Habibs

Categories: Trabalhos

0

HABIB’S: 23 ANOS DE HISTÓRIA INOVAÇÃO O Habib’s, maior rede de fast-food do País genuinamente brasileira e a maior do mundo como fast-food de cozinha árabe, surgiu, em 1988, na capital paulista, e aliou o cardápio variado a uma politica de preços extremamente acessíveis. O resultado foi a expansão da marca e a consolidação do negócio como um dos maiores e mais respeitados do País. Com 23 anos de história e 20 mil colaboradores, soma, atualmente, 340 lojas no Brasil, distribuídas em 110 cidades de 17 estados e do Distrito Federal.

Seu sistema delivery é considerado um dos mais vançados da Améric I 1 Swipe to page O sucesso do Habib’s ue – econômica e se expa i’ • de sucesso, está no t de instabilidade favorável a cases o, Inovaçao e palxao, que sempre pautou a hist ria da marca. Desde a inauguração da primeira loja, a empresa tomou decisões acertadas, baseadas tanto no feeling de seus administradores, quanto no efetivo e constante trabalho de observação dos movimentos e mudanças do mercado.

Com isso, o Habib’s investiu na centralização de sua produção, visando à padronização de seus produtos e à excelência na ualidade dos itens do cardápio oferecidos em suas lojas. Outro ponto fundamental para a expansão dos negócios foi a adoção do sistema de franquia, que ampliou o leque de atuação da marca com a conquista de novos estados e consumidores.

Em 1992, a rede desenvolveu u um modelo de franquia com estrutura diferenciada, para oferecer total apoio ao investidor, com suporte avançado em todas as fases do processo, desde a escolha do ponto comercial, passando por treinamento de toda a equlpe, além de reciclagens e constantes incentivos para que lojas e funcionários pudessem tingir os melhores resultados. Após 19 anos do inicio da expansão, via sistema de franquias, mais da metade das 340 lojas são franqueadas. A estratégia de comunicação da rede sempre foi pautada na presença continua na midia e comunicação diferenciada no ponto-de-venda.

O conceito de produção verticalizado do Habib’s propicia a padronização de produtos e processos, garantindo qualidade e escala necessárias. A estrutura conta com o apoio das empresas de: laticínios (Promilat), padaria e doçaria (Arabian Bread), sorveteria . com as marcas Ice Lips/Portofino), agência e propaganda (PPM), agência de viagens (Bibs’Tur), escritório de arquitetura (Vector 7), consultoria de franquia (Franconsult), consultoria imobiliária (Planej) e contact center (Voxline).

A rede conta com 13 centrais de produção, instaladas em regiões estratégicas do país, que respondem pelo preparo dos tens consumidos nas lojas e, ainda, pelo fornecimento dos principais insumos, como queijos, pães, sorvetes e doces e abastecem lojas instaladas num raio de até 300 Km. O cardápio também é protagonista no sucesso da marca. Com destaque para as receitas árabes “esfihas, tabules, kibes e harutos” incorporou, ao longo de sua trajetória, itens como pizzas, sand “esfihas, tabules, kibes e charutos” incorporou, ao longo de sua trajetória, itens como pizzas, sanduíches, sobremesas variadas e bebidas.

Mais recentemente, a Rede lançou o bolinho de bacalhau que, rapidamente, se transformou em sucesso de vendas. Ao todo, são mais de 50 opções entre doces e salgados, que reforçam a estratégia do Habib’s em inovar sempre e ditar tendências gastronômicas num mercado de paladares carentes de novos sabores. As Bib’sfihas, no entanto, continuam estrelas do cardápio e carros-chefe da marca. Um dos grandes acertos foi o “Pastelzinho de Belém”, iguaria de origem portuguesa, que vende, anualmente, uma média de 20 milhões de unidades.

A palavra de ordem dentro do Habib’s é inovação. A rede conta com profissionais altamente capacitados, envolvidos em pesquisas de novos produtos, estratégias de crescimento e constante aperfeiçoamento do trabalho das equipes nas lojas e centrais de produção. Como fruto desse trabalho, a rede lançou, em 2009, um novo formato de loja com 150 m2, direcionado, principalmente, para possibilitar a entrada da marca em cidades om população superior a 100 mil habitantes.

