Herbert marcuse a tecnica

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Universidade federal de Uberlandia Tópicos especiais de Filosofia Social Fábio Lomônaco Pedroso Uberlandia 2012 Segundo Marcuse, a técnica é um fator social que os indivíduos possuem para criar ou inventar máquinas e também o poder de moldar os grupos sociais direcionando suas ações e interesses. A técnica nazismo, quanto par socialismo vinculado intensificação do tra jovens soldados, na a máxima eficiência. ar 2 Sv. içx to view rrente totalitária, umana. O nacional stra engajado pela treinamento dos industrial, visando

Com o passar do tempo criou-se novos padrões de racionalidade e individualidade. Segundo uma racionalidade tradicional ou racionalidade individualista, o individuo carrega consigo valores e padrões de sua forma de vida social e de sua vida pessoal, sendo que, essa forma de sociedade lhe dava condições de desenvolver suas faculdades e habilidades, e que nenhuma lei externa a ele deveria repreendê-lo. O individualismo se mostra na busca de um interesse particular, controlado pelo pensamento autônomo.

Marcuse nos mostra que O interesse próprio racional, não coincidia com o interesse próprio imediato do individuo”, levando o individuo a ir contra a ideologia dominante. Para esse tipo de racionalidade acontecer, era preciso uma ordem social que chamava a atenção desses indivíduos autônomos, e a sociedade liberal era o Ideal para a ascensão do sujeito burguês criador de cultura, ou seja, à racionalidade indlvidualista. Com o passar do tempo, a produção material minou a base econômica em que a racionalidade individualista se firmou.

O ndividuo burguês empreendedor, se viu engolido pelos grandes conglomerados industriais. O sujeito autônomo agora não era bem visto por sua capacidade de empreendimento e sim pela sua eficiência. O empresário ao trabalhar visando o lucro, tem gastos de manutenção das máquinas, com funcionários e outros custos, sendo todos esses pagos, devendo ser mantidos ao nível mais baixo possível, para alcançar um maior lucro. Essa mecânica afeta a racionalidade dos proletários e sob esse impacto a racionalidade individualista se viu transformada em racionalidade ecnológica. go esse sujeito reforça cada vez mais com suas ações a ordem do aparato. A maquinaria se torna instrumento, e esse individuo somente um fator para fazer a máquina trabalhar. A diferenciação entre os sujeitos são acerca das habilidades técnicas de pericia e treinamentos, dentro dos padrões exigidos. Enfim, ser bem-sucedido é estar na ordem sistemática do aparato, por onde a autonomia perde lugar, ou seja, a racionalidade individualista se subsumiu a predeterminados meios e fins.

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