Diagnostico

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC oras to view nut*ge DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE VALENTE ser visto apenas como uma atividade dos serviços públicos de limpeza urbana, que o afastava da fonte geradora, mas também tornou-se um agravante aos problemas de saúde pública e ambiental, com elevado grau de complexidade. Toda atividade humana produz sobras, resíduos materiais desnecessários, que são genericamente denominados Lixo.

Do ponto de vista econômico, definimos lixo como tudo aquilo que não têm mais valor. Para Mansur (1993) pode-se definir lixo como: “Todo e qualquer resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas (folhas, terra, etc. ). Sua caracterização é feita segundo sua origem, dividindo-se basicamente em residencial, comercial, industrial e hospitalar.

A importância da limpeza urbana passa por evitar efeitos maléficos do lixo, em termos de agentes físicos (problemas de assoreamento e entupimento); agentes químicos (poluição atmosférica advinda da queima e contaminação da água superficial e subterrânea); agentes biológicos (atrativo para etores de doenças) e finalmente aspectos estéticos e de bem estar (poluição visual e odor desagradável)” O lixo acompanha o homem em seu progresso. ? algo que surge automaticamente sempre que existir alguma coisa inútil ou imprestável ao seu proprietário e, que ele não só deseja como precisa desfazer-se dele e abrir espaço a outras utilidades que atendam de imediato, as suas necessidades de subsistência, conforto, segurança ou, simplesmente, estética. Acontece, porém, que a nossa preocupação com o lixo tem uma existência muito recente.

Porém não se pode deixar de perceber que o lixo é de ato uma instituição fundamental na sociedade industrial. Tão fundamental como a fábrica e o lucro. O lixo é irmão tão gêmeo destes, que já pensamos muito mais longe: Lixo gera Lucro ou Lucro gera Lixo? PAGF 43 irmão tão gêmeo destes, que já pensamos muito mais longe: Lixo gera Lucro ou Lucro gera 992). A natureza do lixo domiciliar e dos estabelecimentos comerciais e industriais tem mudado drasticamente nas últimas décadas.

A quantidade gerada também vem crescendo dia a dia, tornando a questão da destinação do lixo um dos mais difíceis problemas ambientais da nossa época nos centros urbanos. Boa parte dos orçamentos municipais vai para o lixo, se somados os gastos com varrição, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos da cidade. A crise do lixo deixa bem aparente o lado sombrio do crescimento econômico.

A noção de crescimento econômico e tecnológlco adotadas até hoje não incluem a noção de qualquer limitação. Acreditamos que todo crescimento é bom, sem reconhecermos que, num meio ambiente finito, tem que existir um equilíbrio dinâmico entre crescimento e consumo de matérias – primas, entre crescimento e preservação ambiental e, entre rescimento, distribuição de riquezas e combate à miséria.

As consequências do continuo e predatorio crescimento econômico são o esgotamento dos recursos e intensa degradação ambiental. A sociedade de consumo foi, planejada segundo três obscenidades básicas: a obsolescência planejada, as embalagens descartáveis e as campanhas de publicidade que induzem ao consumo de produtos de necessidade discutível, que contribuem de maneira decisiva para dilapidar ainda mais o meio ambiente e aumentar os problemas com o lixo urbano: Éo desperdício. Lixo e desperdício parecem faces da mesma moeda.

Segundo Darling & Dasmann (1972) as idades tendem a ocupar o mesmo nicho global dentro da Biosfera e a explorar os mesmo recursos, da mesma maneira. Dessa forma, fomenta-se uma competição cada vez mais intensa, entre os ecossistemas natura maneira. Dessa forma, fomenta-se uma competição cada vez mais Intensa, entre os ecossistemas naturais e urbanos, gerando pressões ambientais cada vez mais forte que vão, por sua vez, comprometer anda mais a qualidade dos seus cidadãos, principalmente do terceiro mundo.

Como disse Lutzemberger J (1992), a insensatez do desperdício nos leva a supor que o nosso pequeno e frágil laneta têm de um lado um buraco infinito do qual extraímos infinitamente os recursos e, do outro lado um segundo buraco, no qual atiramos inesgotavelmente a poluição e o lixo que produzimos. Recentemente, no entanto, o tema passou a receber um novo tratamento. Reduzlr, reutilizar e reciclar tornou-se conceitos, sinais de modernidade que ecoam pelos quatro cantos do mundo. É provável que se fale tanto em lixo na atualidade pela própria impossibilidade de continuar a escondê-lo ou ignorá-lo.

O orgulhoso criador tornado refém da sua própria obra. Preocupadas com um problema que só tende a crescer com passar do tempo, as cidades buscam todos os tipos de solução: criam-se sistemas de coleta seletiva; constroem-se novos aterros ou recuperam os antigos e já sub-dimensionados; destroem-se áreas de florestas para criação de lixões; instalam-se usinas ou incineradores; buscam-se parcerias com indústrias recicladoras para tentar vencer as montanhas diárias de lixo atacando-as por todos os lados.

