Ensaio de embutimento

Categories: Trabalhos

0

1 . 1 Ensaios de estiramento Os ensaios de estiramento são realizados em máquinas apropriadas, onde se coloca a chapa entre uma matriz e um anel de fixação, sendo presa por uma carga de compressão. O punção aplica uma carga que força a chapa a se abaular, formando um copo (ver Figura 1). Esses ensaios avaliam a profundidade do copo no momento da estricção ou no momento em que ocorra a ruptura do copo. O punção tem cabeça esférica, com 20mm de diâmetro, sendo que utiliza-se graxa grafitada no punção omo lubrificante.

No ensaio Erichsen, o resultado final é a medida da altura do copo (em milímetros) no momento em que se dá a fratura no topo do copo. A altura do copo após o SWP to page ensaio é o índice Eric especificações de ch s n PACE 1 ora para o indice de Erich n de estampagem para ou extraprfunda). E). Existem várias um valor mínimo -as a de chapa, ou tipo da (média, profunda tomar a queda brusca da carga, no momento da ruptura do corpo de prova, como o fim do ensaio.

A importância de se registrar a carga de fratura se justifica pelo fato de que duas chapas supostamente semelhantes, quando ensaiadas nas mesmas condições, podem apresentar a mesma altura do copo (mesma ductilidade), porém uma das chapas pode precisar de uma carga muito maior do que a outra. Assim, a chapa que rompeu com a carga menor seria a chapa preferida, visto que numa operação de estiramento da chapa mais resistente, ocorreria muito mais deformação da prensa, o que poderia acarretar danos do quipamento, caso a operação tivesse sido feita próximo da sua capacidade máxima.

Apesar de muito simples e muito utilizado, o ensaio Erichsen apresenta como maior desvantagem uma má reprodutibilidade, como consequência do emprego de pressões diferentes para a fixação da chapa na matriz, a diferenças de rugosidades nas matrizes e nos punções das diversas máquinas existentes e, principalmente, devido à qualidade diversificada do lubrificante utilizado e à velocidade do ensaio.

A cartografia digital

0

A CARTOGRAFIA DIGITAL ELIANE ALVES DA SILVA O início dos Anos 90 foi marcado pela Cartografia Digital. As técnicas de

Read More

Tecnolias de informação

0

nstituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão Tecnologias de Informação para o Processamento da Swipetoviewn ‘t p

Read More