Frases preparatorio

Categories: Trabalhos

0

1. Na concepção histórico-cultural, a atividade é um conceito- chave, explicativo do processo de mediação. A atividade mediatiza a relação entre o homem e a realidade objetiva. 2. Na concepção histórico-cultural o homem não reage mecanicamente aos estímulos do meio, ao contrário, pela sua atividade, põe-se em contato com os objetos e fenômenos do mundo circundante, atua sobre eles e transforma-os, transformando também a si mesmo. 3.

Premissas da teoria da atividade: 1) a atividade representa a ação humana que mediatiza a relação entre o homem, sujeito a atividade, e os objetos da realidade, dando a configuração da natureza humana; 2) o desenvolvimento dos processos S to page psicológicos superior individuo em seu con 4. 1930-40 Leontiev internos da mente e que na relação ativa I OF4 Swipe view nent page relações sociais do tre os processos creta. Explicou a atividade se concretiza por meio de ações, operações e tarefas, suscitadas por necessidades e motivos. 5.

Leontiev preocupou-se especialmente com o conceito de internalização e com o papel da cultura no desenvolvimento das capacidades humanas. 6. Davídov (1930-1988) incorporou conceitos de Vygotsky, Leontiev e Elkonin para formular a teoria do ensino desenvolvimental: 1) Integração entre os conteúdos científicos e o desenvolvimento dos proc processos de pensamento. A base do ensino é o seu conteúdo, dos quais derivam os métodos e a organização do ensino. 7. 2) Necessária correspondência entre a análise de conteúdo e os motivos dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. . 3) Fundamentação teórica dos professores no conteúdo da disciplina e também na sua didática. É imprescindível domínio eórico específico da matéria de ensino aliado ao também imprescindiVel domínio das instrumentadalidades, capacidades e habilidades específicas, meios e técnicas da atividade de ensinar. 9. Psicogenética, essencialmente sociocultural e relativista, com forte lastro orgânico, a teoria de Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados.

IO. Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em 4 elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu como pessoa. 11. Para Wallon as emoções têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa e é por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. 12.

Vygotsky rejeitava tanto as teorias inatistas: o homem carrega ao nascer as características que desenvolverá ao longo da Vida, quanto as empiristas que vêem o ser humano como um produto dos estímulos externos. 13. Para Vygotsky, a formação se dá numa relação d omo um produto dos estimulos externos. 13. para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. 14.

Para Vygostsky a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um n[vel de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente. 15. O princípio do Behaviorismo é que só é possível teorizar e gir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como a consciência, a vontade, a inteligência, a emoção e a memórla. 6. O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. 17. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. 8. Existem pelo menos três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o plano de aula. 19.

O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensi 3 escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. 20. O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; ? um documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos. 1. O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. 22. A função da interdisciplinaridade é superar a fragmentação do conhecimento, a falta de uma relação deste com a realidade do aluno e a fragmentação do conhecimento escolar, visto que a mente do aluno é parecida com um armario arquivo quando o rabalho é disciplinar. 23.

Interdisciplinaridade é a integração de 2 ou + componentes curriculares na construção do conhecimento. Surgiu como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. 24. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas subáreas. 4DF4

Logistica

0

XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002 LOGÍSTICA E TRANSPORTES:

Read More

Assistencia social

0

SÉRIE: TRABALHO E PROJETO PROFISSIONAL NAS POLÍTICAS SOCIAIS Este texto foi publicado inicialmente em 2007 na forma de cartilha intitulada

Read More