Crise da grecia
UNIDADE 1 Objectivos da Unidade: Ao final desta Unidade inicial, o aluno devera estar apto a: • Identificar os principais pontos da agenda de relações internacionais contemporâneas; • Estabelecer o conceito e as características da Globalização; • Assinalar a evolução histórica e a importância de Relações Internacionais como disciplina académica.
AS RELACOES INTERNACIONAIS NO MUNDO CONTEMPORANEO Swipe nent page to next As últimas décadas d intensificação das rel nunca experimentad nt. 2, estão menores, tem para nossos pais e av OF2 das pela uma maneira como z mais, as distâncias nificado que tinham rentes locais do globo tomam consciência de que “a menor distancia entre dois pontos e uma tecla”.
O século XXI chegou trazendo grandes conquistas: o mundo esta menor, globalizado, in interligado física e electronicamente; pode-se tomar café em Londres e almoçar em Washington; as fronteiras perdem sua importância; o sistema internacional vê-se cada vez mais integrado; a tecnologia alcança milhões de pessoas, e não há Imite ao conhecimento humano. O último século do segundo milénio presenciou uma evolução tecnológica inimaginável!
O PROCESSO DE GLOBALIZACAO O termo globalização pode ser entendido como fenómeno de aceleração e intensificação de mecanismos, processos e actividades, com fins à promoção de uma interdependência global e, em última escala, à integração económica e política em âmbito mundial. Trata-se de conceito revolucionário, envolvendo aspectos sociais, económicos, culturais e políticos. Registe-se, ademais, que esta e apenas uma das várias conceituações do fenómeno, o qual não é recente, mas se acelerou a partir da segunda metade do século XX.