Gestao ambiental

Categories: Trabalhos

0

A GESTÃO AMBIENTAL NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DE CASO INTRODUÇÃO Transformações significativas no ambiente competitivo, correntes nas últimas três décadas, têm pressionado as empresas a considerar, com empenho e comprometimento cada vez maiores, o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, tanto em uma perspectiva atual, como futura.

As razões para isso são diversas: em primeiro lugar, consumidores, cada vez mais conscientes das limitações de recursos oriundos do to view nut*ge ambiente natural e d necessidade de um d env PACE 1 orn exigir um comporta ambientalmente corr consomem, exercen l, passaram a toras dos bens que forte e crescente pressão sobre essas organizações.

Além disso, a ocorrência de grandes acidentes com consequências desastrosas para o ambiente e para as empresas envolvidas como, por exemplo, os casos do Exxon Valdez e do desastre da Union Carbide em Bhopal, serviram como sinal de alerta para estas organizações e para todo o meio empresarial voltarem atenção e esforços para a questão ambiental. A atuação em termos ambientais das empresas no Brasil pode atingir os mais variados estágios.

Uma classificação, proposta por Hunt e Auster (1990), classifica as políticas mbientais das organizações de acordo com a abrangência e o foco que apresentam. Tal escala dessa classificação torna-se possível observar que, para que se obtenha um bom desempenho na implementação de ações e políticas ambientais, estas devem ser cada vez mais sistêmicas e abrangentes.

Ou seja, uma empresa que se considera como ambientalmente correta e que comunica isso para os seus clientes deve ter uma atitude de pró-atividade. Assim, um sistema de gestão deve ser implementado visando o comportamento da empresa em relação ao meio ambiente natural e social. Para ser eficiente e trazer os resultados esejados e, sobretudo, para conseguir a meta do desenvolvimento sustentável, o sistema de gestão deve ter um foco amplo e incluir as diversas funções da empresa.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DO OBJETIVO DO TRABALHO O presente trabalho tem como objetivo apresentar o sistema de gestão ambiental aplicado na Tetra Pak do Brasil, analisando-o à luz da literatura atual que envolve o tema e dos conceitos e artigos discutidos durante o curso Administração Empresarial e o Meio Ambiente, do programa de pós-graduação em administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de Sáo Paulo e a partir de nformações obtidas com entrevistas a funcionários e visitas aos parques industriais da A estrutura do trabalho consiste: na definição da pesquisa; na revisão dos principais conceitos abordados pela literatura a respeito do tema; a apresentação do caso em si; e, ao final, nas conclusões e recomenda ões que se fazem pertinentes. Resumidamente, o que se endimento sobre qual é a PAGF atuação para a própria organização e para os atores sociais ao seu redor, através da comparação entre a realidade percebida e as idéias presentes na breve revisão bibliográfica realizada sobre o assunto.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA age 3 | O interesse por sistemas de gestão ambiental, tanto por parte da sociedade como por parte das indústrias e do meio empresarial como um todo, começa com o surgimento do paradigma do sustencentrismo (GLADWIN et al, 1995). O sustencentrismo aparece como uma evolução do paradigma do ecocentrismo que, por sua vez surgira como antítese do paradigma anteriormente vigente, do antropocentrismo. Este último pregava que o Homem era plenamente capaz de dominar a natureza, a qual possu[a reservas de recursos naturais inesgotáveis, com uma capacidade de recuperação que poderia ainda ser potencializada través da tecnologia. Em contraposição ao antropocentrismo, o ecocentrismo surgiu empunhando a bandeira do ativismo ecológico radical, aproximando-se por vezes de um ambientalismo utópico.

O sustencentrismo surge então com a visão de um desenvolvimento sustentado, referindo-se a um desenvolvmento humano que permitiria que a satisfação das necessidades atuais não comprometesse o suprimento das necessidades futuras. Um desenvolvimento de forma inclusiva conectada, equilibrada, prudente e segura, verificação do aumento de descartes de res(duos perigosos no ambiente passam, de maneira cada vez ais intensa, a gerar desconfiança por parte da sociedade com relação ao desempenho e ? responsabilidade ambiental das empresas. Nesse contexto, a sociedade passa a exercer maior pressão sobre governos e empresas, despertando o interesse de ambos para a importância da gestão ambiental. Empresas passam a se preocupar com a adoção de programas ambientais, com diferentes níveis de intensidade e desenvolvimento dos mesmos.