Outra inovação foi o lançamento da Universidade Habib’s, que abriu suas portas, em 2009, com o intuito de promover o constante desenvolvimento das competências dos profissionais que atuam nas lojas da rede. A ideia foi tão bem aceita que, que, durante o ano de 2010, foram ministradas, aproximadamente, 240 mil horas de cursos, que incluíram 5. 371 turmas de matriz de qualificação, os workshops do Programa de PAGF3DF11 de cursos, que incluíram 5. 71 turmas de matriz de qualificação, os workshops do Programa de Desenvolvimento de Lideranças o curso de MBA para administradores Habib’s, contabilizando, aproximadamente, 48 mll partlcpações de colaboradores. O reflexo das ações do Habib’s está nos números contabilizados pela rede. Mais de 200 milhões de clientes passam, por ano, pelas lojas da rede. Nelas são consumidas, anualmente, cerca de 680 milhões de Bib’sfihas, mais de 34 milhões de kibes, 10,5 milhões de pratos árabes e 6 milhões de pizzas.

O reconhecimento dos consumidores e da comunidade, além da boa performance no universo dos negócios revela o comprometimento do Habib’s com o esporte e com o terceiro setor. Além de clubes de futebol, a marca é patrocina de atletas de diversas modalidades. Além de prêmios como “Melhor Franquia”, “Melhor Fast Food” e de “Excelência em serviços ao cliente”, o Habib’s também é reconhecido como benchmarking no mercado por seu nível de profissionalização e pelo alto índice de aprovação.

A experiência com o Habib’s levou o grupo a lançar outras marcas de sucesso como a rede de fast-food Ragazzo, que soma 22 lojas em São Paulo e em Santa Catarina, e o Box 30, conceito inédito no mercado de fast food, onde tudo o que for pedido acima de 30 nidades, o cliente leva o dobro, desde que a solicitação seja por até três sabores diferentes do mesmo item ou uma combinação de até três salgados diferentes com o mesmo preço. O Habib’s deve fechar 2011, com 40 novas lojas em todo o País.

Linha do com o mesmo preço. Linha do Tempo Habib’s: 1988 — Inauguração da 1a loja na rua Cerro Corá, bairro da Lapa, em São Paulo (SP). A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se unem com a meta de abrir novas lojas. 1991 – Padronização – a cozinha central é montada, e recebe infraestrutura de ponta e passa a atender todas as lojas da rede 4 horas. A partlr daí, toda a produção e distribução da rede fica centralizada, o que garante maior controle de qualidade. 992 — A rede aposta no sistema de franchising e inaugura a primeira loja franqueada da rede em Santo André (SP). 1993 — É criada uma nova central de produção de pães e discos de pizza e, também, uma sorveteria – ambas com tecnologia sofisticada, para suprir às necessidade da rede. No mesmo ano, o Habib’s inaugura uma nova sede administrativa para dinamizar a operacionalização das lojas, além de um auditório, dando abertura a uma série de cursos voltados a qualidade total. 94 — Tem inicia os projetos de prospecção de outras cidades que irão operar por meio de master franquias. No mesmo ano, uma edição especial da Revista Exame, traz o Dr. Alberto Saraiva como um dos empresários de maior destaque no País, por dobrar o número de lojas da rede. O Habib’s recebe o prêmio de franquia do ano de 94 e fica entre as dez melhores em operação no país. 1995 — Em julho, a rede inicia processo de expansão rumo ao interior. A rede Habib’s recebe, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de me expansão rumo ao interior.

