Fichamento

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FACULDADE DE CASTANHAL – FCAT CARBELLY BENCHIMOL ELTON JOSÉ DO NASCIMENTO JOÃO LUIZ CASTRO DE LIMA JOAO RODRIGUES QUINTO RENATO GODINHO Trabalho de Antropologia Jurídica Achamento do texto: O Campo e a Abordagem Antropológicos. CASTANHAL-PARÁ. 2012 FACULDADE DE CAST Diretor: Mário Neto Professora: Heloisa H Disciplina: Antropolo curso: Direito 13 Not OF6 S. p page CASTANHAL-PARA. Desde a idade antiga o homem observa o outro, criando teorias ideológicas, na busca de um modelo de completo sobre si mesmo a sociedade, porém este homem só trata está analise de forma undamentada “cientificamente” a partir do século XVIII com a criação da antropologia. (p. 3) O homem passa a pensar em obter o conhecimento de si e não somente da natureza, enxerga o outro como o objeto a ser analisado, identifica a necessidade de um conhecimento do homem em suas diversas regiões e de estudos práticos seguinte questionamento: – Morrer juntamente ao seu objeto de pesquisa — o selvagem – Busca um novo objeto de pesquisa — o camponês – Ou ver seu objeto de estudo não somente como um objeto constituído, mas sm o homem em sua totalidade e em toda a sociedade. p. 6) Para que seja considerado o estudo antropológico do homem como um todo, em suas múltiplas dimensões, onde o conjunto de teoria e pratica quando estudado de forma conjunta, leva este estudo do homem a um grau maior do aprendizado. (p. 1 6) O autor afirma existirem cinco áreas da antropologia onde é impossível que o estudioso tenha total domínio do saber, porém todo antropólogo deve ter conhecimento de que entre tais áreas existe uma relação muito estreita quando se fala de estudo do homem. p. 17) A antropologia biológica analisa o desenvolvimento do homem a área fisica, suas problemáticas entre o genético, geográfico e cultural, tentando assim decifrar como esses fatores podem influenciar o desenvolvimento do homem, sendo também importante para o rompimento das relações entre a ciência da vida e a ciência humana. (p. 7) A antropologia pré-histórica visa a reconstituição das sociedades através de técnicas e organizações sociais, trabalhando abordagem idêntica a de outras vertentes da antropologia (antropologia histórica e antropologia social e cultural), sendo que o estudioso que trabalhar com acesso aos textos e também ealiza trabalhos de campo para poder ter seu estudo de forma completa. p. 1 8) A antropologia linguistica desta forma o estudioso consegue analisar as diversas formas de expressão do homem, como linguística desta forma o estudioso consegue analisar as diversas formas de expressão do homem, como eles vivem, como se comunicam com a sociedade e como interpretam o seu próprio saber, situando-se no centro de varias outras doutrinas antropológicas. (p. 8) A antropologia psicológica é um campo da antropologia que o autor acrescenta como o quinto pólo antropológico, pois acredita ue o antropólogo não se confronta somente com os diversos campos sociais do homem, mas também com os diversos estados psíquicos do homem, onde cada individuo estudado apresenta comportamento particular de forma consciente ou de forma inconsciente, ele afirma que este campo é indissociável para o estudo antropológico. p. 19) A antropologia social e cultural é o ramo antropológico que nosso autor tem mais competência para falar, sendo que ela diz respeito a tudo constitui uma sociedade: os modos de produção econômica, técnicas, organização politica e jurídica, suas crenças eligiosas, sua língua, sua psicologia e suas criações artísticas, onde o antropólogo procura compreender a totalidade do ser humano. (p. 0) Vemos então que a antropologia não é pura e simplesmente uma ciência que estuda o homem em si, ou o que compõe uma sociedade, mas sim o estudo de todas as sociedades humanas, buscando construir um arquivo da humanidade e de suas diferenças significativas. (p. 20) Porem não pode ser confundido as especificidades dos antropólogos com os outros estudiosos das ciências humanas das primeiras sociedades, o que o autor afirma estar ligado ao onhecimento elaborado através do estudo das socied 3 sociedades, o que o autor afirma estar ligado ao conhecimento elaborado através do estudo das sociedades. p. 20 e 21) Afirma o autor que a distancia da sociedade conhecida e na qual o antropólogo esta inserido é que vai dar ele a possibilidade de descobertas