Economia de escala
Economia de escala Engenharia de Produçzo – pucsp Professor: Giuseppe Renato Di Marzo Texto de apolo A Economia de Escala Lconomla de escala é aquela que organlza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização das fatore… Resumo Apresentação A Revolução Industrial que consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profunda impacto no processo produtivo e na estrutura da saciedade em nível e social, Iniciada na Inglaterra em Ajuda na biblia O que ler quando estiver,„ Triste âç• JOAfo 14 Fm Perigo âç” Salmo 91
Pensando que Deus esta; longe Salmo 139 Desanimado ― ‘saias Sentindo que a sua falhou Hebreus 1 1 Afllto Salmo 34 Sentlndo-se.. , Resumo – o POVO brasileiro NOME DA FACULDADE CURSO MATÉRIA RESUMO DO LIVRO; O povo BRASILEIRO VISTA – RR 2012 MICHFI. LF FFRRFIRA DA SII. VA LIVRO; O povo BRASILEIRO Trabalho apresentado a Faculdade Estáci Data warehouse INTRODUÇÃO Nos últimos anos houve um aumento considerável nos sistemas de gestão empresarlal, e como cansequencla os dados também cresceram. Bancas de dados evoluíram para atender a esse crescimento tecnológico e tod…
Fator de potência TRABALHO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA FATOR DE POTÊNCIA CURSO; ELETROTÉCNICA NOME: DONIZET APARECIDO DE LIMA SUMARIO l. INTRODUÇÃO EFICIENCIA FNFRGFTICA INOIJTRIAL A RFOF FLFTRICA NO Artigo diagnóstico e consultoria organizacional UNIVERSIDADE DF FORTALFZA CIENCIAS ADMINISTRATIVAS – CCA CURSO: ADMINSTRA;Aa DE EMPRESAS organiza o processo produtivo de maneira que se alcance, através da busca do tamanho ótimo, a máxima utilização dos fatores que intervêm em tal processo.
Como resultado, baixam-se os custos e produção e incrementam-se os bens e serviços’ (SAHOP, 1978). “Ganhos que se verificam no produto elou nos seus custos, quando se aumenta a dimensão de uma fábrica, de uma loja ou de uma indústria” (Seldon & Pennance, 1977). Em finals da década de 70, paul Krugman, prémio Nobel da Economia em 2008, publicou um artigo onde detectava o aparecimento de novos padrões comerciais. Na opinião de paul Krugman, o tamanho do mercado era essencial para determinar a vantagem de um pais em relação a outro nas relações comerciais.
Não obstante, anos após este artigo, Krugman conclui que existem outras premissas para a criação de uma Economia de Escala: o padrão de localização geográfica das empresas dentro de um pais leva em conta a oposição entre economia de escala e os custos com o transporte das mercadorias, ou seja, as empresas localizadas em áreas mais densamente ocupadas, poderiam fazer melhor uso da economia de escala, pois levaria a preços mais baixos para os consumidores e uma maior diversidade de of escala, pois levaria a preços mais baixos para os consumidores uma maior diversidade de oferta.
Tudo isto provocaria uma sensação de bem-estar nos consumidores que levaria estes a deslocarem-se para estas mesmas regiões densamente ocupadas, que por sua vez resultaria numa maior oferta de mão- de-obra, tornando-se assim um círculo vicioso, de concentração. Este círculo vicioso descrito por Krugman poderá de alguma forma ser a explicação para o aparecimento de grandes cidades, rodeadas de zonas rurais que sofreram uma enorme migração das suas populações para a cidade. Classificação
Há dois tipos de economias de escala: reais e pecuniárias. As economias de escala são ditas reais se o fator que as explica é a redução na quantidade de fatores produtivos utilizados quando há um aumento da produção. As economias de escala reais, pois muito embora a produção esteja crescendo t vezes, a quantidade de insumos utilizados não cresce na mesma proporção, e sim em uma proporção inferior. As economias de escala são ditas pecuniárias se o fator que as explica é uma redução no preço pago pelo insumo.