Exposição ao frio

Categories: Trabalhos

0

Sumário * Introdução * Efeitos a saúde pela a exposição ao frio. * Sintomas da exposição. Avaliação ambiental. gl * Limites de tolerância. _p * Recomendações. * Foto 1 sala para secagem. _pg. 11 * Requisitos e vestimentos. * Foto 2 meias de acetado. * Foto 3 calçados. * Foto 4 conjunto c 14 Foto 5 vestiment * Foto 6 roupa co * Conclusão. * Bibliografia capuz. pg. 11 pg. 13 pg. pg• 14 pg. 15 pg. 16 pg. 17 pg. 18 * Integrantes do trabalho- Exposição ao Frio. 1. Introdução Diversas atividades laborais expõem os trabalhadores aos danos causados pelo frio.

Destacamos atividades realizadas em câmaras frigoríficas, rabalhos de embalagem de carnes e demais alimentos, operação portuária, nas quais se manuseiam as cargas congeladas e outros. O trabalho em ambientes extremamente frios se constitui num risco potencial ? saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacio ocupacionais, acidentes e até mesmo morte, quando o trabalhador fica preso acidentalmente em ambientes frios ou imerso em água gelada. Os trabalhadores devem estar protegidos contra a exposição ao frio de modo que a temperatura central do corpo não caia abaixo de 360C.

As lesões mais graves causadas pelo frio decorrem da perda xcessiva de calor do corpo e diminuição da temperatura no centro do corpo, o que chamamos de hipotermia. A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio podem ser evitadas se forem adotadas práticas adequadas para o trabalho nesta situação. Roupas de frio, inclusive proteção para a cabeça, luvas mitenes e botas isolantes, devem ser usadas por pessoas expostas ao frio. 2. Efeitos à saúde pela exposição ao frio O estresse é um conjunto de reações orgânicas a fatores de ordens diversas (físico, químico, emocional, infeccioso, etc. capazes de perturbar o equilíbrio do organismohomeostase). O frio é um dos agentes físicos capazes de causar estresse ao organismo humano. Uma grande diversidade de ocupações pode levar a exposiçõesocupaclonals ao frio, tais como trabalho a céu aberto em regiões frias, trabalho em câmaras frias ou navios frigorificados, trabalho de embalagem e armazenagem de carne, frutas, sorvetes, pesca, mergulho e muitas outras ocupações profissionais. Ulcerações e hipotermia não se constituem problemas muito sérios para os trabalhadores, porém, eles existem e os cuidados devem ser observados.

Os fatores que mais contribuem para a ipotermia e as ulcerações causadas pelo frio é a exposição ao vento e à umidade. Condições de saúde 15 ulcerações causadas pelo frio é a exposição ao vento e ? umidade. Condições de saúde podem piorar os efeitos do frio, como alergias, problemas vasculares, fumo, bebidas alcoólicas e utilização de certos medlcamentos. A ocorrência de acidentes por queda tem maior probabilidade de acontecer em ambientes frios. A umidade causa efeito prejudicial ao corpo em ambientes frios em razão da perda de calor.

A água é 25 a 30 vezes mais condutiva de calor que o ar, significando que o trabalhador em empo úmido pode perder de 25 a 30 vezes mais calor do corpo do que se tivesse seco. O vento também é um fator importante, que aumenta a suscetibilidade do indivíduo à hipotermia devido à sua capacidade de causar perda de calor por convecção e evaporação. Este efeito é denominado de “Fator de Resfriamento pelo Vento”. Efeito do resfriamento equivalente entre a temperatura e a velocidade do ar. Sintomas da exposição As doenças e ferimentos causados pelo frio ocorrem quando a perda de calor do corpo excede a produção do calor.

