Dpp descolamento prematuro de placenta

Categories: Trabalhos

0

DESCOLAMENTO PREMATURO DA PLACENTA Loami Aguiar Definição Desprendimento total ou parte da placenta, cuja gravidez excede vinte semanas. Sua incidência é de 0,4% a 3,5% nas gestações. A morte perinatal em decorrência do desprendmento prematuro da placenta é de 55 a 15 5 em relação a morte materna é menos relevante. Causas Relacionadas Síndromes hipertensi ora rt’ in hemorrágicos; traum a regi diminuição do líquid parto; tabagismo (pr (diminui a irrigação placentária). Fisiopatologia s teciduais e infartos etraimento uterino; rdão durante o centa); anemia

O fenômeno acontece com extravasamento de sangue no espaço placentário. A infiltração de sangue na parede do útero estimula o miométrio para contração. Com isto o útero fica aumentado e exige do miométrio mais oxigênio consequentemente este musculo entra em hipóxia, hipercalemia e acidose, diminuindo assim a perfusão sanguinea. Quando o miométrio diminui sua perfusão também diminui a força da contração ocorre a hipotonia e apoplexia uterina, este vai acarretar hipóxia ao feto e consequentemente da queda da função da placenta.

Classificação de Descolamento Prematuro da Placenta e seu aioria das vezes PresenteSofrimento fetal Ausente III Grave ANa maioria das vezes PresenteNegatlvoAusente III Grave BNa maioria das vezes PresenteNegativoPresente Quadro Clínico Materno Sangramento vaginal: Aspecto vermelho vivo; o sangue pode estar ocultado e pode se exteriorizar tardiamente; aumento do tônus muscular; dor abdominal intensa no início por conta das contrações; o sangue pode penetrar na placenta alterando a coloração do líquido amniótico.

Quadro Clínico Fetal No inicio da patologia o feto não sofre acometimento se o diagnóstico e a intervenção forem precoces. Ao contrário, na aioria das vezes o feto evolui ao óbito; com a cardiotocografia podem ser evidenciadas a frequencia cardíaca. Quando Clínico Cardiovascular No aparelho cardiovascular a mãe pode cursar com taquicardia, para compensar a hipovolemia que pode levar a hipotensão e choque hipovolêmico. Pulso paradoxal de Boero pulso possui amplitude e frequência habitual porém não responde ao estado de hipovolemia; Mucosas e pele hipocoradas pela perda sanguínea.

Quadro Clínico Renal Comprometimento com quadro de oligúria e até anúria. Estado hemodinâmico instável. Apresenta ainda a tromboplastina em irtude da necrose da placenta. Diagnóstico Clínico Dor abdominal intensa; síndrome hipertensiva; traumas no abdome; esvaziamento do li uido amniótico; brevidade do cordão; tabagismo; anemi hipotensão; hipocoloração; batimentos cardiofetais inaldível ou bradicardico; toque vaginal: tecido placentário ausente e próximo da cavidade interna do útero; frça do feto ao colo do útero.

Diagnóstico Diferencial Intervenção; avaliação hemodinâmica criteriosa; reposição volêmica; infundir liquidas; transfundir com concentrado de hemácia, plasma e plaquetas. Quando presente a coagulopatia, nfundor fatores de coagulação. Complicações Choque hipovolêmico; necrose hipófise; coagulação na intravascular disseminada.

Conduta Obstétrica Se o feto tiver vivo e a dilatação da cérvive for maior que oito centímetros ou apresentação fetal alta a conduta é a cirurgia por cesariana; No caso do feto morto e dilatação da cérvice for maior ou igual a oito centrímetros ou apresentação baixa a conduta é o parto transpélvico. Útero de Convelaire É o acúmulo de sangue entre a placenta deslocada e a parede uterina; é perfundido no intravascular, fármacos em doses: apresenta apoplexia uterina. Injeção intramiometral de alcalóides do esporão do centeio nos cornos uterinos.

Histerectomia: Nos casos de Couvelaire. Em primíparas para conservar a reprodução é realizado a ligadura das artérias hipogástricas para diminuir o sangramento. Sistematização de Assistên PAGF3Ü•Fd agem diminuída; débito urinário diminuído relacionado à hemorragia, oculta ou não; risco de desenvolvimento desproporcional do feto relacionado a prematuridade; áreas de placenta necrosada; ansiedade manifestada de apreensão, nervoslsmo, preocupação relacionado a ameaça do estado de saúde.

Prescrição de Enfermagem Avaliar presença de fatores de risco para descolamento prematuro da placenta; observar vitalidade fetal batimentos cardiofetais de 15 em 15 minutos; verificar sinais vitais de 1 em 1 hora; puncionar veia calibrosa; realizar sonda vesical de demora; reaizar balanço hídrico; observar dor, intensidade e localização; avaliar o tônus e dinâmica uterina; observar slnais de choque hipovolêmico e relatá-los imediatamente; observar sangue vaginal a cada trinta minutos e registrar; mensurar altura uterina a cada trinta minutos e registrar; observar sinais de sofrimento etal; auscutar batimentos cardiofetais a cada trinta minutos e dinâmica fetal; promover apoio emocional a cliente e fam[lia; explicar todos os procedimentos que serão realizados; preparar a familia para possível intervenção cirúrgica; auxiliar a familia a lidar com a perda fetal ou com o bebê na UTI neonatal. Bibliografia Chaves Netto, Hermógenes. Obstetrícia básica p. 273-277. São Paulo: Editora Atheneu, 10 ediçao, 2005; Rezende, Jorge de; garbosa Montenegro, Carlos Antonio. Obstetrícia Fundamental p. 290-295. Editora Guanabara Koogan, ga Edição. Segue algumas imagens de Descolamento Prematuro da Placenta

Economia e direito

0

Economia Política Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, tais como: Aumento

Read More

Teoria geral da administração

0

Prof. Dr. João Carlos Di Genio Reitor Prof. Fábio Romeu de Carvalho Vice-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças Profa. Melânia

Read More