Inclusive, algumas poucas conseguem traçar politicas globais de limpeza urbana. Compra-se lixo, troca-se lixo, criam-se empregos no lixo na tentativa de dar algum fim a ele. Algumas comunidades mobilizam-se para que os aterros sejam transferidos para longe delas, enquanto outros grupos populacionais vão morar nos lixões em busca de sua subsistência. Discute-se calorosamente a incineração, especialmente dos resíduos hospitalares, defendida 43 subsistência.

Discute-se calorosamente a incineração, especialmente dos resíduos hospitalares, defendida por alguns como solução tecnologicamente moderna e eficaz e, condenada por outros como oportunista e de um imediatismo criminoso, pois este emite gases tóxicos para a atmosfera. Nos pequenos municípios, como é o caso de Valente – BA, a rodução de resíduos não é muito grande, o que dá a impressão de não haver problemas.

Mas se a gestão do serviço de limpeza urbana for ineficiente, não tomando os cuidados legais referentes ao tratamento e destinação final desses resíduos, por expor a população ao risco de contaminação, onde a coleta não tenha distinção e tratamento dos diferentes tipos de res(duos (como tóxicos, hospitalares, etc. ) e sua destinação final compreenda em um local impróprio que coloque em risco o meio e a saúde pública, este problema também passa a ter relevância.

No município em estudo, o que diz respeita á ação antrópica, vale ressaltar que as atividades desenvolvidas pouco contribuíam para a alteração das características naturais da área, tendo em vista que as formas de exploração da região eram realizadas somente pela população nativa, limitando-se as atividades de subsistência, representada pela pesca artesanal e o extrativismo intensivo, Os processos erosivos eram naturais e dentro do esperado para áreas onde, a erosão eólica, é atuante.

Porém com o processo de expansão urbana associada ao crescimento populacional e o desenvolvimento econômico a cidade em estudo, inicia-se uma intensa degradação de ambientes naturais, que já havia começado desde a implantação de olarias, panificadoras, desmatamento e queimadas para a construção de pastos. Isto pode ter contribuído para o desenvolvimento local, mas provocou uma acentuação dos processos erosivos.

PAGF s 3 Entre eles podemos citar o lixão, o esgoto ao céu aberto onde o mesmo Joga os dejetos no açude público, alterando a qualidade da água, desta forma prejudicando as atividades tanto económicas, quanto a de subsistência dos moradores de sua redondeza. ? válido salientar que os problemas socioambientais da região em estudo vão muito mais além. Entretanto, iremos dá ênfase ao mais agravante que é o lixão. A destinação final dos resíduos sólidos urbanos tornou- se um grande problema para a administração municipal da cidade de Valente.

A cada dia aumenta a geração de resíduos e, com a expansão urbana, diminuem as áreas dlsponiveis e adequadas para implantar aterros sanitários, aumentando, assim, os custos de transportes e a degradação ambiental pela existência dos lixões. Uma das alternativas do poder público municipal de Valente ? uestão do lixo tem sido a compra de terrenos na zona rural para servirem de lixões. A medida gerou polêmicas entre proprietários das terras vizinhas e o movimento social do município.

Na época, reportagens exibidas pela W local, mostraram a situação de alguns desses terrenos que viraram lixões a céu aberto, como por exemplo: o terreno nas proximidades do povoado de Papagaio. Era comum ver centenas de sacolas plásticas, e restos de outros materiais espalhados em roças vizinhas ao lixão. Proprietários reclamaram que até as aguadas foram prejudicadas por causa do ixo, onde o chorume contaminava o solo dos mesmos. O caso acabou chamando a atenção da promotoria pública que exigiu medidas para solucionar o problema.

Diante deste paradigma, o poder público da cidade de Valente, propôs uma parceria (Consórcio intermunicipal) ao poder público do município vizinho São Domingos, PAGF 6 43 (Consórcio intermunicipal) ao poder público do município vizinho São Domingos, que na época, já disponibilizava de uma cooperativa de reciclagem. Os consórcios são conhecidos pelo aumento da capacidade de realização que confere aos participantes, e maior eficiência o uso dos recursos disponíveis, o que auxiliaria os pequenos governos locais para solucionar a escassez de recursos.

Porém esse consórcio não perdurou por muito tempo, pois houve um desentendimento entre funcionários e direção da cooperativa, que resultou em um incêndio, o qual destruiu quase todos os maquinários e, assim a problemática de disposição final do lixo volta a ser alvo de indignação pelo descaso e negligência da gestão pública para com os problemas citados. Como podemos obsewar cada cidade tenta a sua maneira, lidar com um problema que só tende a se agravar.