Hart (1 996), por sua vez, defende que o processo de busca da sustentabilidade a ser adotado pelas empresas deve percorrer uma seqüência de três estágios fundamentais, nos quais as mpresas devem buscar eficiência, sempre voltadas para um desenvolvimento sustentável: a prevenção da poluição (que envolve a mudança do controle para a prevenção e a eliminação de poluentes antes da formação dos mesmos), a zeladoria de produtos (que envolve a administração dos impactos ambientais destes produtos durante todos o ciclo de vida que percorrem e o projeto de produtos mais fáceis de serem recuperados, reutilizados e reciclados) e, por fim, a utilização de tecnologias limpas, ambientalmente sustentáveis. Normas de gestão e qualidade ambiental também passam a ser editadas, com vistas ? riação de padrões de segurança e proteção ambiental e ? implantação de controles para a gestão de resíduos, para a inte ridade dos produtos na produção e na utilização, para a crises.

Da mesma forma, sistemas de auditoria ambiental passam a ser concebidos e implantados nas empresas como forma de assegurar e demonstrar o cumprimento das políticas e objetivos ambientais destas (JIJCHEM, 1995). As empresas passam também a se preocupar com a quantificação dos recursos consumidos para evitar ou minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente, esboçando sistemas de contabilidade ambiental para erenciar seus ativos (bens e direitos reservados para a recuperação, a preservação, a proteção e o controle de meio ambiente) e passivos (gastos dispendidos com a prevenção ou a correção de problemas de natureza ambiental) ambientais (SCHOEMAKER & SCHOEMAKER, 1995).

Tais sistemas podem ter suas atuações em seis esferas distintas (BENNETT et al, 1998): a contabilidade de energia e materiais, o gerenciamento financeiro de questões relacionadas ao meio-ambiente, a avaliação de ciclo de vida dos produtos, a avaliação dos custos e consequências destes ciclos de vida, a avaliação do impacto mbiental e, por fim, a avaliação do custo das externalidades, dos danos e benefícios ambientais causados pela atividades das empresas. Com a maior conscientização ambiental por parte das empresas, dos consumidores e da sociedade em geral, a sustentabilidade também passa a constituir uma preocupação do marketing. As atividades d or pressões PAGF s OF cooperação, da educação e conscientização de consumidores e da articulação sustentável de custos, produtos, embalagens e comunicações. METODOLOGIA O presente trabalho se utiliza da técnica da pesquisa exploratória, com a utilização do étodo do estudo de caso, tendo sido analisada a atuação de uma grande empresa, com destacada atuação no cenário nacional.

Green, Tull e Albaum (1988) definem a pesquisa exploratória como aquela que visa identificar problemas, realizar um estudo mais aprofundado desses e formular novas opções de cursos de ação. para Campomar (1 991), o método de estudo de casos implica numa análise aprofundada de uma ou mais situações, nas quais se focam uma descrição completa e ? análise do comportamento dos fatores de cada um dos fenômenos, sendo considerados irrelevantes os números envolvidos. Yin (1989) defende o método como sendo válido cientificamente, o que justifica a sua grande utilização nos estudos experimentais. Assim, entende-se que o estudo em questão se encaixa dentro das características e premissas que validem a sua realização.

ANÁLISE DOS RESULTADOS Caracterização da empresa A Tetra Pak é uma empresa de origem sueca, fundada em 1951 por Ruben Rausing, criador de um processo revolucionário que combinava a ultrapasteurização e o uso de uma embalagem asséptica. A esse processo convencionou-se chamar de “longa vida”, considerado na década de 90 pelo Insti cnoloeists dos Estados em 1978 inaugura a primeira fábrica na cidade de Monte Mor, em São Paulo, e desde 1999, já conta com uma segunda planta, em ponta Grossa, no paraná. Atuando como principal empresa de equipamentos de processo, envase e distribuição de alimentos líquidos e viscosos, ela apresenta, em termos mundiais, uma participação de mercado de 60%, enquanto que, no Brasil, ela detém cerca de 98% do mercado nacional, sendo a única empresa do setor com fábricas no País (os outros 2 % são frutos de importação). or sinal, o Brasil não e apenas um dos países em que a empresa possui uma das aiores participações de mercado no segmento, mas também é a unidade que serve como benchmarking para as demais em termos de administração ambiental. Seguindo a tendência de busca de uma eficiência atrelada a uma longevidade, a Tetra Pak apresenta também definições rigorosas de conceitos como visão do negócio, missão da empresa e polítlcas diretrizes em termos estratégicos. Sua visão de negócio seria: “tornar-se e manter-se líder mundial em Page 5 | processamento e envase de alimentos l[quidos e viscosos”, e sua missão “contribuir, juntamente com nossos clientes e fornecedores, para a produção distribuição de alimentos líquidos e viscosos aos consumidores de todo o mundo, de forma segura, eficiente e em harmonia com o meio ambiente”.

