Gestao empresarial

Categories: Trabalhos

0

A ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO A FORMULAÇAO DE ESTRATEGIA COMO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO O objetivo deste trabalho é fazer com que você estude e compreenda a Escola de Configuração. portanto, com base na leitura do capítulo 1 1 do livro-texto, desenvolva as questões abaixo relacionadas. I . Expliquem o que MINTZBERG et al (2000) entendem por configuração. Qual é a relação estabelecida entre Configuração e to view nut;Ege Transformação? R: para o autor vê ao ani r. e características e c das outras escolas , c próprio. A relação en ração- agrupamento ra as reivindicações no seu lugar ormaçao,e que a transformação é uma consequencia inevitavel da configuração 2. A proposta da Escola de Configuração pode ser explicada através de suas premissas. Assim sendo, explique estas premissas, de forma a deixar clara a proposta e as caracteristicas desta escola. R: As premissas dessa escola abrangem aquelas das outras escolas, mas cada uma em umcontexto bem-definido.

Uma organização pode ser descrita por características estáveisassociadas a estratégias-tipo; As estabilidades podem dar lugar eventualmente a saltos,transformações; Esse processo roduz ciclos de vida organizacional; Qualquer estratégia épossível: são também configurações dependentes do tempo e lugar. A eficácia nas organizações são as correlações University, dentre eles o próprio Mintzberg, ofereceram grandes contribuições para os estudos de configuração.

Explique as 07 configurações de estrutura e poder propostas por Mintzberg, a saber: empreendedora, máquina, profissional, adhocracia, diversificada, política e missionária. R: Empreendedora: uma organização simples, jovem e em muitas vezes de pequeno porte. A estrutura tende a ser informal e lexível, cabendo então ao empreendedor o controle total sobre a coordenação das ações executadas.

Máquina: Organização originada a partir de forte influência do modelo industrial, onde coexistem harmonicamente padronização x especialização. A estratégia nessa configuração surge no ápice estratégico, com ênfase no planejamento para a ação e materializa-se de forma verticalizada de cima para baixo. Profissional : Organização onde predomina a ação profissional especializada, pois recai sobre aqueles profissionais a responsabilidade pela condução das operações.

Nesta configuração a formulação da estratégia está diretamente relacionada com os administradores profissionais em função da liberdade que eles possuem na organização, fato este que lhes permite adaptar as estratégias básicas às suas necessidades e interesses. Adhocrática: Organização do tipo inovativa que exige uma configuração bastante diferente e sofisticada, capaz de fundir competências de peritos, advindos de diferentes especialidades que operam buscando por cooperação e ajuste mútuos.

Em s[ntese, o controle de formulação estratégica na Adhocracia não ? claramente localizado, seja no ápice estratégico ou qualquer outro ponto. Diversificada : Organização que sacrifica a noção de integração, em função da existência de um conjunto co PAGFarl(F7 em função da existência de um conjunto composto por unidades relativamente independentes. Tais unidades são capazes de operar autonomamente no entanto, estão sujeitas a respeitar o sistema de controle e avaliação de desempenho empregado pela Administração central.

O processo de formulação e implementação das estratégias está diretamente vinculado a ficácia do sistema de controle da organização sobre as unidades divisionais independentes. Missionária: quando uma organização é dominada por uma cultura forte, seus membros são encorajados a cooperar, assim tende a haver uma divisão frouxa do trabalho, pouca especialização e uma redução na destlnação entre gerente de linha, grupos de assessoria, funcionários operacionais e assim por diante.

Valores e crenças comuns a todos os membros matem unida a organização. Politica: quando uma organização não se baseia em nenhum modelo de sistema de poder estável, sem elemetos dominantes, s conflitos tende a surgir e possivelmente ficar fora de controle levando a uma forma de politica, caracterizada pela separação das diferentes partes. 4. Qual foi a contribuição de Danny Miller para os estudos da Configuração? O que e quais são os arquétipos por ele definidos?

R: miller identificou dez arquétipos diferentes: quatro de fracasso e seis de sucesso, ao estudar as transições entre arquétipos, miller concluiu que as mudanças estratégicas e estruturais nas organizações são quânticas e não incrementais. Os arquétipos identificado por ele na formação de estratégia são estados de stratégia, estrutura, situação e processo. 5. Explique o que os pesquisadores da Escola entendem por PAGF3rl(F7 situação e processo. ‘Visão Quântica das Mudanças”. Qual é a relação entre estratégia e mudança? Qual é o papel da estratégia emergente nesta visão?

R: E a mudança de muitos elementos ao mesmo tempo. E que a estratégia em algum ponto irar ocorrer uma mudança fazendo com isso seu amadurecimento ou mesmo seu sucesso. A teoria quântica sugere que quando as estratégias emergentes são realmente novas, elas são em geral, reprimidas em algum canto a organização até que uma revolução estratégica se torne necessária 6. Afinal, as mudanças são revolucionárias ou incrementais? por que? R: Os pesquisadores da Escola estudaram tipos diferentes de organização, diferentes episódios de seu desenvolvimento e fenômenos diferentes.

