Estudo de caso – gerenciamento de enfermagem
ESTUDO DE CASO 4 1 -Identificação do problema: relacione os problemas que você detectou no caso apresentado para analise: o Relacionamento familiar o Comportamento emotivo da criança perante a mãe e namorado da mãe. o Despreparo generalizado envolvendo os profissionais da área de saúde em manejar e tratar adequadamente os casos surgidos o Falta de acompanhamento profissional de assistência social para a família de for OF3 p 2-Defina os objetivos R – Resolução do pro criança. m a família e a Entender o comportamento da criança, promovendo maior ualidade de vida e evitando problemas com maus tratos. Implantar na equipe do hospital um novo plano para agir mediante um caso como este, onde há indícios de maus tratos, porem, não há provas para tomar as providencias cabíveis sem antes investigar. 3-Localização do caso: registre onde o fato que será analisado acontece. R: Hospital – Unidade pediátrica. 4-Coleta de Informações: descreva os assuntos que serão estudados para buscar a solução para o caso proposto. Tratamento da família com a criança intimidação da criança ao aproximar mãe e namorado, os indicios ue o pai da criança deixou, de que a mesma poderia estar sofrendo maus tratos, a falta de atenção maior com que o medico e supervisora trataram o caso. A impotência do profissional de agira perante um caso em há vários indícios e que não possui provas concretas. 6-Material de Apoio: cite artigos, livros e outras fontes consultadas e utilizadas. R:Alguns aspectos observados no desenvolvimento de crianças vítimas de abuso sexual. Mayte Raya Amazarray, Silvia Helena Koller, http://dx. doi. org/l O. 590,’S0102-79721998000300014 -Resultados Esperados: diga o que espera obter com as soluções propostas. o Melhoria no crescimento físico e emocional da criança. o Melhoria no relacionamento familiar. o Melhor qualidade de vida para criança, mesmo que isso inclua o encaminhamento do caso para o Conselho Tutelar. 8-Que decisões podem ser tomadas? Quais as possíveis consequências de cada uma delas? R: Sugerir que a os pais e o padrasto das crianças comecem a passar com o psicólogo do hospital, junto com as crianças e marcar horários diferentes para que as crianças possam ser onsultadas individualmente.
Assim, a família pode se abrir e ser identificada qual real problema da criança, para que possa ser tratado. GERENCIAL 4 PROBLEMAS: o Comportamento emotivo da criança perante presença da mãe e padrasto o Emocional do enfermeiro, podendo prejudicá-lo no trabalho o Falta de atenção da equipe (medico, supervisora) perante os indícios expostos pelo profissional. CAUSAS: o Comportamento conflitante da família. de saúde em manejar e tratar adequadamente os casos surgidos. SOLUÇOES PROPOSTAS:
Sugerir que a os pais e o padrasto das crianças comecem a passar com o psicólogo do hospital, junto com as crianças e marcar horários diferentes para que as crianças possam ser consultadas. Assim, a família pode se abrir e ser identificada qual real problema da criança, para que possa ser tratado. Providenciar treinamento para equipe hospitalar para agir perante os casos surgidos em que há fortes indicio porem não podemos agir sem provas concretas. DESFECHO ESPERADO Melhoria no crescimento fisico e emocional da criança, incluindo relacionamento familiar. 3