Gestão do desenvolvimento economico local
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ora to view nut*ge SUMARIO INTRODUÇÃO……. 4 DESENVOLVIMENTO……. — CONCLUSÃO… … — mudanças, onde a tomada de decisões era realizada pelos politicos. Iniciada em um conturbado processo de reestruturação e ajuste econômico, social e político, principalmente no âmbito dos Estados que passaram a romper medidas elaboradas e consolidadas no pós-guerra, sabendo dos riscos que existiam ao modificar os direitos que foram conquistados pela classe trabalhadora dentro do pacto de desenvolvimento em que se igorou.
A partir dessa crise, a necessidade de uma intensa reestruturação capitalista implicou em novas formas de relaçóes entre capital e trabalho, e entre os estados e as capitais. Flexibilidade seria a porta de saida para a crise. O desenvolvimento econômico local é um conjunto de estratégias e ações para a construção da base produtiva do local. odemos confundir desenvolvimento local com o urbano, pelo fato que o urbano refere-se a um conjunto de municípios, municípios esses que são uma estância de poder político, em uma das formas de poder estatal. As práticas de desenvolvimento local são de variadas dimensóes e significados de diversas políticas como as de economia solidaria, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, o desenvolvimento local integrado e sustentável, podendo ser visto como uma nova politica social.
No desenvolvimento local, parte do princípio da existência de municípios mais autônomos e inovadores que se desvinculam dos assistencialismos provenientes das esferas governamentais, estaduais e nacionais (FONSECA, 2003) A ação empregada no município é de programar, coordenar e xecutar atividades e projetos que visem desenvolver a indústria, o comércio e o turismo, com o objetivo de melhorar as condições socioeconômicas da população; procuram incentivar a criação de empresas de participação comunitária e de prestação de serviços na cidade e nas Vllas; promover as mais diversas potencialidades turísticas do Município; manter cidade e nas vilas; promover as mais diversas potencialidades turísticas do Município; manter a área Industrial sempre com oportunidade de ampliação das industrias locais e captação de ovos empreendmentos; administrar e controlar subsidios, subvenções, assistência financeira, incentivos, bem como manter convênios com outras entidades relacionadas com sua area de ação; integrar-se com outras secretarias municipais que desenvolvam atividades junto à comunidade, visando o melhor resultado de uma ação conjunta; O cargo de secretário do desenvolvimento econômico e do turismo é realizado por um administrador que sempre foi funcionário publico e faz um ótimo trabalho no município.
A economia no Município tem por base a agrolndústria, redominando a suinocultura, avicultura, pecuária, culturas agrícolas e indústria alimentícia. Também no Município, está instalado o maior frigorífico da América Latina , a Empresa Brasil Fuds, SADIA, conhecida no Brasil e no mundo. A economia é bastante concentrada no “cluster agroindustrial, com uma razão de dependência de 60 a 70% do movimento econômico. A meta é diversificar a base econômica, fomentando outras atividades potenciais dentro da vocação de Concórdia: tecnológico na área de informática, os setores moveleiro, metal-mecânica, têxtil e onstrução civil, sem descuidar da nossa grande vocação, o Agro Negócio.
Na área de pesquisa e desenvolvimento, destacam-se duas importantes instituições: a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no CNPSA – Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves de Concórdia, que atende a todo o sistema agroindustrial familiar e de destaque Nacional e Internacional ( SADIA, PERDIGÃO, CHAPECÓ, AURORA) e a UNC – Universidade do Contestado, que possuí curso de Tecnólogo em Informática, provendo os recursos humanos com a necessária qualificação. No ocante à intervenção do SEBRAE, há no município uma ag PAGF3ÜFd recursos humanos com a necessária qualificação. No tocante à intervenção do SEBRAE, há no município uma agência de articulação, que atende os quinze municípios da AMAUC. Na economa urbana, o comércio é forte e bem estruturado. No setor de serviços, destacam-se o transporte, a educação técnica e superior e a saúde, todos com faturamento expressivo e alta qualificação. CONCLUSÃO Ao final deste trabalho, conclui-se ue o desenvolvimento econômico ocorreu pela vi tria de bens de capital