A rede Habib’s recebe, pela segunda ez consecutiva, o prêmio de melhor franquia do ano. 1996 — A rede define a localização e dá início ao processo de adaptação das futuras instalações da sua unidade produtiva no Rio de Janeiro, que prevê o atendimento de cerca de 60 lojas na cidade. No mesmo ano, o Habib’s inaugura a primeira unidade de auto-atendimento no centro de São Paulo e Inclui os refrigerantes em seu cardápio por meio de uma grande parceria com a Coca- Cola. 997 — O Habib’s inaugura suas primeiras unidades no Rio de Janeiro e em Fortaleza e intensifica sua particpação no interior paulista. Nesse ano, introduz em suas lojas o cardápio em braile e inclui a batata frita no mix de produtos. 1998 — O Habib’s comemora 10 anos de atuação no mercado e ultrapassa a marca de 100 lojas no País com a inauguração de unidades na região central do País (Brasília e Goiânia). Ainda em 98, a marca lança o Double Habib’s, um lanche com dois hambúrgueres grelhados, que aumenta a popularidade da rede.

Nesse mesmo ano, o Dr. Alberto Saraiva, presidente e fundador do Habib’s, é escolhido o Melhor Franqueador do Ano, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a empresa recebe o rêmio Qualidade Brasil da Internacional Exporter’s Service. 1999 – Ano da entrada da marca no estado de Minas Gerais. Em abril de 1999, muda suas instalações administrativas para novo endereço. A central passa a contar com infraestrutura de ponta, auditórios e uma cozinha experimental para testes de novos produtos.

O Ha infraestrutura de ponta, auditórios e uma cozinha experimental para testes de novos produtos. O Habib’s firma importante parceria com a gigante Warner Bros. para uso dos personagens em seu kit infantil. Tem inicio a campanha “Nosso preço começa om zero”, que destaca três produtos que custam menos que R$ 1 (kibe, pastel de queijo e de carne e esfiha de carne e queijo), e reforça o comprometimento do Habib’s com o consumidor por meio de uma política de preços baixos. O primeiro mês de campanha elevou a venda do pastel em 220% e da esfiha e do kibe em 30%. 000 — O Habib’s inaugura suas duas primeiras unidades no estado do Pernambuco e uma central de produção para atender todas as 20 lojas previstas para as cidades de Recife, Olinda e Caruaru (em Pernambuco) e João Pessoa e Campina Grande (na Paraíba). Neste ano, a marca personaliza seu produto principal, a sua tradicional esflha, que passa a ser denominada gib’sfiha. 2001 — A rede anuncia seu projeto de internacionalização para a América, denominado “Business Master Flórida”, que prevê 102 lojas para a Flórida, no prazo de sete anos. O projeto foi postergado em função do atentado de 11 de setembro de 2001, nos EUA.

Ainda em 2001, o Habib’s coloca no ar seu Serviço de Relacionamento com o Cliente, batizado de “Alô Tia Eda”. 2002 — A marca coloca em funcionamento um exclusivo serviço de entregas. Para tanto, investe R$ 10 milhões. A rede Habib’s nstitui o dia 16 de outubro como Bib’s Dia Genial – toda a renda obtida com a venda das esflhas era, então, destinada a como Bib’s Dia Genial — toda a renda obtida com a venda das esfihas era, então, destinada a entidades sociais, como a Fundação Ação Criança e o Hospital Pediátrico da Santa Casa de Misericórdia.

Encerra o ano com um volume recorde de novas lojas em funcionamento: foram 30 lojas inauguradas no Brasil. 2003 — O ano entrou para a história da rede Habib’s. Em meio às comemorações dos IS anos da marca, o Habib’s adotou uma série de iniciativas que só contribuíram para o desenvolvimento a marca. No mês de abril, foi lançado o Pastel de Belém, que superou as mais otimistas previsões de venda e atingiu a marca de 20 milhões de unidades no ano. Para conseguir esse feito, investiu em ações de merchandising, que envolveram os principais apresentadores de W do País.

O ano também ficou marcado pela entrada do Habib’s no marketing esportivo com o patrocínio do São Paulo Futebol Clube. A parceria permitiu que a marca exibisse sua logomarca nas mangas do uniforme do time, inaugurasse uma loja dentro do estádio do Morumbi e, ainda, comercializasse seus produtos durante os jogos. Para fechar 2003 em grande estilo, a rede apostou num exclusivo Snoopy de pelúcia para seu Kit Habib’s. O sucesso foi tão grande que o brinde esgotou em poucos das e uma nova remessa foi providenciada. 2004 – O ano ficou marcado pela definição de master franquia do Amazonas – em Manaus.