Chegando dessa forma a duas diferentes abordagem as quais poderam ambas estarem certas, ou seja, os estrategistas podem aprender de forma incremental e conduzir as mudanças de forma revolucionária. 7. Miller e Mintzberg conduziram um estudo que aponta para os perigos da excelência na gestão estratégica. Que perigos são stes? Quais são as quatro trajetórias que levam ao sucesso ou ao fracasso de uma organização? R:a simplicidade pode carreta em grandes perigos ao organização por que pode cegar os gerentes e limitar a sua organizações a um conjunto restritivo de limitações. As trajetórias descritas pelo autor são elas. A trajetória focalizante toma organização Artesãs,meticulosas e movidas pela qualidade, – trajetória aventureira converte organizações construtoras,empreendedoras e voltadas para o crescimento , gerenciadas por lideres imaginativos e assessorias criativas de planejamento e finanç oras, -At gerenciadas por lideres imaginativos e assessorias criativas de planejamento e finanç poras, – A trajetória inventora toma pioneiras como departamentos P&D insuperáveis, operações de pesqulsa flexíveis e produtos da mais alta tecnologia em escapistas utópicas, dirigidas por cultos de ciências e amantes do caos,que desperdiçam recursos na busca de invenções desesperadamente grandiosas e futuristas e a trajetória absorvente transforma vendedoras, organizações com aptidões mercadológicas sem paralelo, grandes marcas e amplos mercados em molengas burocráticas e sem objetivos. 8.

Em Sondagens na Configuração, página 233 do livro-texto, Mintzberg et al abordam a relação entre Estrutura e Estratégia na perspectiva da Escola de Configuração. Explique a visão desta escola quanto a esta questão. R: Na visão da escola, uma completa a outra, ou seja, a estratégia e desenvolvida em cima da estrutura da organização . assim como a estratégia acompanha a moda , a estrutura assim o faz em igualdade. 9. Andrew Pettigrew desenvolveu um estudo sobre os períodos de mudanças nas organizações. Explique a visão de pettigrew, utilizando como base o modelo do ecoclico organizacional. R: para ele a mudança não ocorreu como um processo incremental continuo.

O padrão da mundança foi para ocorrência de eras radicais de mudança a intervalos periódicos. Nos períodos de mudanças revolucionárias: ocorreram mudanças ideológicas, estruturais e de estratégia de negócio Nos Períodos de intervalos: ocasião para implantação e estabilização das mudanças, era de aprendizado organizacional na qual eram preparadas justificativas ideológicas para nova fase revolucionária.. Os periodos de mudanças estavam associados a rec ideológicas para nova fase revolucionária.. Os períodos de mudanças estavam associados a recessões econômicas Mundiais e a mudanças de liderança e poder. TRANSFORMANDO A ORGANIZAÇÃO IO.

O cubo da Mudança, apresentado na página 239 do livro- texto, explica não apenas o significado da mudança, bem como o quê pode ser mudando nas organizações. Explique o cubo da mudança. R: O cubo da mudança baseia se na organização como um todo, mostrando sua estratégia,a organização,seus conceitos , sua formalidade . Mostrando que ela pode variar entre altamente conceitual ou abstratos e concreta ou tangível. Na área estratégia ode se variar a visão , na organização, a cultura na dimensão organizaçao . 11 . Qual é a diferença entre mudança planejada, mudança conduzida e mudança evoluída? 12. Explique as caracteristicas que diferenciam “a mudança de cima para baixo” e a “mudança de baixo para cima” numa organlzaçao.

R: Na mudança de baixo para cima, há seis passos para a mudança eficaz para executivos no nivel de unidade de negócios ou fábrica, são eles: Mobilizar o empenho para mudar através do diagnóstico dos problemas do negócio; Desenvolver uma visão comum de como organizar e erenciar para competitividade; Promover consenso para a nova visão, competência para decretá-la e coesão para levá-la em frente; Disseminar a revitalização em todos os departamentos sem empurrá-la de cima; Institucionalizar a revitalização através de políticas,sistemas e estruturas formais; Monitorar e ajustar as estraté ias em reposta a problemas no processo de revitalização. baixo, há oito passos para transformar sua corporação para seus gerentes gerais, são eles: Estabelecer um senso de urgência; Formar uma poder de coalizão orientadora; Criar uma visão; Comunicar a visão; Delegar outros poderes para agir sobre a visão; Planejar e criar vitórias a curto prazo; Consolidar melhorias e produzir ainda mais mudanças; Institucionalizar novas abordagens. 13. Afinal qual é a sua conclusão sobre o significado de mudança e de transformação nas organizações? R: As organizações são percebidas como configurações, ou seja,agrupamentos coerentes de características e comportamentos.

A fim de transformar umaorganização, ela teria de saltar de uma configuração para outra, sendo que nesse instanteocorreria uma mudança estratégia. 14. Explique contribuições da Escola de Configuração para o campo de estudo em estratégia. R: Sua contribuição e que ela traz ordem ao confuso mundo de formação de estratégia, em partlcular para suas enormes e multiformes literatura e pratica. CONCLUSÃO Apresente a sua conclusão sobre o que mais chamou a sua atenção nos estudos em gestão estratégica, abordados ao longo da disciplina através do livro-texto. MINTZBERG, Henry, AHLSTRAND, Bruce e LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia. Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Processo trabalhista passo a passo

0

1 a. Fase – Do processo conhecimento 10. Passo o direito ser reconhecido judicialmente (Provar de qual das partes é

Read More

Bioquimica clinica

0

INTRODUÇAO Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o

Read More