Existem muitas controvérsias e discussões a respeito de como tratar o problema do lixo. A nosso ver, cada administração terá que ter criatividade e, principalmente recursos para investir em programas que lidem com o problema como realmente ele deve ser tratado. As questões do lixo em nossos dias envolvem, também, aspectos do intenso crescimento populacional e dos centros urbanos e de novas práticas e políticas de desenvolvimento econômico e erradicação da pobreza.

Estas, por sua vez, vão incidir sobre a necessidade de redução do consumo de matérias-primas e energia, na mudança em relação ? rodução de bens de consumo e de mentalidade, no combate ao desperdício e, principalmente do papel da sociedade organizada e dos governos na elaboração e fiscalização de políticas ambientais mais aceitáveis, visando à melhoria da qualidade de vida da nossa população.

A disposição final de resíduos sólidos urbanos, em aterros ou lixões, é um problema crescente par PAGF 7 43 final de resíduos sólidos urbanos, em aterros ou lixões, é um problema crescente para as administrações municipais, tendo em vista os elevados custos e a escassez de áreas disponíveis adequadas, destinadas à implantação de projetos de aterros sanitários, além da degradação ambiental. Portanto, a busca de novas tecnologias para o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos faz-se necessária e urgente.

Para se ter uma idéia sobre o volume de resíduos gerados pela sociedade moderna, basta imaginar que tudo o que construímos ou fabricamos se tornará lixo algum dia, desde uma simples lata de refrigerante até um automóvel que não esteja mais em condições de uso. Os problemas ambientais urbanos são pesquisados o nível domiciliar através da percepção que as donas de casa têm da sua qualidade e condições de vida.

O meio ambiente é analisado a partir do entorno e do domicílio, condições de moradia e poder aquisitivo, condições de habitabilidade, instalações sanitárias e de higiene, identificação dos problemas domiciliares referentes às condições de abastecimento de água e de seu armazenamento, disposição de resíduos sólidos, presença de insetos e roedores e exposição dos moradores a insetos e roedores.

Abordam-se também as formas de ação, em três nlVeis iferenciados (ação governamental, comunitária e individual) que os moradores consideram mais eficazes para solucionar os problemas ambientais vividos e percebidos no domicílio e no seu entorno em torno da água, do esgotamento sanitário, dos res(duos sólidos, da qualidade do ar e da presença de insetos e roedores.

O presente trabalho tem como proposta principal abordar a situação dos resíduos sólidos urbanos (RSU) na cidade de Valente – BA; verificando os procedmentos da coleta, tratamento e analisando o espaço destinad Valente – BA; verificando os procedimentos da coleta, tratamento analisando o espaço destinado à deposição destes res(duos; identificando os possíveis impactos sócio-ambientais e propondo alternativas para rmnorar estes impactos referentes à questão do acondicionamento, coleta e transporte e destino final.

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um diagnóstico parcial a cerca do sistema de destinação de resíduos sólidos urbanos (RSIJ), do município de Valente, BA que subsidiará a futura implantação de um aterro sanitário, através da analise de custo o enfoque logístico, no nível estratégico de localização de aterros, objetivando inclusive ma melhoria na qualidade de vida da população local, visando ? preservação do meio ambiente através de um amplo trabalho de sensibilização para a atuação integrada de todos os seguimentos sociais na resolução dos problemas relacionados ao lixo, levando em conta a mudança prática de atividades e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e, favorecer também uma reflexão sobre a responsabilidade ética do ser com o próprio planeta, oferecendo um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental. OBJETIVOS Proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população local, visando a preservação do meio ambiente através de um amplo trabalho de sensibilização para a atuação integrada de todos os seguimentos sociais na resolução dos problemas relacionados ao lixo.

Estimular a mudança prática de atividades e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser com o próprio planeta, oferecendo um eficiente instrumento para a formação da consciência a OBJETIVOS ESPECIFICOS ?? Conhecer e compreender de modo integrado as noções básicas relacionadas ao (manejo do lixo) meio ambiente; • Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local como global; • Estimular procedimentos de conservação e manejo de recursos naturais com os quais interagimos, aplicando-os no dia- a-dia; • Adotar posturas nas escolas e nas comunidades que levem a interações ambientais ecologicamente sustentáveis; • Integrar as diversas secretarias, departamentos municipais, ONG s e todos os demais atores sociais relacionados ao lixo nas ações de coletas seletivas. ?? Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação de alunos e professores, entre as escolas para a transformação humana e social alcançando a preservação e recuperação dos ecossistemas; • Incentivar prioritariamente a implantação de aterros sanitários como destinação final de resíduos sólidos e a remediação dos lixões existentes; • Buscar soluções preferencialmente consorciadas, sempre que houver condições políticas e viabilidade técnica e econômica; 2 – Caracterização da área de estudo: 2. 1- Aspectos históricos do município de Valente-3a A cidade, no come era uma imensa

Apocalípticos e integrados resenha

0

Segundo o autor no passado existia por parte dos egípcios uma certeza de que a escrita era o remédio para

Read More

Dialetica

0

Materialismo dialético Materialismo dialético é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam

Read More