As lesões produzidas pela ação do frio afetam principalmente as xtremidades e áreas salientes do corpo, como pés, mãos, face e outras. As principais doenças dermatológicas causadas pelo frio são ulcerações, frostbite, fenômeno de Raynaud, pé de imersão e urticária pelo frio, e enregelamento dos membros. • Ulcerações: ocorrem quando a temperatura do tecido cai abaixo do ponto de congelamento e resulta em danos ao tecido. Os sintomas incluem as mudanças de cor da pele para o branco ou amarelo acinzentado, surgimento de dores e, posteriormente, bolhas.

Normalmente, para o branco ou amarelo acinzentado, surgimento de dores e, posteriormente, bolhas. Normalmente, as pessoas acometidas por estas lesões não sentem os efeitos, até que alguém as chame a atenção pela palidez de sua pele. Geralmente, estas ulcerações ocorrem quando o rosto ou as extremidades são expostos ao vento frio. • Frostbite corresponde a lesões que atingem predominantemente as extremidades, devido à intensa vasoconstrição periférica e à deposição de microcristais nos tecidos quando a região exposta entra em contato com temperaturas abaixo de -20C. ?? Fenômeno de Raynaud é um dano causado pelo frio, mas pode estar associado a outras patologias como esclerose sistêmca. O fenômeno de Raynaud também pode ocorrer pela exposição ? vibração, em operadores de marteletes pneumáticos, lixadeiras e • Pé de imersão ocorre em trabalhadores com os pés expostos à água fria ou ambientes úmidos, sem a proteção adequada, por longos períodos. • Enregelamento de membros é uma lesão comum causada pela exposição ao frio intenso ou contato com objetos extremamente frios. Ocorre quando a temperatura do tecido cai abaixo de OOC.

Os vasos sanguíneos podem ficar lesados gravemente e de maneira irrecuperável, e a circulação sanguínea pode se interromper no tecido afetado. Nos casos mais leves, o sintoma é uma inflamação da pele (bolhas), seguida por uma dor leve. A pele enregelada é suscetível à infecção, podendo chegar ? gangrena. • Hipotermia: em ambientes frios, a temperatura interna do corpo geralmente não cai mais do que IOC a 20C abaixo da temperatura normal de 37 oc em virtude da corpo geralmente 37 DC em virtude da facilidade do corpo de se adaptar.

No entanto, no frio intenso sem a proteção adequada, o corpo é incapaz de compensar a perda de calor, e sua temperatura interna diminui. A sensação de frio, seguida de dor nas partes expostas do corpo, ? o primeiro sinal de estresse pelo frio. Quando a temperatura do corpo cai abaixo de 350C, ocorrem fortes tremores e isto deve ser considerado como aviso de perigo para os trabalhadores. Situação pior ocorre quando o corpo fica imerso em água fria. Conforme o frio aumenta ou o período de exposição se prolonga, a sensação de frio e dor tende a diminuir por causa da perda de sensibilidade que o frio causa.

Em seguida, o trabalhador sente fraqueza muscular e adormecimento. Isto é chamado de hipotermia e normalmente ocorre quando a temperatura central do corpo cai abaixo de 33cc. Outros sintomas de hipotermia ncluem a percepção reduzida e pupilas dilatadas. Quando a temperatura do corpo atinge 270C, o trabalhador entra em coma. A atividade do coração pára ao redor de 200C e, a cerebral, a 170C. A v(tima de hipotermia deve ser aquecida imediatamente, sendo removida para ambientes quentes ou por meio de cobertores.

O reaquecmento em égua a 40-420C é recomendado em casos onde a hipotermia ocorre após o corpo ter sido imerso em água fria. 3. Avaliação ambiental A gravidade da exposição ocupacional ao frio deve levar em consideração a temperatura do ar e a velocidade do vento e da atividade física. A velocidade do ar proporciona um agravamento velocidade do vento e da atividade física. A velocidade do ar proporciona um agravamento significativo na exposição a baixas temperaturas. A combinação entre a velocidade do ar e a temperatura de bulbo seco é denominada de temperatura equivalente.

