Enron

Categories: Trabalhos

0

fontes de energias al chegou a ser a 7a mai líderes mundiais no f papel e comunicaçõe empresa amencana Enron Premium 3 stetanialcantara anpenR IO, 2012 4 pages Enron os melhores da sala – Resumo do filme O filme retrata a falência de uma das maiores empresas dos EUA, que atuou no mercado por 16 anos. Considerado um dos maiores escândalos empresariais da história mundial. Conta com um grupo de “nerds” gananciosos que conseguiu construr uma megacorporação apenas manipulando valores e cotações de energia nos Estados Unidos.

O filme mostra também a ponta de m iceberg formado por dúzias de outras empresas menores, que eram adquiridas ou criadas sempre mediante um processo de fraude contínua. Fundada em 1985 por Ken Lay, com o objetivo de distribuir e criar Swipe nut cr Swipe to page resa de energia que ornara-se uma das ade, gás natural, a mais inovadora as pela revista “Fortune”, empregou mais de 20 mil funcion rios e passou seu patrimônio de US$ 10 bilhões para US$ 63 bilhões em menos de 10 anos. Em 24 dias a empresa faliu, e carteiras com mais de 300 mil dólares em ações se reduziram a menos de 3 mil dólares.

Mas os ltos executivos da Enron já estavam milionários, com mais de 200 milhões em suas contas. O caso da Enron ilustra de forma cabal o que acontece quando o cinismo, a arrogância, a ganância e a manipulação da informação juntam-se sem qualquer limite e controle externo. Apostando no que existe de mais agressivo em termos de marketing e relações públicas, seus executivos conseguiram elevar os preços das ações da empresa a níveis estratosféricos sem que houvesse lastro real na contabilidade.

E, mesmo cientes da fragilidade e irracionalidade dos seus negócios, os anda-chuvas da Enron continuavam a propagar a solidez da empresa aos quatro ventos e estimulavam a compra das suas ações, inclusive entre seus pobres funcionários que investiram nelas seus preciosos fundos de pensão. Uma das coisas que mais chama a atenção nessa história absurda é a maneira como a midia e os analistas financeiros aceitavam e festejavam o “sucesso” da empresa sem levantar uma questão sequer a respeito desse verdadeiro milagre econômico.

Ken Lay é o tipo de pessoa que, enquanto ele estivesse lucrando com determinada coisa, nao se importando com ética moralidade, ele fazia, não importando por cima de quem ele passasse. A Enron mostrava-se uma empresa sólida, inovadora no mercado mundial, em busca do sucesso, do dinheiro fácil, ocultava as fraudes, especulações financeiras e corrupção. Manipulava seus balanços financeiros com a ajuda de grandes empresas, e dos bancos que ajudou no seu lucro. Uma história de corrupção e falência fraudulenta, onde os capitalistas mostram em que são “mais espertos”.

Verdade, Beleza, Bondade e Integridade: Tom Morris deixa claro que as empresas mais bem-sucedidas estimulam Beleza, Bondade e Integridade: Tom Morris deixa claro que as empresas mais bem-sucedidas estimulam uma cultura empresarial que infunde dignidade e humanidade nas interações entre colegas, funcionários, chefes, clientes e fornecedores. Transformar essas virtudes no alicerce de suas vidas profissional e pessoal é o que faz o sucesso de uma grande corporação. O que mais faltou a Enron foi à verdade, tanto na dimensão racional, como na ética.

A falsa verdade que eles tanto pregavam, fizeram com que seus funcionários investissem em ações e acabassem perdendo o dinheiro guardado por oda uma vida, onde foi exposta uma falsa beleza, maquiada pela frieza dos grandes investidores, demonstrando a falta de bondade, onde se encaixa a humildade, fez com que Ken Lay nunca assumisse o fracasso que estava sendo sua empresa, tirando toda a integridade que ele poderia ANÁLISE CRÍTICA O filme aborda de maneira clara e assustadora a fraude talvez de consequências das mais graves na economia americana nos últimos 50 anos.

Ficam algumas questões a serem pensadas e discutidas por um bom tempo. Onde está a ética dos negócios? Ela existe no mundo econômico? ? importante? Claro que diante de tais fatos, podemos aprender lições para gerações futuras. A ética sempre será um componente importante a qualquer ramo da vida humana. Principalmente na área dos negócios, onde o foco e razão da existência das qualquer ramo da vida humana. Principalmente na área dos negócios, onde o foco e razão da existência das organizações é o lucro. A que preço eu posso ou estou disposto a pagar para obter o meu “lucro”?

Certamente o que permeia essa questão, é a ética. Sem ela o homem vulgariza as suas ações e valores. Somos seres dotados de razão e sensibilidade para diante de situações que exijam a ética, saibamos decidir por aquilo que é bom para mim, mas também para o outro. Porque se assim não for, entraremos num mundo maquiavélico e cruel. Neste episódio fica clara a visão do mundo capitalista, onde o mercado regulamenta o mercado e por consequência não existe a necessidade de controle, é um grande sofisma. Milton Friedman, com seu neoliberalismo, influenciado por Adam Smith, apresenta um contexto irreal para a sociedade.

Longe estamos e achar que somos capazes de viver num mundo onde não existam leis, controles, intervenções sobre o mercado. Afinal somos pessoas falíveis. Podemos comprometer várias vidas por ações equivocadas. E mesmo com controle tendemos a buscar facilidades e mecanismos para levarmos vantagem. O episódio da Enron fica bem claro a falta de caráter, de ética e de vergonha na cara ao tentar levar adiante essa fraude. Lamentável que aqueles em que se esperavam uma ação corretiva ou mesmo punitiva, entraram no esquema ou simplesmente ignoravam a verdade.

Cartilha da república

0

Das tarefas de um estudante Viver longe do hotel da mamãe é um processo que leva a muita introspecção. Quando

Read More

Competência da justiça do trabalho ditada pela emenda constitucional n° 45/2004

0

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO Dl ADA PELA EMENDA CONSTITUCIONAL NO 45/2004( Aliuska Santos(( Resumo Este trabalho tem po da

Read More