Estudo caso perdigão
1 . A decisão de investimento no projeto Gestão Integrada envolve posicionamento estratégico? Esta decisão é estruturada? Caso contrário, quais são os riscos e incertezas envolvidos? Bem para responder a primeira questão é preciso analisar o que é posicionamento estratégico, partindo do presuposto que para uma empresa posicionar-se estratégicamente ela deve: • Certificar-se de onde ela esta hoje. • Estabelecer ob • Desenhar um • Planejar-se pa or6 ém alcançáveis. tes objetivos. Levando-se em conta isso tudo, a decisão de investimento no rojeto Gestão Integrada da Perdigão sem dúvidas envolve posicionamento estratégico. Quanto a ser um decisão estruturada precisamos novamente entender seu conceito: As decisões estruturadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos. Assim, estas decisões são sempre semelhantes.
A retirada de livros de uma biblioteca ou o processamento de um pedido de pagamento de um fornecedor são exemplos de claro isso são os riscos e incertezas envolvidas conforme o omentário do Diretor de TI da empresa: “Será que as táticas empregadas para gestão do risco ao longo do processo decisório teriam sido suficientes para garantir uma implantação menos turbulenta? Qual seria o grau de resistência interna ao projeto? Haveria variáveis não contempladas pela equipe no planejamento da mudança dos processos organizacionais?
Afinal, havia imensa complexidade envolvida no processo de transformação. por maor que tenha sido o esforço de formalização utilizado, a simplificação necessária da análise teria criado pontos cegos? Por outro lado, será que o omprometimento do fabricante do software com o Brasil seria adequado, viabilizando o suporte técnico requerido durante a implementação da solução? E no periodo pós-implantação? Afinal devia-se considerar que o número de clientes do fabricante no Brasil era restrito. ” 2. Quanto tempo demorou o processo decisório?
Qual foi o estímulo Inicial? Como você o classificaria: crise, problema ou oportunidade? Explique. O processo decisório durou um ano e um mês quando o business case foi apresentado pela aprovado em reunião do prosperidade e outra de depressão. Fase difícil , grave , na evolução das coisas , dos sentimentos , dos fatos ; colapso. Problema: Um problema pode ser definido como uma questão que é necessário dar resposta. Quando surge um problema, é necessário pensar de forma a encontrar uma solução para o mesmo.
Oportunidade : Ocasião favorável para resolução de problemas e crises. 3. Quantas soluções emergiram do processo decisório? Quantas alternativas foram consideradas? Qual o tlpo da solução gerada: customizada (desenvolvida integralmente na organização), pronta (disponlVel no ambiente externo antes o início do processo decisório) ou modificada (disponível no ambiente externo e adaptada na organização)? Explique. No processo decisório surgiram dez pacotes de software dos quais foram consideradas apenas 3 alternativas.
O tipo de solução gerada foi do tipo pronto pois já estava disponlVel no mercado antes do inico do processo decisorio, porém este software possue a possibilidade de customização para antender a necessidades especificas da empresa. O software usado na perdigão é o ERP Alemão SAPconforme palavras do gerente de recursos de informações: “Iniciamos a operação com a SAP em 1996 e toda a mplementação nas unidades fabris do País foi concluída após dois anos. Como a versão 3. ftornou-se um legado, creio que entre as vantagens da 4. 6c esteja a implantação de outras ferramentas capazes de servir como um salto para as novas iniciativas”, afirma Hirosawa. ” (http://computenworld. uol. com. br/ estao/2002/02/08/idgnoticia . 2006-05-15. 581 2600134/) desenvolvimento de soluções. Acredito que as táticas utilizadas pela Perdigão para o desenvolvimento das soluções foi digna de uma empresa de seu porte, não consegui observar nenhuma fália neste processo.
A escolha de uma força-tarefa competente foi o fundamental ponto para êxito deste projeto, depois a escolha de uma empresa de consultoria para avaliar o melhor software , as reunióes com gerentes de cada setor da empresa para avaliar a real necessidade de cada um dos setores, a própria escolha do software final levando-se em conta a nota dada pelos futuros usuários e pra finalizar as visitas de avaliação tanto ao fabricante quanto a organizações que já possuíam o pacote de software escolhido, implantado e em funcionamento. 5. Quais táticas políticas podem ser identificadas? Anallse as atividades de busca e dissemnação de informações. As informações coletadas foram utilizadas? Qual sua importância? Todas as informações geradas pela equipe de força-tarefa foram utilizadas tanto as coletadas no internamente através da opnião de gerentes de setores e funcionários da empresa sobre a necessidade dos mesmo e a aceitação do sofMare escolhido assim como as informações coletadas externamente que dizem respeito ao software a ser ultllizado, o histónco do fornecedor do software e a análise de clientes que já utilizavam o mesmo.
Sem estes dados a implantação do software poderia levar mais tempo e acima de tudo como ‘á aconteceu em várias empresas, poderia não ter dado certo deste ERP. investimentos importantes antes de sua implementação, independentemente de estarem inclusos no plano orçamentário. Os projetos são reavaliados tanto do ponto de vista estratégico como financeiro. Quais técnicas podem ser utilizadas para a análise financeira destes projetos?
Sem dúvidade nenhuma a principal técnica financeira para análise não somente do projeto da Perdigão como de qualquer projeto é custo-benefício e o pay-back No custo-benefício apontamos oportunldades que a implantação do modelo de gestão integrada traria, crescimento e rendimentos futuros com o projeto geralmente % de crescimento com o Já o Payback nos diz quando exatamente obtivermos nosso dinheiro de volta, quando nosso projeto equilibrou. Payback Descontado é quase o mesmo que o payback, mas antes de calculá-lo, você primeiro desconta seu fluxo de caixa. 8. Qual foi a importância e a influência do uso de técnicas analíticas? 9. Considere o processo de autorização da decisão. Quais níveis hierárquicos articiparam no processo de autorização?
Os projetos eram autorizados elos comitês, caso o valor do projeto ultrapasse o tet ao dos comitês planejamento estratégico é de vital importancia para qualquer tipo de decisão, seja ela pequena ou no caso da Perdigão gigantesca. É o planejamento estratégico que vai gerar as estratégias as serem usadas e adotadas em um projeto, é ele que vai fundamentar e extruturar o projeto para que o processo decisório seja mais fácil e acima de tudo correto. 1 . Quais informações suplementares você gostaria de ter para melhor avaliar o caso? Como estas informações auxiliariam? Sem dúvidas nenhum o processo decisório no caso Perdigão foi muito bem fundamentado pelo planejamento estratégico da equipe que o desenvolveu, repito novamente não vi falhas alguma neste processo, em minha esperiência como gerente de Ti e analista de projetos fiquei totalmente esclarecido sobre todas as técnicas utilizadas.
Acredito é claro que algumas informações não estiveram presentes neste resumo que nos foi passado , como por exemplo quantas filiais teriam a implantação deste ERP além é claro da matriz, bem como alguns quesltos de hardware envolvidos, uer dizer o que estava disponivel para a equipe de Ti e em que condições estavam, seria preciso uprade de hardware para a implantação so software?
Além do orçamento aprovado para a implantação do ERP qual éra o orçamento anual para o setor de TI. Qual era o nível de instrução do pessoal a ser treinado pela equipe de implantação do ERP? Estas questões acima se eu fosse responsável eu teria em mãos para uma melhor definição no cronograma implantação do ERP, mas acredito que pela competência mostrada pelo sr. Gilberto gerente de TI da Perdi ão o mesmo possuia todas estas informações.