Quanto maior for a velocidade do vento e menor a temperatura do local de trabalho, maior deverá ser o isolamento da roupa protetora, e menor o tempo no qual o trabalhador pode ficar exposto. A temperatura do ar é medida com um termômetro de bulbo seco comum em graus celsius com graduação negativa suficiente para temperatura utilizada (preferencialmente -500C). A velocidade do vento deve ser medida por meio de anemómetros, que devem medir na escala de quilômetro por hora (km/h).

Os exemplos a seguir demonstram uma forma prática de verificar avelocidade do vento, sem muita precisão, quando não contamos com um anemômetro: • 8 km/h: movimenta uma bandeirola; • 16 km/h: a bandeirola fica totalmente estendida; • 24 km/h: levanta uma folha de jornal; • 32 km/h: uma ventania. A atividade física não é fácil de ser medida. É medida pelo calor produzido pelo corpo (taxa metabólica). Existem tabelas que ostram as taxas de metabolismo para uma infinidade de atividades. A produção do calor é medida em quilocalorias (kcal) por hora.

O local de trabalho deve ser monitorado da seguinte forma: a) todo local de trabalho com temperatura ambiente inferior a 1 60C deverá dispor de termômetro adequado para permitir total cumprimento dos limites estabelecidos; b) sempre que a temperatura do ar no local de trabalho cair abaixo de -1 oc a tempera PAGF 15 estabelecidos; abaixo de -1 oc a temperatura deve ser medida e registrada a cada quatro horas; c) sempre que a velocidade do vento exceder a 2 m/s em mbientes fechados, deve ser medida e registrada a cada quatro horas; d) em situações de trabalho a céu aberto, a velocidade do vento deve ser medida e registrada juntamente à temperatura do ar quando esta for inferior a -1 oc; e) em todas as situações que forem necessárias, a medição de movimentação do ar e a temperatura equivalente de resfnamento (TER) devem ser obtidas por meio da Tabela 1, e registrada com outros dados sempre que a resultante for inferior a -7ec. 3. 1 Limites de tolerância Os limites de tolerância aqui citados são propostos pela ACGIH, Threshold Limit Values (TLVs), de 1999, com o sentido de proteger s trabalhadores dos efeitos da exposição ocupacional ao frio e definir parâmetros para esta exposição, sob os quais a maioria dos trabalhadores possa estar protegida dos efeitos adversos ? saúde. 1- Para trabalhos de precisão com as mãos descobertas por períodos superiores à faixa de 10 a 20 minutos em um ambiente com temperatura inferior a 1 60C, devem ser adotadas medidas para manter as mãos dos trabalhadores aquecidas.

Isto pode ser feito por meio de jatos de ar quente ou placas de contato aquecidas; 2- Em temperaturas inferiores a -1 oc, as partes metállcas e de controle manual devem ser cobertas com material isolante érmico; 3- O uso de luvas se faz necessário sempre que a temperatura cair abaixo de 1 60C para atividades sedentárias; 4 faz necessário sempre que a temperatura cair abaixo de 1 60C para atividades sedentárias; 40C para trabalho leve; -70C para trabalho moderado, quando não for necessária destreza manual; 4- para temperaturas inferiores a 2 oc, é necessário que os trabalhadores que entram em água ou tenham suas vestimentas molhadas por conta da atividade, troquem as mesmas de imediato, além de tomarem-se os cuidados necessários para a não ocorrência de hipotermia; – Deve-se utilizar luvas anticontato quando as mãos estão ao alcance de superfícies frias (temperaturas inferiores a -70C); 6- Se a temperatura for inferior a -17,50C, as mãos devem ser protegidas com mitenes. O controle de máquinas e ferramentas deve ser projetado para permitir sua manipulação sem necessidade de remover os mitenes; 7- Quando o trabalho é realizado em ambientes com temperaturas abaixo de 40C, deve ser fornecida proteção adicional de corpo inteiro.

