Fichamento sobre politica

Categories: Trabalhos

0

TRABALHO INTERDISCIPLINAR – UTA ESTUDOS TEORICOS Aluno: Josecléia de Oliveira Gestão Pública ACHAMENTO 01 Referência Bibliográ Ribeiro, João Ubaldo OF5 p Curso: por que manda, como manda — 3. ed. rev. por Lucia Hippolito. Rio de Janeiro: Nova I Fronteira, 1998. Sobre o autor :http://vwm. releituras. com/joaoubaldo_blo. asp Referências sobre o Autor: IJoão Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, Bahia, em 23 de janeiro de 1941, em 1947 inicia seus estudos I I com um professor particular.

Seu pai, professor e político, segundo o biografado, não suportava ter um filho analfabeto em asa. Já alfabetizado, em 1948 ingressa no Instituto Ipiranga. Em plena efervescência politica do ano de 1964, João Ubaldo parte para os Estados Unidos, através de uma bolsa de estudos conseguida junto à Embaixada norte-americana, para fazer seu mestrado em Administração Pública e Ciência Política na Universidade da Califórnia do Sul. I Volta ao Brasil em 1965 e começa a lecionar Ciências Políticas na Universidade Federal da Bahia.

Ali permaneceu por 6 anos, mas desistiu da carreira acadêmica e retornou ao jornalismo. Com o prefácio de Glauber Rocha, que se empenhou junto ? José Álvaro Editores pela sua publicação, João Ubaldo tem seu pnmelro romance “Setembro não faz sentido” impresso, com o apadrinhamento de Jorge Amado. I Em 1969 casa-se com a historiadora Mônica Mana Roters, que lhe daria duas filhas: Emília (nascida em fevereiro de 1970) e Manuela (cujo nascimento ocorreria em junho de 1972). O casamento acabaria em 1978.

I Em 1971 lança, pela Editora Civilização Brasileira, o romance “Sargento Getúlio”, merecedor do Prêmio Jabuti concedido pela Câmara Brasileira do Livro, em 1972, na categoria “Revelação de Autor”. Publica, em 1974, o livro de contos “Vencecavalo e o outro ovo” (cujo título inicial era “A guerra dos Pananaguás”), pela Artenova. Com tradução feita pelo próprio autor, o romance “Sargento Getúlio” é lançado nos Estados Unidos em 1978, com boa receptividade I pela critica daquele pais.

Em 1979 passa nove meses como rofessor convidado do International Writtine Prog rsidade de Iowa e publica DFS inúmeras faculdades. Resumo, citações, comentários sobre as citações: IO termo “Política”, em qualquer de seus usos, na linguagem comum ou na linguagem dos especialistas e profissionais, refere- se ao I exercicio de alguma forma de poder e, naturalmente, às últiplas consequências desse exercício. Toda maneira pela qual o poder é exercido se reveste de grande complexidade, às vezes não aparente à primeira vista.

Por exemplo, se o governo decreta um novo imposto, esse ato não consiste numa decisão que “vai e não volta”. Ao contrário, a criação de um novo imposto, cuja decretação I constitui obviamente um ato de poder, ou seja, um ato político é precedido, de forma variável conforme o caso, por uma série de outros atos em que tomam parte diversos detentores de alguma espécie de poder, tais como governantes técnicos, assessores, rupos de interesse, indivíduos ou entidades influentes e assim por diante.

E também se desencadeia uma inter-relação entre a “fonte do poder” (a que criou e implantou o imposto) e os submetidos a esse poder (os que, direta ou indiretamente, são afetados I pelo imposto). Basta pensar um pouco para ver como qualquer ato de poder é complexo e cheio de implicações. E é este o terreno Ida Política. (pág 13) Portanto, devemos procurar outros elementos que tornem nosso conceito de Política Os americanos, que são 3 ACHAMENTO 02 Referência Bibliográfica: Referências sobre o Autor. 4DF5 ACHAMENTO 03 S

Qualidade de segurança

0

controlo). A garantia da qualida VI PACE 1 ar 2 to view nut*ge a) garantia da qualida qualidade proporcion Qualidade

Read More

Empreendedorismo atps anhanguera

0

Para o desenvolvimento do trabalho foi nomeado uma líder que ficou responsável mediar, compilar os resultados obtidos na auto avaliação

Read More