Estrutura em aço
Terminal de ônibus urbanos de Pirituba Ficha Técnica Local São Paulo, SP Projeto 2002 Conclusão da obra 2003 Área do terreno 14 507 Área construída 5 763 m2 Arquitetura Una Arquitetos – Cris OF2 p iégas, Fábio Valentim e Fernanda Barbara (autores); André Ciampi, Clóvis Cunha, Felipe Noto, Gustavo Pimentel e Márcio Wanderley (colaboradores) Paisagismo Bonsai Comunicação visual Visart Infra-estrutura Carlos Roberto I. de Oliveira Estruturas Alberto Hamazaki (metálica) e Henrique Diniz (concreto) são intercaladas pelos pilares de concreto que semem de apolo à estrutura espacial.
O recorte em toda a extensão da cobertura permite a exaustão de fumaça e a entrada de luz natural A intenção da transparência originou o desenho A intenção de criar grandes áreas abertas orientou o desenho A passarela metálica dá acesso às bilheterias, ao terminal e aos setores administrativos O escoamento da água da chuva é feito pelas vigas transversais e por dutos acessíveis que correm por dentro dos pilares- Pavimento de concreto nas faixas de rolamento, ladrilho idráulico nas áreas de pedestres e telhas termoacústicas na cor branca foram os principais materiais empregados.
O uso da cor evidencia as partes metálicas da estrutura Blocos de serviços e pilares que dão suporte à estrutura espacial da cobertura alternam-se ao longo da ilha mais larga, diferenciada pelo lanternim Vista geral das duas plataformas na alça de acesso à avenida principal Vista geral das plataformas e do edifico administrativo. A cobertura protege três plataformas de 173 metros de extensão, separadas por duas ilhas