Desenhos violentos e atitudes agresivas na infância

Categories: Trabalhos

0

Para registro dos comportamentos foram usados protocolo de Registro de Eventos. Os comportamentos observados foram: Agarrar (A): o sujeito, utilizando uma ou ambas as mãos, impede o deslocamento de outro individuo, segurando qualquer parte do corpo ou peças do vestuário. Empurrar (E): com o movimento de flexão e extensão de um ou ambos os membros superiores, o sujeito toca o corpo de outro individuo mudando sua direção. Puxar cabelo (PC): consiste no movimento de usar uma ou ambas as mãos e agarrar os cabelos de outro indivíduo.

Semelhante ao comportamento agarrar, acima descrito, entretanto este é mais especifico, sendo estrito ao cabelo. So outro indivíduo, usan ora O sujeito flexiona ob ço eo exercendo pressão e outro indivíduo. Chut parte do corpo de do o punho cerrado. em eçao ao outro, eslocamento de iv(duo, utilizando uma das pernas. O sujeito flexiona uma das pernas e estende em direção a qualquer parte do corpo do outro Indivíduo, exercendo pressão e provocando ou não o deslocamento do outro. Acotovelar (AC): consiste em, utilizando um dos cotovelos, atingir o outro indivíduo.

O sujeito flexiona um dos braços num ângulo aproximadamente de 450 e atinge o cotovelo em qualquer parte do corpo do outro indiv[duo. Ameaçar bater Swlpe to vlew next page bater (AB): consiste em, utilizando uma ou ambas as mãos, intimidar o outro indivíduo, sem, no entanto atingi-lo. Semelhante aos comportamentos socar, chutar e acotovelar, entretanto o comportamento é interrompido antes de atingir o indlviduo. Ameaçar verbalmente (AV): consiste em, utilizando frases ou palavras culturalmente compreendidas como ofensivas (e. g, palavrões, xingamentos,etc. , intimidar outro indivíduo. Resultados O índice de concordância calculado entre os observadores foi de 100%, uma vez que o recurso do vídeo tape permitiu que s imagens fossem avaliadas até dirimir as discordâncias entre observadores. A partir do questionário aplicado aos pais, foram levantados os seguintes dados: (1) Sobre os métodos empregados para a correção do comportamento de seus filhos, 100% dos pais afirmou corrigir o comportamento dos filhos por meio de conversas. Destes, 40% admitiu que, além de conversar, aplica castigo, e 10% afirmou dar palmadas para corrigir. 2) Ao serem questionados se sabiam o que seus filhos assistem na TV, 70% dos pais afirmou que sim, e 30% disse não saber o que seus filhos assistem na TV. (3) por fim, questionados sobre como vlam uas crianças, 40% afirmou perceber seu filho como uma criança obediente e tranqüila, 30% disse que seu filho é obediente e inteligente. Apenas 10% considerou seu filho uma criança agitada e inteligente, 10% considerou seu filho obediente e 10% afirmou que seu filho é uma agitada e inteligente, 10% considerou seu filho obediente e 10% afirmou que seu filho é uma criança agitada e com dificuldade de aprendizagem.

Figura 3. Percepção dos pais em relação aos seus filhos. A partir da observação das crianças durante os jogos, foi calculada a média da freqüência dos comportamentos emitidos pelas rianças com preferência por desenhos animados sem conteúdo violento (Grupo 1) e pelas crianças com preferência por desenhos animados com conteúdo violento (Grupo 2). A Figura 4 apresenta a média da freqüência dos comportamentos observados durante o jogo Bulldog.

Verifica-se que não houve ocorrência dos comportamentos Puxar Cabelo (PC), Chutar (C), Acotovelar (AC), Ameaçar Bater (AB) e Ameaçar Verbalmente (AV). A freqüência do comportamento Agarrar (A) foi de 3 para o Grupo 1 e 2,25 para o Grupo 2. A freqüência do comportamento Empurrar (E) foi de 0,75 para o Grupo 1 e 0,25 para o Grupo 2. A freqüência do comportamento Socar (S) foi de 0,25 para o Grupo 1. Esse comportamento não foi emitido pelo Grupo 2. Figura 4. Médla da frequêncla dos comportamentos observados emitidos pelas crianças dos grupos 1 e 2 durante o jogo “‘Bulldog’.

A Figura 5 apresenta a média da freqüência dos comportamentos observados durante o jogo Futebol Americano. Verifica-se que não houve ocorrência dos comportamentos Puxar Cabelo (PC), Chutar (C), Acotovelar (AC) e Ameaçar Bater (AB). A frequência do comportamento Agarrar PAGF3ÜFd (PC), Chutar (C), Acotovelar (AC) e Ameaçar Bater (AB). A requência do comportamento Agarrar (A) foi de 2 para o Grupo 1 e 1,25 para o Grupo 2. A freqüência do comportamento Empurrar (E) foi de 1 para o Grupo 1 e 0,75 para o Grupo 2.

A frequência do comportamento Socar (S) foi de 0,25 para o ambos os Grupos. A frequência do comportamento Ameaçar Verbalmente (AV) foi de 0,25 para o Grupo 1. Figura 5. Média da frequência dos comportamentos observados emitidos pelas crianças dos grupos 1 e 2 durante o jogo de Futebol Americano. A Figura 6 apresenta a média da frequência dos comportamentos observados durante os dois jogos, Bulldog e Futebol Americano. Verifica-se que não houve ocorrência dos Ameaçar Bater (AB).

A freqüência do comportamento Agarrar (A) foi de 2,5 para o Grupo 1 e 1,75 para o Grupo 2. A frequência do comportamento Empurrar (E) foi de 0,875 para o Grupo 1 e para o Grupo 2. A frequência do comportamento Socar (S) foi de 0,25 para o Grupo 1 e 0,125 para o Grupo 2. A freqüência do comportamento Ameaçar Verbalmente (AV) foi de 0,125 para o Grupo 1, não houve freqüência desse comportamento para o Grupo 2. Figura 6. Média da freqüência dos comportamentos observados emitidos pelas crianças dos grupos 1 e 2 durante os dois jogos observados (média total).

Botticelli

0

Botticelli Foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli. Nasceu

Read More

Adaptação ao meio líquido

0

ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO DEFINIÇÃO “Saber nadar significa fundamentalmente ser capaz de flutuar e deslocar-se na água sem o recurso

Read More