Ergonomia

Categories: Trabalhos

0

Estudo Ergonómico de um Posto de Trabalho – Sala de Formação Módulo: Ergonomia Maria Tavares índice Nota Introdutória 3 Descrição do Posto de Trabalho 4 a – Estrutura Física 4 b – Componentes materiais do trabalho 5 Secretárias – Formandos e Formador 6 Cadeiras – Formand Quadro e Datashow Computadores port Aquecedor 9 Caixote do lixo 9 Extintor 10 org to view nut*ge c) Tarefas / Actividades 1 1 d) Condições ambientais da sala de formação 1 1 D Ambiente térmico 11 Ambiente luminoso 12 O Ambiente Acústico 13 C] Qualidade do ar 13 Problemas identificados / proposta de medidas de melhoria 14

Avaliação global / conclusão 16 Nota Introdutória A adequação do trabalho ao homem e não do homem ao trabalho é nos dias de hoje já uma grande preocupação por parte de muitas empresas. É fundamental que o espaço onde Higiene e Segurança do Trabalho e, a proposta de melhorias poss(veis com vista a minimizar/eliminar o risco de lesões oriundas das condições físicas do posto de trabalho.

O curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho tem a duração total de 540 horas e está dividido em duas componentes. A componente teórica e a componente prática. A omponente teórica tem a duração de 420 horas e a componente prática 120. Descrição do Posto de Trabalho a – Estrutura Física O curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho é promovido pela empresa Forseguro que tem as suas instalações na Rua de Viseu 1 a andar, Sala 5 3800-270 Aveiro.

As instalações são constituídas por: Recepção; Sala da Administração; 2 Salas de formação; 2 WC (Feminino e Masculino); 2 Espaços exteriores. para o presente relatório, como já foi referido antenormente, só é tipo em conta a sala onde decorre a formação do curso de TSHST. A sala de Formação possui uma área útil de 55. 74m2, e um pé direito de 2.

S2m conforme se pode visualizar na figura apresentada a seguir: As dimensões mínimas permitidas por Lei – Decreto-lei n”243/86 – e que possibilitam a execução das tarefas sem meter em causa a saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador são as seguintes: Pé direito – 3,00m (tolerância de 0,2m) Área de trabalho — 2m2 por trabalhador (tolerância de 0,2m2) Relativamente ao Pé direito ade-se verificar que esta sala de formação não possui as di Relativamente ao Pé direito pode-se verificar que esta sala de ormação não possui as dimensões previstas na legislação.

A área de trabalho também não cumpre com as dimensões previstas no Decreto-Lei, visto que dá um total de 2,65m2 por formando. b — Componentes materiais do trabalho A sala de formação possui diversos materiais de trabalho necessários à realização das actividades propostas.

Dentro da sala encontramos: * IO Secretárias; * 20 Cadeiras; 1 Cadelra ajustável com descanso para o formador; Quadro branco; 1 Datashow; * Computadores portáteis (varia conforme o número de presentes na sala) Possui ainda: * 1 Aquecedor; * 4 Caixotes do lixo 1 Extintor; Secretárias – Formandos e Formador As secretárias utilizadas pelos formandos estão dispostas em CJ e, três são de dimensões maiores e possuem 1,60rn x 0,80 e as outras seis têm uma dimensão de 1,20m x 0,70. (Fig. 1) Fig. A secretária destinada ao formador é de dimensões maiores e possui outros materiais. (Fig. 2) Fig. 2 Fie. 2 PAGF3rl(Fq outras características, visto que, possui apoio para os braços e é regulável. Fig. 5 O Quadro é de cor branca e encontra-se fixo na parede. (Fig. 6) Fig. 7 O Datashow (Fig. 7) é o equipamento utilizado para a visualização e diapositivos, apresentações, etc. Encontra-se instalado em cima de uma mesa de apoio. A sua projecção é feita para uma tela apropriada que se encontra no mesmo local que o quadro.

Quando este está a ser utilizado o quadro fica escondido e nao é possível utilizar os dois meios de trabalho ao mesmo tempo. Fig. 6 Computadores portáteis Equipamento utilizado pelos formandos para a realização de actividades/tarefas propostas pelos formadores. por norma, cada formando poussui o seu computador (Fig. 8) sendo que, cada equipamento tem caracteristícas diferentes. Estes equipamentos stão ligados a extensões que se encontram num suporte colocado nas secretárias de modo a evitar fios pelo chão. Fig 9) Fig. 9 Fig. 8 Aquecedor IO contaminação do local envolvente. Fig. 12 12 Fig. 11 Extintor Fig. 14 Fig• 14 Numa das entradas da sala está um extintor. Este encontra-se devidamente identificado e colocado à altura correcta. (Fig. 13, 14 e 15) Fig. 13 Fig. 15 c) Tarefas Actividades Na sala de formação são realizadas formaçóes/informaçdes sobre conteúdos programáticos de Higiene e Segurança nos locais de trabalho. Os formadores expõem as matérias través da apresentação de diapositivos.

Existem também a realização de trabalhos de grupo onde é necessário a utilização dos computadores portáteis e ainda a avaliação/realização de exercícios de diversos módulos. d) Condições ambientais da sala de formação 15h301 16h30 17h30 Humidade 48,9 56,6 52,3 | 58,6 | 49,5 | 52,8 | 58,5 | 59,6 1 59,31 1 Pode-se constatar que a temperatura (de referir que o aquecer foi ligado quando se chegou de manhã à formação) varia muito ao longo do dia. A sala ao início da manha tem uma temperatura de 17,7cc e ao fim d tarde atinge os 25,20C.

