uma empresa líder no segmento de componentes para tele , eletroeletrônica, serão: a) A modificação na estrutura do setor de R. H. se deu por conta da necessidade de adequação ao modelo de gestão de negócios determinada pela abertura de mercado decretada pelo governo federal no ano de 1990. b) A estratégia da gestão de pessoas, incide cada vez mais na excelência da cooperação entre as pessoas envolvidas dentro da empresa, e entre as empresas. RUTHES, 2010) 12 HISTÓRICO RESUMIDO DA SIEMENS A Siemens foi criada em 1847 quando Werner Siemens desenvolveu um telégrafo que apresentava confiabilidade e transmissão. Dessa invenção foi fundada a Companhia de Construção de Telégrafos Siemens & Halske, em Berlim – Alemanha, uma empreitada de Werner Siemens e Johann Georg Halske. Iniciou suas atividades no Brasil no final do século XIX como concessionária da Cia. Ferro Carril Vila Isabel e fundadora da Cia. Telefônica do Rio de Janeiro, instalando o primeiro centro telefônico dessa cidade, com oito mil linhas.

Está instalada no Brasil há 96 anos. Em 1905, foi fundada, no Rio de Janeiro, uma filial que se tornou a primeira empresa eletrotécnica mundial a estabelecer-se no Brasil. Em 1 939, foi instalada sua primeira fábrica, no Brasil – São Paulo -, produtora de transformadores e, em 1990, Implementou o processo de Qualidade Total, com o qual foi obtida uma grande melhoria em todas as áreas das empresas do grupo. Hoje conta com 10 fábricas no Brasil, 13 escritórios regionais de vendas e dois representantes no exterior – Paraguai e Bolívia.

Atualmente, a Siemens está presente em 190 países do mundo, contando com 440 mil funcionários, sete mil dos quais no Brasil. Figura entre as empresas líderes de mercado eletroeletrônico brasileiro. , urgem das diversas eletroeletrônico brasileiro. As soluções surgem das diversas Unidades de Negócios (que são agrupamentos de atividades com amplitude de um negócio que interage com o ambiente de modo a melhorar a eficiência e a competividade), sendo dividida a empresa da seguinte forma hoje: (RUTHES, 2010) 13 A SIEMENS HOJE Figura 3— A Siemens hoje. 14 AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS E SUA IMPLEMENTAÇÃO.

Primeira parte do processo, a realização de um diagnóstico, indicou aspectos que poderiam ser melhorados na estrutura do negócio. Entre eles podem ser destacados: a) Políticas de Recursos Humanos que nao chegavam adequadamente até a ase da pirâmide da empresa; b) Diferentes níveis de evolução nas diversas áreas de negócio; c) pouca sinergia entre as áreas de negócio; d) Concorrência interna entre as diversas áreas de negócio; e) Necessidade de adequação do perfil profissional de ocupantes de cargos-chave na estrutura do negócio; (RUTHES, 2010) 15 PERFIL E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS AO NEGÓCIO DENTRO DO NOVO CENÁRIO.

A empresa contava estruturalmente com profissionais graduados e especialistas, responsáveis elo desenvolvimento de produtos, serviços e crescimento do um todo. Optou-se, 0 DF 22

Regime de competência contábil

0

REGIME DE COMPETCNCIA CONTÁBIL O regime de competência é um princ[pio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer

Read More

Credeal

0

CREDEAL, A GIGANTE DO CADERNO EM SANTA CATARINA RESUMO: Este texto tem como finalidade apresentar aos Catarinenses ±amViewer npvl nonbITKe

Read More