Energia potencial elétrica

Categories: Trabalhos

0

Energia potencial elétrica é a energia que determinado objeto ou partícula eletrizado adquire quando colocado na presença de um campo elétrico. Ele pode ser calculado pelas seguintes expressões: , em que K é a constante elétrica do meio, Q a carga geradora do potencial elétrico, q a carga que vai ser dotada de energia, e d a distância atual entre elas (cargas) e do é a distância de referência. , onde V é o potencial elétrico.

A unidade de energia potencial elétrica no SI é o Joule. Energia potencial elétrica Considere duas placas paralelas e ambas eletrizadas niformemente com cargas de sinais opostos que originam um campo elétrico unifor ar 3 to next*ge Quando colocada um como na figura a seg ponto B sob a ação d – It- me entre as placas, cará do ponto A ao No ponto A, a carga encontra-se em repouso, e ao chegar ao ponto B, ela terá velocidade e, associada a ela, energia cinética.

Logo percebemos que no ponto A, a carga tem, associada a ela, energia em potencial com relação a B e essa energia é chamada de energia potencial elétrica. Ao longo da trajetória da carga q do ponto A ao ponto B, na medida em que ela ganha velocidade, a energia potencial elétrica ai diminuindo; e a soma dessas duas formas de energia ao longo de toda a trajetória resulta sempre em um mesmo valor; logo, a força elétrica é cons conservativa e o trabalho realizado por ela entre dois pontos independe da trajetória.

Considere duas cargas Q e q positivas; sendo Q fixa e q abandonada no campo originado por Q, q começará a se deslocar sob a ação da força elétrica proveniente de Q O trabalho realizado por essa força, do ponto de partida a uma distância d’, é a energia potencial que a carga q adquire. A energia potencial elétrica entre duas cargas, sendo uma delas ixa, é calculada através da expressão: Epel = — l/d’) e quando d é multo maior que d Epel = — k. Q. q/d. Epel — energia potencial elétrica K constante eletrostática (N. 2/C2) Q e q = carga elétrica (C) d e d’ distância entre as cargas (m) Por Frederico Borges Graduado em Física Equipe Brasil Escola Potencial Elétrico Imagine um campo elétrico gerado por uma carga Q, ao ser colocada um carga de prova q em seu espaço de atuação podemos perceber que, conforme a combinação de sinais entre as duas cargas, esta carga q, será atraída ou repelida, adquirindo movimento, e consequentemente Energia Cinética. Lembrando da energia cinética estudada em mecânica, sabemos que para que um corpo adquira energia cinética é necessário que haja uma energia potencial armazenada de alguma forma.

Quando esta energia está ligada à atuação de um campo elétrico, é chamada Energia Potencial Elétrica ou Eletrostática, simbolizada por PAGFarl(F3 A unidade usada para a é o joule (J). pode-se dizer que a carga geradora produz um campo elétrico que pode ser descrito por uma grandeza chamada Potencial Elétrico (ou eletrostático). De forma análoga ao Campo Elétrico, o potencial pode ser escrito como o quociente entre a energia potencial elétrica e a carga de prova q.

A unidade adotada, no SI para o potencial elétrico é o volt (V), em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta, e a unidade designa Joule por coulomb (J/C). Quando existe mais de uma partícula eletrizada gerando campos elétricos, em um ponto P que está sujeito a todas estes campos, o potencial elétrico é igual à soma de todos os potenciais criados por cada carga, ou seja: Uma maneira muito utilizada para se representar potenciais é através de equipotenciais, que são linhas ou superfícies erpendiculares às linhas de força, ou seja, linhas que representam um mesmo potencial. ara o caso particular onde o campo é gerado por apenas uma carga, estas linhas equipotenciais serão circunferências, já que o valor do potencial diminui uniformemente em função do aumento da distância (levando-se em conta uma representação em duas dimensões, pois caso a representação fosse tridimensional, os equipotenciais seriam representados por esferas ocas, o que constitui o chamado efeito casca de cebola, onde quanto mais interna for a casca, maior seu potencial). PAGF3ÜF3

Conceitos algoritimos

0

19/02/2012 Algoritmo e Programaзгo de Computadores Aula 2 – Conceitos – Definiзхes e Pseudo-linguagem Livro Texto: “CONSTRUЗГO DE ALGORITMOS E

Read More

O papel do professor de geografia na atualidade

0

POR TAMIE SAITA O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ATUALIDADE Diante da violência que assola as diversas esferas da

Read More