Relativamente à humidade esta atinge o seu pico por volta das 16h30 quando atinge um máximo de 59,6% devendo-se possivelmente à respiração efectuada ao longo do dia de todas as pessoas presentes na sala. De acordo com o Decreto-Lei na 243/85 de 20 de Agosto, artigo 1 10 a temperatura deverá oscilar entre os 1 80C e os 220C podendo, em determinadas situações climáticas atingir os 250C. Logo, pode-se assim concluir que a temperatura na sala apesar de ao início da manhã estar entre os 17,50C é adequada, visto que, ao longo do dia vai subindo chegando mesmo a atingir os 50C.

A humidade de acordo também com o Decreto-Lei nD243/86 de 20 de Agosto, artigo 1 10, deverá oscilar entre 50% a 70%. Tal como a temperatura também a humidade da sala ao inicio da manhã é inferior ao que é mencionado no Decreto-Lei contudo, ao longo da manhã aumenta e de hora a hora tem uma oscilação bastante variada como se pode ver no quadro anteriormente apresentado mas estão dentro dos valores aceitáveis. * Ambiente luminoso Para as medições do ambiente luminoso foi utilizado um Luxímetro (Fig. 17) em vários pontos da sala.

De salient PAGFsrl(Fq o ambiente luminoso foi utilizado um Luxímetro (Fig. 17) em vários pontos da sala. De salientar que a sala possui 5 luminárias e três janelas grandes por onde também entra a luz natural Os resultados são apresentados na tabela a segulr. Valores da Iluminância (Lux) I Pontos de medição I Luzes acesas e persianas abertas I Luzes apagadas I 2 3 4 7 8 Manhã Inicio 509 464 470 483 286 314 | 414 430 Tarde Manhã I Fim 564 395 685 532 325 374 472 488 Inicio Fim 688 665 135 1 832 520 | 107 | 2080 586 159 1340 650 156 1280 532 1741 775 1491 1 70 | 725 534 145 1 707 1584 IS I

Segundo as normas DIN 5035-2:1990 e ISO 8995:1989 a iluminância mínima é de 500 Lux logo, a sala quando tem as luzes apagadas não cumpre as normas, cumpre as normas somente quando tem as luzes acesas e as persianas abertas. Fig. 17 Ambiente Acústico O ruído que se faz sentir na sala de formação não é significativo para condicionar a saúde e o conforto dos formandos logo não foram efectuadas qualquer tipo de medições. Qualidade do ar A sala de formação não possui ventilação artificial.

A ventilação natural é feita através das janelas no entanto quando estas stão abertas provocam corrente de ar para as pessoas que se encontram nas duas mesa ra o quadro. quadro. Problemas identificados / proposta de medidas de melhoria * O posto de trabalho por cada formando deveria ser mais afastado. Seria importante utilizar mesas menos largas mas mais comprimidas para uma melhor disposição da sala. * A disposição das mesas em U conduz a posturas incorretas por parte dos formados nomeadamente aqueles que se encontram nas mesas laterais pelo que uma medida de melhoria poderá passar pela rotatividade de lugar. A disposição das mesas também não favorece a realização e trabalhos de grupo com muitos elementos. Normalmente os grupos são constituídos por 4/5 elementos mas o ideal seria 3, no máximo 4 elementos por grupo. * O único sistema de temperatura que a sala possui é um aquecedor pelo que a implementação de um sistema de ar condicionado seria o ideal visto que poderia fornecer tanto ar quente como ar frio.

A sala quando precisa de ser ventilada as janelas são abertas mas isso, como já foi referido anteriormente, causa correntes de ar causando um certo mau estar para as pessoas que se encontram de costas para as janelas. A iluminação nalgumas partes da sala é insuficiente pelo que seria importante a implementação de mais luminárias na sala. * As cadeiras deveriam de ser ajustáveis de forma a permitirem uma fácil alteração das suas dimensões promovendo assim uma melhor acomodação para os diferentes formandos.

O apoio dos braços seria igualmente importante, visto que, actualmente nenhum dos dois mode PAGF8rl(Fq formandos. O apoio dos braços seria igualmente importante, visto que, actualmente nenhum dos dois modelos mencionados em cima possui o apoio de braços e isso provoca desconforto, má ostura e dores músculo-esqueléticas. * As extensões deveriam ser fixos ao chão de modo a impedir quedas. (Fig. 1 8) Fig. 18 * O recurso a pausas mais frequentes durante a formação de forma a evitar que os formandos passem tanto tempo com o olhar fixo nos ecrãs portáteis. O Data Show e o quadro como já foi referido encontram-se os dois no mesmo local e para que o Data Show não interferira com o quadro, este, deveria de ser móvel de forma a o formador poder escrever no quadro enquanto faz a projecção ao mesmo tempo. * Algumas mesas possuem suporte para colocar as extensões as nem todas e seria importante que todas possuíssem, visto que, que existem computadores com cabos de transformadores mais curtos que outros. Por fim a ausência de água potável. Seria importante a aquisição de um reservatório de água potável com copos descartáveis. Avaliação global / conclusão Após a realização deste trabalho podemos concluir que a sala de formação da Forseguro apesar de não cumprir todos os pré requisitos exigidos por lei tem capacldade para albergar acções de formação, no entanto, formações de oito horas diárias deveriam ser impostos/corrigidos alguns pontos. PAGFgrl(Fq

Transposição didática

0

UNIVERSIDADE DE BRASILIA INSTITUTO DE QUíMlCA Christian Robert Reis Brandão W•. p view next page UMA PROPOSTA DE INTERAÇÕES INTERM

Read More

Direito processual

0

O PROCESSO E o DIREITO PROCESSUA O Estado moderno e sua função jurídica – Conceito de Direito processual – Posição

Read More