Assim, percebe-se que a questão ambiental já é considerada como condição fundamental ara as atividades-fim da empresa, e que estas atividades será PAGF 7 desenvolvimento e resultados orientados para a questão ambiental. Tal destaque se dá em função de uma sólida estruturação tanto em termos de organização da função ambiental na hierarquia da empresa (organograma e definição da missão), como em função do claro estabelecimento de políticas de gestão ambiental. Estas políticas, por sua vez, dirigirão os vários processos fabris, sempre com um enfoque no ciclo de vida do produto, indo mais além, levando a empresa a atuar como importante personagem na própria comunidade. Todo esse quadro será descrito detalhadamente nesta seção, incluindo todos os aspectos que envolvem a questão ambiental na empresa.

A Tetra Pak, constitui, assim, um caso interessante de ser analisado sob a ótica da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável, pelas características do seu produto. A embalagem em si é um dos pontos que tornam mais vulneráveis os desempenhos deste tipo de mpresa, em termos ambientais, sendo que um grande número de produtores tem procurado melhorar este item, com soluções menos impactantes ao meio ambiente e tentado ampliar cada vez mais os ciclos de reciclagem e o uso de matéria-prima reciclada na produção. Se a embalagem é vista como um dos principais campos de ação de melhoria ambiental, merece destaque, então, a empresa cujo produto principal é o próprio material de embalagem.

Em termos de políticas, a Tetra Pak busca o que ela chama de “Excelência Tetra pak” Segundo suas palavras, a Excelência não se traduz apenas em melhorar a sua eficiência e eus resultados, mas tam r vantagem competitiva PAGF 8 OF contínua pela Excelência Tetra Pak está baseada em quatro pontos que integram a sua estratégia, que são: a valorização das pessoas, a eficiência operacional, a satisfação dos clientes e a lucratividade e responsabilidade (nota-se que desta vez, não foram considerados explicitamente aspectos ambientais dentro destes quatro pontos, porém é de se supor que estejam amplamente abordados, face às rigorosas políticas de gestão ambiental descritas acima). A gestão ambiental ocupa um papel destacado com relação a atuação da empresa. A hamada Diretoria de Meio Ambiente ocupa o mesmo patamar de importância e autonomia das demais. Além disso, a Diretoria de Meio Ambiente, por sua vez, é subordinada também a um Comitê que engloba todas as plantas espalhadas pelo mundo e que define e controla a atuação ambiental da empresa como um todo.

Além disso, há um grande alinhamento da empresa com instituições do setor ambiental, como por exemplo, o Compromisso Empresanal para a Reciclagem – CEM PRE -, uma das principais entidades em matérias ambientais no país. As Políticas de Gestão Ambiental da Tetra Pak A Tetra Pak do Brasil apresenta uma evidente preocupação com a ficiência de seu sistema produtivo relacionada à situação das pessoas envolvidas nestes sistemas, bem como com os resultados em termos ambientals orundos desses processos. Assim, ela tem três pontos principais — aos quais denomina princípios – que são: 1 . Atender e exceder continuamente às expectativas de seus clientes em qualidade de produtos e serviços; saúde e integridade física dos funcionários e colaboradores; 3.

Reduzir continuamente os impactos ambientais de suas atividades, na busca do desenvolvimento sustentável; Desta maneira, sua proposta é conjugar estes três pilares, qualidade, saúde / egurança e meio ambiente, como sustentáculo de todas as realizações da empresa, criando um sistema realmente integrado cujos conceitos o permeiam são descritos mais detalhadamente a seguir: a. Promover a satisfação de seus funcionários e colaboradores por meio do desenvolvimento profissional de um ambiente de trabalho seguro e saudável; b. Buscar constantemente a excelência na gestão do negócio; c. Suprir as necessidades do mercado com produtos inovadores considerando os aspectos ambientais, de saúde e segurança; d.

Usar o conceito de Análise do Ciclo de Vida na otimização do desempenho global de seus rodutos; e. Estabelecer parcerias estratégicas com clientes e fornecedores na busca dos melhores resultados; f. Assegurar o cumprimento obrigatório dos procedimentos e práticas estabelecidas e o engajamento das lideranças para a gestão destes processos; g. Utilizar racionalmente os recursos naturais preservando o meio ambiente e minimizando a geração de resíduos; h. Desenvolver alternativas auto-sustentáveis para reciclagem; i. Garantir o atendimento dos requisitos legais, preferencialmente excedendo-os; j. Estimular iniciativas que promovam a cidadania, a qualidade de vida e do meio ambiente, com ênfase na atividade

Eeede

0

Stewart Lake State Park Business Plan (Sample) 6 p Stewart Lake State Park Business Plan of visitors and nights stayed)

Read More

Metodos heuristicos exercicios

0

Pontifícia Universidade Católica do Paraná centro DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MILENA CHANG CHAIN LISTAS

Read More