Glossario sociologico
UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS RITA DE CASSIA GLOSSARIO SOCIOLOGICO 2012 1. Sociologia: A Sociologia é a ciência que procura explicar as relações entre indivíduos e grupos de indivíduos dentro da comunidade. 2. Ciências Éo ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. 3. Fatos Sociais: São as maneiras cole coercitivamente ao i 4. Socialização: O processo de apren valores, característic OF4 Swip page entir impostas de normas e social, do qual os indivíduos e os grupos são alvo, tendo assim como objetivo a integração do indivíduo na sociedade. Contato Social Primário: Os contatos pessoais, diretos e que tem uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. 6. Contato Social Secundário: São os contatos impessoais, calculados, formais. 7. Isolamento Social: É a ausência de contatos-sociais 8. Interação Social: O processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. 9. Integração social: É um processo dinâmico e multifatorial que supõe que pessoas situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros. 1. Relações Sociais: ?o relacionamento entre indivíduos ou no interior de um grupo social. 12. Processos Sociais Associativos: Estabelecem formas de cooperação, convivência e consenso no grupo. 13. Cooperação: É a forma de interação social na quais diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. 14. Acomodação: É um processo social em que o individuo ou grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem correr mudanças internas. 15.
Assimilação: Processo social em virtude do quais indiv[duos e grupos diferentes aceitas e adquire padrões comportamentais, tradição, sentimentos e atitudes de outra parte. 6. Processos Sociais Dissociativos: Quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência. 17. Competição: Forma mais elementar e universal de interação, consistindo na luta incessante por coisas concretas, por status ou prestígio; é continua, e geralmente inconsciente e Impessoal. 18.
Conflito: Luta consciente e pessoal, entre indivíduos ou grupos, em que cada um dos contendores almeja uma condição, que exclui a desejada pelo adversário. 19. Terrorismo: O terrorismo pode ser caracterizado como o emprego indiscriminado da violência contra pessoas ou coisas, com o bjetivo de suscitar o sentimento de medo e pavor permanentes na sociedade e, desse modo, enfraquecer ou minar politicamente governos ou Estados. 20. Comunidade: conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. 1. sociedade: Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum. 22. Papeis Sociais: Define o conjunto de normas, direitos, deveres e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo u dentro de uma instituição. 23. Status Social: É o lugar ou posição que a pessoa ocupa na estrutura social de acordo com o julgamento coletivo ou consenso de opinião do 24.
Cidadania: É o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. 25. Igualdade: O principio de que todos somos iguais perante a lei, acompanhado dos direitos e deveres do cidadão. 26. Equidade: Disposição para se reconhecer imparcialmente o direito de cada 27. Esfera Publica: O Estado e seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. 28. Esfera privada: Lugar das atividades econômicas, dos interesses particulares. 29.
Opinião Publica: Consiste nas opiniões sobre assuntos de interesse da nação, livres e publicamente expressas por homens que nao participam do governo e reivindicam para as suas opiniões o direito de influenciarem ou determinarem as ações, o pessoal ou a estrutura de governo. 30. sociedade Civil: 3 das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento 31. Agregados Sociais: Constituem uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que, apesar da proximidade física, têm um minimo de omunicação e de relações sociais. 32.
Grupo social primário: A uma íntima cooperação e associação face a face. São primários sob vários aspectos, principalmente porque são fundamentais na formação da natureza social e nos ideais do indivíduo. 33. Grupo social secundário: As relações geralmente são estabelecidas por contato indireto e, no caso de serem por contato direto, são passageiras e desprovidas de intimidade; as relações são ainda formais e impessoais. 34. Grupos Sociais Intermediário: São aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários. 5.
Massa: É um conjunto de pessoas dispersas em um meio geográfico e que recebem o mesmo estímulo de um determinado veículo de comunicaçao. 36. publico. Pessoas que têm em comum o desejo de assistir a um determinado evento e partilhar um mesmo local físico. 37. Multidão. Grande número de pessoas unidas temporariamente, influenciadas pela mesma emoção e capazes de realizar uma ação coletiva. 38. Liderança Institucional: Deriva da autoridade e sua promulgaçao. 39. Liderança Pessoal: Originada pelas habilidades próprias do líder. 40. Normas: Qualquer modo ou condici nduta socialmente 4DF4