Os trabalhadores devem utilizar roupa protetora adequada para o nível de frio e atividade exercida; 8- Não deve ser permitida a exposição continuada de qualquer arte da pele do trabalhador quando a velocidade e a temperatura resultarem em uma temperatura equivalente de -32ac; 9- Se o trabalho é realizado a temperaturas abaixo de -70C e o ambiente externo também apresenta baixas temperaturas, é necessária a disponibilização de microambientes aquecidos, como sala de repouso, cabines, barracas ou outros para a recuperação térmica destes trabalhadores. Os trabalhadores devem ser incentivados para a utilização destes locais a intervalos regulares, com a freqüência variando c com a frequência variando conforme a temperatura de exposição ocupacional. O começo de tremores, congelamento ou queimaduras por frio, sensação de fadiga excessiva, irrltabilidade ou euforia são indicadores que o trabalhador deva retornar ao ab igo. Ao adentrar no abrigo, deve se remover a camada externa da roupa e afrouxar o restante da vestimenta para permitir a evaporação do suor, ou ainda oferecer vestimentas secas quando as mesmas apresentarem umidade.

Desidratação ou perda de fluidos do corpo ocorrem sempre nos ambientes frios e podem aumentar a suscetibilidade do trabalhador a danos à saúde causados pelo frio; 10- Dotar os locais de repouso de salas especiais para ecagem das vestimentas, sempre que a atividade resultar em encharcamento ou umedecimento das mesmas; 1- Se as roupas disponíveis não forem suficientes para a proteção contra hipotermia ou enregelamento, o trabalho deve ser interrompido até que as roupas sejam providenciadas ou que o ambiente seja melhorado nas suas temperaturas. 4. Recomendações a) Evitar o trabalho solitário em ambientes frios. O trabalhador deve estar em constante observação ou trabalhar em duplas; b) evitar sobrecarga de trabalho de forma a evitar sudorese intensa que possa causar umedecimento da vestimenta. Quando a realização de trabalho intenso, devem-se adotar períodos de descanso em abrigos aquecidos, com troca por vestimenta seca, sempre que necessario; c) devem ser oferecidas bebidas doces e sopas quentes no ambiente de trabalho para aumentar as calo devem ser oferecidas bebidas doces e sopas quentes no ambiente de trabalho para aumentar as calorias e o volume de líquidos.

O café deve ser limitado devido ao seu efeito diurético e sobre a circulação sanguínea; d) quando o trabalho a ser realizado for leve e a roupa puder ficar molhada com o trabalho realizado, a parte externa desta roupa deve ser de material impermeável; ) quando o trabalho é intenso, a parte externa da roupa deve ser de material repelente a água, devendo ser trocada sempre que se molhe. A parte externa da roupa deve permitir evaporação de forma a diminuir a umidificação causada pela sudorese; f) quando o trabalho é realizado em ambientes frios e com temperaturas normais ou quentes, antes de adentrar ao ambiente frio o trabalhador deve se certificar de que sua roupa não esteja molhada.

Se estiver úmida ou molhada deverá ser trocada por uma seca; g) os trabalhadores deverão trocar de meia ou palmilhas removíveis sempre que as mesmas estiverem umedecidas; ) se as roupas oferecidas aos trabalhadores não forem suficientes para prevenir a hipotermia ou enregelamento, o trabalho deve ser modificado ou interrompdo até que roupas adequadas sejam providenciadas; j) evitar o umedecimento de partes do corpo ou vestimentas com gasolina, álcool e outros solventes devido ao risco adicional de danos pelo frio em extremidades; k) não exigir trabalho integral de recém-contratados em ambientes frios. Isto deve ser feito aos poucos até que haja a ambientação com as condições de trabalho e das vestimentas; l) o local de trabalho deve ser planejado de forma que o tra

Tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao marketing na comunicação

0

Resumo O objetivo desse artigo é dissertar sobre o tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao

Read More

Narração do filme a jornada pela justiça

0

‘A JORNADA PELA JUS IÇA Calvin Willis foi preso e condenado pelo Estado de Louisiana-EUA por estupro a uma menina

Read More