Elos interdisciplinares

Categories: Trabalhos

0

O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL ABREU, Joice Souza de ALKMIM, Nathália Thaisa ASSIS, Rosânia Guimarães de DOMINGUES, wesliane soares FELÍCIO, Aline Cristina Cruz PAULA Marilda de SILVA, Alexandra de Oliveira org ORIENTADOR: CAME ELOS INTEDISCIPLINARES to iew next*ge Projeto Integrador e Estatística, essas duas disciplinas são de Responsabilidade; Capacidade de liderança; Habilidade para trabalhar em equipe; Gosto pela área em que atua; Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas); Facilidade de comunicação e expressão, dentre outras.

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um pais, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda. Vemos ainda a simetria entre as disciplinas no que tange ao diferencial competitivo das organizações, pois o empreendedor transforma as oportunidades em negócios de sucesso, se antecipando aos fatos e tendo uma visão futura da organização.

Um dos conceitos comuns das duas disciplinas é fazer algo novo, diferente, integrar- se, mudar a situação atual e buscar novas oportunidades, tendo omo foco a inovação e criação de projetos. Projeto Integrador e Negociação Empresarial, observou-se, o processo de negociação deve contemplar a busca da mútua satisfação. Mais do que o simples resultado da negociação, o que importa é o nível de prazer em ter participado dela e o quão gratificante ela foi a termos de realização pessoal e de melhoria das relações, além da possibilidade de se estabelecerem laços de respeito mútuo.

Negociação é um processo utilizado com o propósito de chegar a um acordo, resolver ou evitar conflitos. A sociedade reconhece melhor quem está inserido neste mundo globalizado tecnológico, daí a necessidade a mudança do nosso comportamento mediante aos acontecimentos. Contudo, valor próprio e identidade são algo que a tecnologia não pode nos roubar.

Projeto Integrador e Comportamento Humano nas organizações tem em comum o contexto organizacional, considerando as mudanças, o comportamento humano no ambiente de trabalho , e a revolução tecnológica in PAGFarl(Fq comportamento humano no ambiente de trabalho , e a revolução tecnológica informacional da última década, cabe ao Recursos Humanos investigar, compreender e acompanhar essas mudanças criando estratégias para a sobrevivência da rganização no mercado global que é sempre competitivo e mutante.

O RH deve ter bons argumentos de negociação para gerir bem em liderança, motivação, administração do tempo, comunicação e formação de equipes com o poder de empatia, colaboração, criar relacionamentos para contornar impasses e uma comunicação eficaz e persuasiva. Verificou-se que a disciplina Projeto Integrador abordou conteúdos fortemente ligado a disciplina Captação e Retenção de Talentos, onde ambas levaram ao entendimento da importância do setor de RH e sua influência no ambiente empresarial.

Começa elo setor de RH a responsabilidade por todas as outras áreas da organização pois o recursos humanos é quem deve possuir uma visão de planejamento e gerenciamento de todos os recursos inclusive as pessoas para que se alcance os objetivos e metas. Assim como apresentado em Projeto Integrador, a disciplina Captação e Retenção de Talentos abordou as necessidades e caracteristicas do mercado de trabalho, bem como as necessidades do mercado de trabalho em Recursos Humanos especificamente.

Apresentou-se também de forma bem clara nas duas disciplinas a importância do conhecimento e respeito ao indivíduo antes de udo como pessoa. Em RH o captal humano é o recurso mais valioso que uma organização pode possuir e todos os aspectos apresentados foram comumente abordados entre as disciplinas anteriormente mencionadas. Após análise e compreensão dos diversos temas abordados na disciplina Captação e Retenção de Talentos e comportamento Humano nas organizações, observou-se o quanto elas são precisamente ligadas entre si.

Ambas tem como foco AIGF3rl(Fq organizações, observou-se o quanto elas são precisamente ligadas entre si. Ambas tem como foco a busca pela compreensão do indivíduo como indivíduo e do indivíduo como parte de um istema. A função captação e retenção de talentos procura atingir os interesses das organizações mas para isso precisa levar em consideração as necessidades de cada indivíduo dentro ou para com determinada organização objetivando sempre a eficiência do indivíduo para a eficácia da empresa, onde o mercado se mostra cada vez mais exigente por pessoas competentes, capacitadas e que queiram fazer diferença.

