Efluentes de lava-jatos

Categories: Trabalhos

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GESTÃO AMBIENTAL JULIO CESAR R. E. GONÇALVES ora to view nut*ge presença de efluentes nos lava-jatos petróleo e de surfactantes, e nisso é gerada uma considerável quantidade de água residuária que é lançada continuamente no sistema de esgotamento sanitário das cidades, no sistema de drenagem pluvlal ou então diretamente no solo, haja vista que muitos lava-jatos não fazem nenhum tratamento dos seus efluentes para a eliminação dos resíduos, contrariando a legislação.

Alguns lava-jatos adotam um sistema de separação física do ?leo presente no efluente em que se utilizam caixas de areia; tal procedimento funciona apenas como um paliativo para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, porque a parte solúvel do óleo e outros contaminantes solúveis na água não ficam retidos nesse tipo de filtro. Este retém parte do óleo (que fica impregnado na areia do filtro) e o material pesado advindo da lavagem dos veículos, como a areia.

Além disso, a falta de manutenção correta da caixa de areia – ou seja, a não substituição da areia saturada de óleo — faz com que la não o retenha, e a areia impregnada de óleo torna-se um passivo ambiental. Foi constatado que o material contendo óleo e também resíduos de outras substâncias é disposto, geralmente, em terrenos baldios. O óleo e outros derivados de petróleo possuem substâncias recalcitrantes para o meio ambiente que podem causar vários danos ecológicos e também afetar a saúde dos seres humanos, por serem tóxicas, bioacumulativas, carcinogénicas, mutagênicas e teratogênicas.

Os separadores de água e óleo exigidos pela legislação inexistem ou estão em condições precárias, bem como os rogramas de gestão de resíduos e a instalação de equipamentos tem os mesmos problemas. A maioria dos lava jatos dispõe de EPIS (equipamentos de proteção equipamentos tem os mesmos problemas. A maioria dos lava jatos dispõe de EPIS (equipamentos de proteção individual) para os funcionários, mas na maioria não ocorre fiscalização sobre o uso dos equipamentos.

Existe uma indlsposição de colaboradores a utilizar os equipamentos por descaso ou falta de conhecimento. Outro motivo de preocupação é o desperdício de água tratada. Nenhum destes estabelecimentos possui qualquer istema de controle sobre a água. ALGUNS PRODUTOS USADOS Solupan é o nome comum, nome comercial, do produto químico utilizado para dissolver a graxa e demais gorduras; é um produto de forte alcalinidade e corrosividade, sendo assim classificado como produto perigoso que oferece risco a saúde humana.

O Solupan tem uma cor de tonalidade rosa, e fica num reser•v’atório, diluído na fração de 5 litros para cada 200 litros de água. Atlvado é o nome do produto de igual emprego e propriedade química semelhante ap Solupan no sentido de remoção de rostas de sujeira, sendo que seu emprego na mistura está mais associado com a propriedade espumante. Além de propiciar espuma, ele atua na redução de matéria impregnada em peças de alumínio.

O alumínio é a base, ou o bloco de todo tipo de veiculo leve e de passeio. Óleo Diesel é o produto empregado como combustível veicular utilizado principalmente em caminhões, que apresentam maior quantidade de sujeira como a graxa e os vazamentos de óleo; é pulverizado por toda a parte inferior do veículo. Durante a aplicação dos produtos mencionados o que se vê ? uma grande mancha escura residual a base de graxa e óleo misturados no escoamento da a ua.

PAGF3ÜFd misturados no escoamento da agua. Conclusão Cada Lavajato consome, por dia, em média mil litros de água, sendo que muitos abusam do desperdício e utilizam produtos químicos que agridem o meio ambiente. Em alguns casos, os produtos químicos usados na limpeza escorrem pelo asfalto e ganham as redes de água pluviais, que caem nos leitos d’água da cidade. Em certos aspectos, é uma atividade irregular, pois, muitos locais não possuem caxas que armazenam os esíduos provenientes da lavagem.

Estes resíduos deveriam ser recolhidos duas vezes por semana através da limpeza das caixas e alocados em tambores para, posteriormente, ser transportado por empresas especializadas na destinação final. Os resíduos industriais e urbanos vêm-se tornando um dos mais sérios problemas que a sociedade moderna enfrenta. Sua deposição de forma inadequada provoca a degradação do meio ambiente e a contaminação dos mananciais de água e do solo. A indústria cerâmica pode ser fonte viável e correta para reclclagem desses resíduos.

O problema dos lava jatos com certeza não é um dos problemas ambientais mais graves que vivemos, mas um programa de conscientização por parte dos responsáveis seria muito conveniente e relevante. A própria população tem que se conscientizar da forma com que são usados os recursos hídricos, das contaminações produzidas por produtos qu(mlcos e pela Faltam aos proprietários de lava-jatos esclarecimentos (seja por meio de assistência técnica ou por fiscalização) sobre os riscos dessa atividade para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas que trabalham em tais estabelecimentos.

Urbanização

0

Regionalização de Goiás O estado de Goiás é divido estatisticamente em cinco mesorregibes, dezoito microrregiões e 246 municípios segundo o

Read More

Caso cbc

0

Das maiores indústrias de confecção do país, líder em seu segmento, voltada para a indústria de modelagem, corte, costura, tem

Read More