Depois do sucesso do Pastelzinho de Belém, o Habib’s lança Bib’stortas nas versões maça, banana e Romeu e Julieta, e esfihas folhadas com recheios inusitados de ricota com tom versões maçã, banana e Romeu e Julieta, e esfihas folhadas com recheios inusitados de ricota com tomate seco e de carne. Chega às lojas de todo o País a nova versão do kit infantil Habib’s. O personagem GARFIELD ilustra as caixinhas do combinado. para o brinde, são desenvolvidas duas versões de pelúcia, além de quatro tipos de quebra-cabeça.

O Habib’s encerra o ano com 36 novas unidades inauguradas pelo Brasil. O estado de Minas Gerais bate recorde de inauguração e totaliza 12 unidades. A rede lança a campanha institucional “Amigos”, que ancorou toda a comunicação da rede em 2005. 2005 — O Habib’s inicia o ano premiando os melhores profissionais de 2004 com carros e eletrônlcos, numa grande esta no Olímpia (SP), embalada por show dos Titãs. A rede anuncia a sua primeira grande campanha institucional “Amigos” e, pela primeira vez, muda o formato da Bib’sfiha, que chega ao cliente com contorno de coração.

A rede inaugura as primeiras unidades (loja e central de produção) em Manaus, totalizando três lojas no norte do Pais. O processo de expansão da rede tem continuidade nas demais regiões e alcança a marca de 260 unidades, além da criação de 800 vagas de emprego ao final de 2005. 2006 — Registro para o aumentou no número de clientes em Outro resultado positivo veio do delivery, que cresceu em 100 il novos pedidos, ou seja, 3% de crescimento em relação ao ano de 2005.

A abertura de novas lojas também marcou o ano: primeira unidade em Diadema (passa a estar presente em todas as cidades do ABCD Paulista), e nos Sh PAGFgDF11 unidade em Diadema (passa a estar presente em todas as cidades do ABCD Paulista), e nos Shoppings Ibirapuera e Center Norte (dois dos mais antigos e conhecidos reduto de compras de São Paulo). O ano também foi marcado pela conquista do prêm10 de Excelência em Serviços ao Cliente, concedido pela revista Consumidor Moderno. 2007 — Marca um ano de grandes iniciativas.

O Habib’s foi a primeira rede de alimentação a se adequar à Lei Cidade Limpa na Cidade de São Paulo. No mês de abril, o foi o grande vencedor no segmento fast-food, do IX Prêmio AlshopNisa pelo voto popular, considerado o mais importante no segmento varejista. As premiações não pararam por aí. Em maio, o Hablb’s fol o grande vencedor no segmento fast-food, do VIII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, nas categorias Fast-Foode oja Virtual. Os miniquibes foram o lançamento de 2007, com três diferentes recheios: homues, coalhada seca e cremily.

O ano de 2007 também ficou marcado na rede Habib’s pelo novo posicionamento de comunicação, iniciado com a escolha da Giovanni+DraftFCB, que desenvolveu o “Você Feliz’. A agência criou uma grande campanha para os miniquibes recheados, que foi um sucesso e garantiu 0 1a lugar no prêmio “Empresas Marketing do Ano”, concedido pela revista Marketing. Ainda neste ano, foi realizado o Experts Habib’s, um extenso programa para tornar o colaborador um profundo conhecedor dos conceitos e praticas da empresa. Essa iniciativa partiu do fundador/presidente, Alberto Saraiva, por meio do seu livro “Como adm PAGF 11

Lei ohms

0

Esse experimento foi feito em laboratório com auxilio de uma fonte de energia,uma âmpada (led), um resistor, multímetro e fios

Read More

Perfil de minas gerais

0

ELABORADO PELO CENTRO DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÕES (CEI), COM A COLABORAÇAO DO CENTRO DE ESTUDOS DE POLITICAS PÚBLICAS (CEPP), DA

Read More