E para entender essa relação indivíduo/organização a disciplina Comportamento Humano nas Organizações faz menção às necessidades do indivíduo e da organização e o grande desafio é tender as expectativas de ambas as partes. Após identificar as necessidades de cada indivíduo a organização precisa trabalhar no sentido de conquistar o envolvimento e o comprometimento do colaborador através de est(mulos, benefícios, oportunidades e rem uneraçao.

Contudo, fica ar explicito a relação das disciplinas Captação e Retenção de Talentos e Comportamento Humano nas Organizações onde retratam globalmente as características e as necessidades do mercado de trabalho, dos indivíduos e das organlzaçoes Comportamento Humano e Negociação Empresarial, concluiu-se que muitos estudos são feitos sobre o comportamento humano entro das organizações , buscando a cada dia desenvolver melhorias entre os indivíduos e a empresa. Cada individuo se comporta de uma maneira diferente o que levou a estudos mais precisos e detalhados , tanto por parte das empresas quanto dos colaboradores.

Em negociação empresarial argumenta-se as práticas de conhecimento empresarial nas organizações, das formas de negociação, do conhecimento de cada cliente , buscando sempre atender organizações , das formas de negociação, do conhecimento de cada cliente , buscando sempre atender as necessidades tanto da empresa quanto dos clientes. Essas duas disciplinas interagem entre si sempre uma dependendo da outra, é importante destacar que para uma total integração as empresas precisam buscar conhecimento a fim de compreender as necessidades de cada indivíduo.

Observou-se que em Negociação Empresarial e Empreendedorismo uma boa negociação e um bom empreendimento dependem de um bom planejamento para obter um melhor resultado. Que ambas precisam estar em um ambiente favorável, ter espaço para expor suas idéias e torná-las posslvels. A relação entre Empreendedorismo e Estatística refere-se às características que um empreendedor precisa ter para alcançar o ucesso. Ter visão de mercado, criar, inovar, ter audácia, planejar e, principalmente, fazer uma pesquisa de mercado.

Para que o negócio ou produto dê certo, é necessário conhecer a concorrência, definir seu público alvo, ter foco no mercado, ter um plano financeiro, de marketing e operacional. Com o mercado competitivo atual, se não houver uma boa leitura de mercado, a concorrência te elimina do mercado. O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas as causas presentes variando- as, registrando essas variações e procurando determinar, no esultado final, que influências cabem a cada uma delas.

No processo interdisciplinar da disciplina Estatística e Captação e Retenção de Talentos, vemos a simetria na pesquisa, coleta e construção de dados que evidenciem maior probabilidade do que se pede, tornando o profissional mais crítico na análise de informações e menos sujeito a afirmações enganosas. Concluiu- se que podemos evidenciar a ligação entre Estatística e Captação e Retenção de Talentos, onde uma au podemos evidenciar a ligação entre Estatística e Captação e Retenção de Talentos, onde uma auxilia a outra no processo de nálise de dados.

Sem a estatística não seria possível apresentar os números mensais da captação e retenção de talentos. por outras palavras, para conseguir mensurar o processo de captação e posteriormente a retenção de talentos, somente por meio estatístico, seja evidenciando a eficácia ou ineficácia do processo. O PAPEL DA GESTAO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSAVEL ABREU, JOice souza de DOMINGUES, Wesliane Soares FELICIO, Aline Cristina Cruz ORIENTADOR: CAMELO, Wi Makron Books , 1994. BRESSAN, Cyndie Laura – Mudança Organizacional: uma visão Gerencial. CAETANO, A.

Vala, J. (2002). GRH: Contextos, processos e Técnicas. Lisboa: RH editora. CAMPOS, Vicenti Falconi : O Valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento – Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1995 CAPRA, Fritjof. O Ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982. CARVALHO, Antônio Vieira de . Desenvolvimento de Recursos Humanos na Empresa Editora Pioneira 1974. CASTRO, AA. Planejamento da pesquisa. São Paulo: AAC, 2001 CERVO, Amado Luiz — Metodologia científica — 60 Edição – São Paulo: pearson Prentice Hall, 2007 CERVO, Amado Luiz, BERVIAN, Pedro Alcino.

