Divisões do islamismo

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Divisões do Islamismo Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: sunitas e xiitas. Essas tendências surgem da disputa pelo direito de sucessao a Maomé (MARTINS, 2012). Segundo Martins (201 2), a divergência principal diz respeito ? natureza da chefia: para os xiitas, o Imã ou ‘Imam” (líder da comunidade) é herdeiro e continuador da missão espiritual do Profeta. Para os sunitas, o Ima é apenas um chefe civil e político, sem autoridade espiritual, a qual pertence exclusivamente à comunidade como um todo (umma).

Sunitas e xiitas fazem juntos os mesmos ritos e seguem as to next mesmas leis . com dif é profundo (MARTIN OF3 Os sunitas são os p idá,. ,_ Swip to view nent page descendentes de all o controle do Islã e tr as o conflito político ssidas, 749, eles assumem Bagdá. Justificam sua legitimidade apoiados nos juristas (alim, plural ulemás) que sustentam que o califado pertenceria aos que fossem considerados dignos pelo consenso da comunidade (MARTINS, 2012).

Segundo Gonçalves e Guimarães (2012) os sunitas sunitas atingem hoje mais de 80% do total dos muçulmanos. O grupo acredita que o nome sunita é derivado da palavra “Sunna”, referente aos preceitos empregados há séculos, com base nos ensinamentos do profeta Maomé, dos califas e das autoridades ortodoxas. Eles afirmam, também, que esse nome significa um caminho “moderado”, referindo-se à ideia de que o sunismo exerce uma posição neutra, diferente dos que atuam como extremistas, que é característica dos xiitas.

Os xiitas, predominantes no Irã e Iraque, não aceitam a direção outorgada pelos sunitas; para eles somente os descendentes do rofeta são conhecedores e interpretadores do Corão, e afirmam que isso se dá graças ao conhecimento dado por Deus. Os xiitas consideram “Ali”, primo e genro do profeta Maomé, como seu sucessor, e não consideram os califas que vieram em seguida. Embora a concentração de xiitas seja pequena, aproximadamente 15%, eles estão presentes também no Paquistão, na Arábia Saudita, em Omã, no Líbano, no Bahrain, na Síria, no Azerbaijão, no Iêmen e na Turquia (GONÇALVES; GUIMARÃES, 2012).

A rivalidade histórica entre sunitas e xiitas se acentua com a evolução iraniana de 1979 que, sob a liderança do aia sunitas e Xiitas se acentua com a revolução iraniana de 1979 que, sob a liderança do aiatolá Khomeini (xiita), depõe o xá Reza Pahlevi e instaura a República Islâmica do Irã (MARTINS, 2012). Além dos sunitas e xiitas, existem outras divisões do islamismo, entre eles: os zeiitas, hanafitas, malequitas, chafeitas, bahais, drusos e hambaditas. Algumas destas linhas surgem no inicio do Islã e outras são mais recentes. Todos esses grupos aceitam Alá como deus único; reconhecem Maomé como fundador do

Islamismo e aceitam o Corão como livro sagrado. As diferenças estão na aceitação ou não da Suna como texto sagrado e no grau de observância das regras do Corão (MARTINS, 2012). REFERENCIAS GONÇALVES, Janaína; GUIMARÃES, Clara. O mundo Comunicação internacional – Religião mulçumana ganha novos adeptos. Disponível em <http://www. dcs. pucminas. br/coreu -ganha-novos-adeptos > Acesso em: 19 de março de 2012. MARTINS, Pedro. Scribd – Islamismo. Disponível em <http://pt. scribd. com/doc/55778291 ‘ISLAMISMO> Acesso em: 20 de março de 2012. 3

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