Hidrelétrica, energia eólica e solar

Categories: Trabalhos

0

enviada através de c é a maior produtora Após sua “produção transformadores que a transmissão, parte Hidrelétrica, energia eólica e solar Premium gy gimenezbilloba 23, 2012 6 pages Usina Hidrelétrica Introdução Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

Desenvolver A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será Swipe to page . Itaipu atualmente orfi to nut*ge ransmitida. Durante sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada.

Finalmente ao chegar ao usuário ele pode transformá-la em outras formas de energia, como por exemplo energia sonora, ao ligar um aparelho de som, ou transformá-la em energia luminosa, uando acendemos uma lâmpada, ou mesmo deixamos alguns aparelhos no modo standboy. Não é tão fácil a produção de energia elétrica, além do que demanda muito trabalho e consumo de água represada, sem mencionar que a energia produzida nao pode ser guardada é é produzida e utilizada. As 10 maiores hidrelétricas do Brasil • Pos.

Nome Rio Estado Capacidade OI Usina Hidrelétrica de Itaipu Rio Paraná Paraná 14. 000 MW 021Jsina Hidrelétrica de gelo Monte Rio Xingu Pará 1 1. 233 MW (em construçao) 03Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós Rio Tapajós 8. 381 MW (projetada) 4Usina Hidrelétrica de Rio Tocantins 8. 370 MW ucuruí 051Jsina Hidrelétrica de Jirau Rio Madeira Rondônia 3. 750 MW (em construção) 06 Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira São Paulo 3.. n. 4,1 MW 07 Usina Hidrelétrica de Xingó Rio sao Francisco Alagoas e Sergipe 3. 162 MW 08Usina Hidrelétrica Santo Antônio 3. 50 MW (em construção) 09Usina Hidrelétrica de Fo impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de monhos, ao mover as suas pás. Nos monhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear égua. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos. Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores – grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um cata-vento ou um moinho.

Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eolicos, concentrações de aero geradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de ransmissão. É possível ainda a utilização de aero geradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica. A maioria das formas de geração de eletricidade requerem altissimos investimentos de capitais e baixos custos de manutenção.

Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica, onde os custos com a construção de cada aero gerador podem alcançar milhões de reais, os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero. Na composição do cálculo de investimento e custo nesta forma de nergia levam-se em conta diversos fatores, como a produção anual estimada, as taxas de juros, os custos de construção, de manutenção, de localização e PAGF3rl(F6 produção anual estimada, as taxas de juros, os custos de construção, de manutenção, de localização e os riscos de queda dos geradores.

Sendo assim, os cálculos sobre o real custo de produção da energia eólica diferem muito, de acordo com a localização de cada usina. Apesar da grandiosidade dos modernos moinhos de vento, a tecnologia utilizada continua a mesma de há 1000 anos, udo indicando que brevemente será suplantada por outras tecnologias de maior eficiência, como é o caso da turbo vela, uma voluta vertical apropriada para capturar vento a baixa pressão ao passar nos rotores axiais protegidos internamente. Esse tipo oferece certos riscos de colisões das pás com objetos voadores (animais silvestres) mas não interfere na áudiovisão.

Essa tecnologia já é uma realidade que tanto pode ser introduzida no meio ambiente marinho uma vez que os animais aquáticos não correm riscos de colisão como no ambiente terrestre. A maior fonte de eletricidade do Brasil são as usinas hidrelétricas. Um estudo indica que o pars poderia substituir a energia térmica pela energia eólica. Isso porque as usinas térmicas só são acionadas durante os períodos de seca, quando os rios ficam mais baixos e as hidrelétricas são insuficientes para produzir toda a energia consumida. orém, é justamente nesse período que o regime de ventos no Nordeste é mais intenso. O maior centro de geração de energia eólica do pais é o Parque eólico de Osório, localizado no Rio Grande do Sul, com a capacidade de gerar até 150 MW. Mas um PAGF Osório, localizado no Rio Grande do Sul, com a capacidade de gerar até 150 MW. Mas um complexo de 14 parques eólicos na Bahia deve entrar em operação em julho de 2012 e será ainda maior, podendo produzlr até 300 MW.

A previsão é que a participação da fonte de energia eólica na matriz energética brasileira continue crescendo, como vem acontecendo no resto do mundo, apresentando taxas de crescimento médias de potência instalada superiores a 20 Bibliografia http://pt. wikipedia. org/wiki/Energia_e%C3%B31ica Energia solar Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e uminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica.

A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos: A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é iretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados.

O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica. Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indiret que gera corrente elétrica. Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.

A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão. Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia ara ser fabricado.

A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável, as centrais necessitam apenas de manutenção mínima. Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha. http://www. suapesquisa. com/o_que_e/energia_solar. htm http://www. brasilescola. com/geografia/energia-solar. htm http://pt. wikipedia. org/wiki/Energia_solar

Plano de curso

0

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO COORD. DOS COLEGIOS DA POLICIA MILITAR COLEGIO DA POLICIA MILITAR FRANCISCO PEDRO DE

Read More

Os pilares da liderança

0

OS QUATRO PILARES DA LIDERANÇA A VISÃO COMPARTILHADA Chefe, nos velhos tempos, era quem possuía o chicote, aquele que falava

Read More