Metodologia cientifica. São Paulo: MCGRAW, Hill. 1978. CHIAVENATO Idalberto , Gestao de pessoas 3a ediçao 008 Editora Elsevier – Campus CHIAVENATO Idalberto . A Importância Da Administraç¿o (1 999 ) CHIAVENATO, Idalberto – Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal : Como Agregar Talentos à Empresa – 7a Edição – Manoel – Barueri/SP – 2009 CHIAVENATO, Idalberto – Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. Barueri, SP: Manole, 2009. CHIAVENATO, Idalberto : Como transformar RH de um centro de despesa em um centro de lucro.

São Paulo- 1996 CHIAVE-NATO, Idalberto : Recursos Humanos -São Paulo – Editora: Atlas, 1994 CHIAVENATO, Idalberto. Acorrida para o emprego: um guia para dentificar, Competir e conquistar um excelente emprego. São Paulo: Makron Books, 1997. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Carreira e Competência: gerenciando o seu maior capital. São Paulo: Saraiva,2002. CHIAVE-NATO, Idalberto.

Gestão de Pessoas : O novo papel dos io de Janeiro: Campus, Recursos Humanos nas or PAGF70Fq Recursos Humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos Como incrementar talentos na empresa 7 a edição – 2008 Editora MANOLE CHIAVENATO,ldalberto. Administração de Recursos Humanso: fundamentos básicos. São Paulo: Atlas, 1999 CHIAVENTO, Idalberto. (2000). Recursos Humanos. sao Paulo: Atlas. CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano – o talento, a inteligência e o conhecimento como forças econômicas.

Seu impacto nas empresas e nas decisões de investmento. São Paulo: Atlas, 1994. DIEHL Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. FISCHER, Roger – Como chegar ao sim: negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago Ed. 2005 FONSECA, Regina Célia Veiga da – Metodologia do Trabalho Científico – Curitiba : IESDE Brasil sax, 2008. GIL Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, J. F. Administração de Recursos Humanos e desenvolvimento organizacional Revista de Administração de empresas da fundação Getulio Vargas- São Paulo, 1978 HAMBLIN, A. C. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw Hill, 1978 JONES, Gareth R. Teoria das organizações – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010 KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos – Curitiba, Ibpex, 2011 KRAUSZ, R. R. Trabalhabilidade, Editor Nobel, São Paulo. pag- 16 e 17. 1999 LOJKINE, Jean. A revolução informacional. São Paulo. Cortez, 1995. AIGF8rl(Fq Organizacional e Gestão de Empresas.

Lisboa: Publicações Dom Quixote. MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do estratégico ao estratégico. São paulo:Futura, 2000. MARTINI, S. F. Bueno (2004). RH. corn. br MINTZBER, H; J & AHISTRAND, B (2000) – Safare de Extratégia – Porto Alegre. PACHECO, Vicente. Mensuração e Divulgação do Capital Intelectual nas Demonstrações Contábeis: Teoria e Empiria: vol. 5. Curitiba: Serie Biblioteca do CRCPR, 2005. PADOVEZE, Clovis Lu(s. Controladoria Avançada. São Paulo: Thomson, 2005. ROBINS,S. P (1999) — Mudança Organizaclonal e administração do estress.

Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro ROCHA, J. A. O. (1997). Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Editonal SAVIANI, José Roberto. Empregabilidade: como as empresas devem agir para manter em seus quadros elementos com alta taxa de empregabilidade. : São Paulo: Makron Books, 1997. SHELL G. Richard – Negociar é preciso. São Paulo: Negocio Editora, 2000 SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. Site Google ( A Influência do setor de RH no Ambiente Empresarial ) SWANSON, Diane L.

Addressing a theorenticalproblem by reorienting the corporat social performance model. Academy of Management Review. V. 20,n. 1 TEIXEIRA, G. M. ; BASTOS NETO, c. P. S. ; OLIVEIRA G. A. A Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2005. ULRICH, Dave. Os Campeões de Recursos Humanos. Inovando para obter os melhores resultados . Ano 2000. VERGARA, S. C (2011) — Gestão de pessoas WANDERLEY, José Augusto – Negociaçao Total. sao Paulo: Editora Gente, 1998 ance Reviset. Academv of WOOD,Donaj. corporate S PAGFgÜ(Fq

Direito romano

0

Direito Romano O Direito romano é o sistema legal da Roma antiga, e mais tarde aplicado também ao Império Romano,

Read More

Normas abnt

0

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇAO DE MONOGRAFIAS MANUAL PARA ELABORAÇÃO

Read More