Estudo de caso

Categories: Trabalhos

0

Estudo de Caso: Gol Transportes Aéreos: manter ou mudar? [l] A empresa Gol Transportes Aéreos revolucionou o mercado de transporte aéreo brasileiro utilizando o modelo de tarifas a balxos preços, baixos níveis de serviço e operações com baixos custos. A companhia foi fundada em 2001 , ano de fato marcante para o transporte aéreo devido aos ataques de 1 1 de setembro. Em 2004 a empresa já atingia uma parcela de 24% na participação de mercado e apresentava um faturamento em torno de R$ 1,9 bilhão.

No mesmo ano se lançou no mercado internacional, com uas rotas diárias para Buenos Aires e também abriu seu capital na Bolsa de São Paul Com a trajetória c scc PACE 1 ors quanto em parcela d to view empresa precisava I qual a melhor altern os financeiros 05 a diretoria da égica de avaliar panhia: manter- se no mercado doméstico brasileiro de baixo custo, eficiência operacional e alta lucratividade ou adotar uma estratégia de crescimento mais agressiva para aproveitar o espaço no mercado ocasionado pela crise da Varig (maior companhia aérea nacional) e o crescimento do mercado aéreo mundial. ?? A Gol Linhas Aéreas: A empresa posicionou-se no mer Swipe to víew next page mercado brasileiro com a proposta de “baixo custo baixa tarifa = baixos serviços”. O que antes era considerado um luxo para a maioria dos brasileiros, viajar de avião passou a ser acessível graças à redução nos preços das passagens aéreas.

A estratégia da Gol para reduzir custos foi baseada nas melhores práticas adotadas por outras companhias aéreas mundiais que operam no sistema de baixo custo: – Utilização eficiente de aeronaves: A Companhia atinge essa alta taxa de utilização de aeronaves devido ao fato de operar uma rota nova que requer tempo de manutenção relativamente menor, o que possibilita que suas aeronaves façam escalas mais rápidas entre vôos. Operação de frota homogênea: O fato de ter uma frota homogênea faz com que os custos de estoque da Gol sejam reduzidos, uma vez que isso resulta na diminuição do número de peças sobressalentes necessárias e na redução da necessidade de treinar seus pilotos para operarem diferentes tipos de aeronaves Uso de canais de distribuição eficientes e de baixo custo: O uso efetivo de tecnologia permite a GOL manter seus custos baixos e uas operações altamente eficientes. Estratégia operacional flexível e eficiente: A Companhia continuamente avalia suas operações de forma a identificar possíveis oportunidades de redução de custos. Os custos com funcionarias representam aproxi – Os custos com funcionários representam aproximadamente metade do custo médio do setor. A Gol opera com 94 funcionários por aeronave, enquanto o setor, com150 funcionários. A Gol opera com um sistema de vendas e não de reserva como as companhias tradicionais.

Com essa combinação, e também com outras associadas ? eficiência operacional, a Gol conseguiu reduzir seus custos e diminuir o preço das passagens para o consumidor final. Além de “abocanhar uma parcela considerável no mercado, a empresa conseguiu atingir uma demanda não atendida anteriormente, pnncpalmente a do mercado rodoviário, pois hoje, para muitos destinos no Brasil, também é bem mais rentável viajar de avião do que de ônibus- • O mercado aéreo brasileiro Desde os atentados de 11 de setembro as empresas áreas passaram por inúmeras dificuldades com a diminuição do número de passageiros.

Entretanto, em 2004 as empresas á apresentavam números satisfatórios que indicavam uma retomada do setor, a demanda por tráfego vinha crescendo a taxas mais altas que o produto interno bruto brasileiro. A Varig, após o decreto do final do monopólio que a empresa detinha sobre os vôos internacionais em meados dos anos 90, passou por uma série de crises de gestão, acumulando prejuízos e resultados financeiros negativ PAGF3rl(FS passou por uma série de crises de gestão, acumulando prejuízos e resultados financeiros negativos.

A empresa ficou a espera de uma ajuda do governo que não veio o que culminou na venda a companhia para sua subsidlána Variglog. A nova proprietária da Varig precisará de um tempo para se reestruturar e eliminar todas as pendências burocráticas e trabalhistas. A empresa que já operou com 120 aeronaves, iniciou o segundo semestre de 2006 com apenas com 13 aviões em operação.

Com isso, o espaço no mercado antes ocupado pela Varig, marcado pela excelente qualidade nos serviços e rotas internacionais, passou a ser alvo das principais empresas brasileiras, é c caso da TAM que se colocava em situação prlvileglada para atender a esse público, principalmente com elação às rotas internacionais. • A compra da VARIG Em março de 2007, a Gol surpreende o mercado e anuncia a compra da VARIG por 320 milhões de dólares, aumentando sua participação no mercado, que já era de 37%, e ameaçando a liderança da TAM.

Esta aqulsição permitiu a GOL concretizar seu objetivo de expansão internacional. Pretende implementar na nova VARIG o modelo de baixo custo Por outro lado, o mercado aéreo brasileiro de baixo custo não é mais um mercado sem concorrentes. Outras empresas nacionais já operam com esse sistema. É o caso da BRA fundada em 2002, PAGF oncorrentes. Outras empresas nacionais já operam com esse sistema. ?o caso da BRA fundada em 2002, que adotou uma estratégia de baixo custo e focou suas operações no mercado de baxa renda e também da Webjet, fundada em junho de 2005, caçula do setor que unificou todos os seus preços de vôos diretos para R$ 168 em uma campanha da companhia. Entretanto, esse mercado está em constante crescimento e ocupando cada vez mais espaço no mercado. Diante do contexto traçado, coloque-se como membro da diretoria da Gol e elabore argumentos necessários para decidir o rumo que a companhia deve tomar.

Utilize as questões abaixo para facilitar a compreensão e sua tomada de decisão. Pontos para discussão: 1) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? 2) Enumere os pontos positivos e negativos da Gol buscar atender o mercado executivo, menos sensível ao preço. 3) Enumere os pontos positivos e negativos da Gol se manter no mercado de baixo custo. 4) Em sua opinião, o que a Gol poderia fazer para se diferenciar no mercado de baixo custo? Quais os pontos fortes e fracos dos concorrentes e as ameaças e oportunidades? 5) Seria posslVel buscar os dois mercados? 6) Qual a sua recomendaç

Teorias do valor

0

INTRODUÇÃO Será tratado nesse trabalho as teorias relacionadas ao valor; teoria objetiva, subjetiva e Maxista do valor. A teoria objetiva

Read More

Lei capoeira

0

Novas diretrizes curriculares para o estudo da História e da cultura a fro-brasileira e a frjcaNa: a lei 10. 639/03

Read More