Desenvolvimento local

Categories: Trabalhos

0

O desenvolvimento econômico local não e simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma dada localidade. O que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômlcas e na sua implementação. Trata-se, portanto, de um processo de desenvolvimento econômico que se baseia na autonomia dos agentes locais que, muitas vezes, caminham em oposição ao pensamento ominante.

Segundo o Instituto Pólis (2005), no Brasil “o tema Desenvolvimento Econômico Local ganha relevância nos últimos to page anos em decorrência no tema quanto por do abandono de um órbitas que não a loc espécie de última tri ora ivas locais focadas situação social e ento em outras , torna-se uma imento, embora com poucos poderes e reduzida capacidade para contrapor-se às macropolíticas. [ Por vezes uma ação inteligente, por insignificante que possa arecer, pode contribuir enormemente para a redução da pobreza local. Uma dessas ações é a concessão de micro- créditos. Criador do conceito, e pioneiro na sua implementação no mundo, o Grameen Bank de Bangladesh hoje já atende a mais de 6 milhões de pessoas, na sua maioria mulheres. Sua criação rendeu a seu idealizador, Muhammad Yunus, o Prêmio Nobel da Paz 2006.

O sociólogo Augusto de Franco o define “uma nova estratégia de indução ao desenvolvimento, que prevê a adoção de uma etodologia participativa, pela qual mobilizam-se recursos da Sociedade Civil, em parceria com o Estado . com os três níveis de governo) e com o Mercado, para a realização de diagnósticos da situação de cada localidade, a identificação de potencialidades, a escolha de vocações e a confecção de planos integrados de desenvolvimento. Trata-se de uma tecnologia social inovadora de investmento em capital humano e em capital social”.

Planejamento estratégico de um restaurante

0

O turismo é hoje uma realidade que vem ganhando uma importância cada vez maior, já que os gastos em atividades

Read More

Fichamento do livro a força normativa da constituição

0

[picl FACULDADE DE CIÊNCIAS JURIDICAS E SOCIAIS Trabalho sobre o livro A FORÇA NORMATIVA DA CONSTITUIÇÃO de Konrad Hesse •

Read More