que pareciam evidente mais que antes se tomava por natural e é só desta forma que o estudioso consegue modificar o olhar que tem sobre si mesmo, conseguindo enxergar as culturas distantes e também entender de outra forma a sua cultura. p. 21) A descoberta deste diferente leva o estudioso a pensar no todo e ão somente em si, faz com que ele pense que ele também pode ser este selvagem, pois a diversidade de culturas na humanidade faz com que este sujeito deixe de lado o pensamento de que ele é o espelho de tudo, e que outras culturas devem se aculturar pelo pensar hora então existente. (p. 3) O autor identifica que os antropólogos hoje podem estar convencidos que a maior caracteristica de sua pratica e de seus estudos é o confronto do pessoal com diferente ora por ele estudado, porém existe por parte deste estudioso uma característica que o difere as famílias comuns com a família ntropológica, pois esta não tem por habito a divulgação de seus estudos e de suas descobertas deixando a ciência de certa forma desconhecida. (p. 4) A primeira dificuldade se manifesta no n[vel das palavras, devido a antropologia ainda não ser uma ciência constituida e não possuir sua própria designação: etnologia ou antropologia? Onde o primeiro corresponde as etnias isto é das culturas e o segundo sobre a unidade do gênero humano. E opta corresponde as etnias isto é das culturas e o segundo sobre a unidade do gênero humano. E optando-se por Antropologia eve-se falar em Antropologia Social ressaltando o estudo das instituições ou antropologia cultural que consiste no estudo dos comportamentos. p. 25) A segunda dificuldade diz respeito ao grau de cientificidade, o homem esta em condições de estudar cientificamente o homem? é o que para alguns autores encontra-se de forma dividida, pois pensam que o estudo deve ser feito aonde as sociedades ainda são sistemas naturais, sendo assim tais sociedades poderão ser estudadas através dos métodos já comprovados pelas ciências da natureza, ressaltando que a sociedade deve ser tratada como istema orgânico e não simbólico assim como autores que vêem a antropologia como sistema simbólico como a arte. p. 26) A terceira dificuldade, provem da relação ambígua que a antropologia possui com a historia, emancipando-se uma da outra entre o século VVIII e XIX, a divisão de historia e antropologia preocupa-se em mostrar para a sociedade o proveito que a antropologia poderia obter através do conhecimento histórico. (p. 6 e 27) Quarta dificuldade discorre sobre a questão do ser humano estar sempre de forma oscilatória entre ao pesquisa fundamental e a ratica aplicada, tal questão é mostrada por Durkheim que afirma que ” A sociologia nao valeria sequer uma hora de dedicação se ela não pudesse ser útil”, e por sua vez muitos antropólogos compartilhavam deste pensamento, considerando assim que a antropologia deve estar sempre a serviço da evolução do homem. (P. 27) Após o autor S (p. 7) Após o autor analisar todas essas dificuldades apresentadas, temos que observar que a antropologia aplicada não é uma novidade, pois foi com ela durante a colonização que teve inicio a antropologia quando fora confrontado o europeu com as ivilizações primitivas o “selvagem”. (p. 28) É questionado se o antropólogo deve levar as transformações para as sociedades por ele estudadas, e o autor entende que o antropólogo não deve nos surpreender com o que é familiar mais sim tornar familiar o que nos é estranho. p. 29) Como urgência o antropólogo tem a preservação dos patrimônios culturais, tendo como concepção a captação de informações sem perder as formas de atividade e pensamento dos habitantes da região, urgência na analise das mutações culturais, como o desenvolvimento tecnológico, relações sociais, migrações nternas, processos de urbanização acelerado e o pluralismo cultural. (p. 0 e 31) Como quinta dificuldade fala sobre quão grande é o universo antropológico, e que em uma obra de dimensões sucintas ele não tena como tratar de forma total todos os campos da antropologia pois tal ciência possui um alcance e uma gama de informações tão ricas que podemos pensar que realmente seria fácil descrever aqui toda a pluralidade desta ciência chamada antropologia. (p. Referências LAPLANTINE. F, Aprendendo antropologia, O campo e a abordagem antropológica, Brasiliense, 15 Ed, São Paulo, 2003. p. 13-33

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