Engenharia eletrica

Categories: Trabalhos

0

Introdução A engenharia elétrica está bastante relacionada ao mercado de trabalho. O curso de Engenharia Elétrica proporciona ao aluno embasamento matemático e desenvolve sua capacidade de abstração e de raciocínio lógico, para assimilar os princípios da Física, especialmente os voltados para a eletricidade e para o eletromagnetismo. Há uma grande preocupação em fazer com que o aluno aprenda a aprender. O curso prepara o egresso para atuar na supervisão e coordenação técnica em geral, da geração, ans PACE 1 org elétrica. O Engenheiro Eletrici Eletrotécnica. o view nut*ge área da eletrônica ão de energia em Eletrônica e em O especialista em Eletrotécnica atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, por meio da elaboração de projetos, plantas e técnicas de execução. Além de providenciar os recursos, orienta a construção, instalação, funcionamento e manutenção de uslnas, aparelhos e equipamentos elétricos. Nessa área, pode ainda atuar na elaboração de projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetos de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica e na manutenção elétrica em geral.

O Engenheiro Eletricista que optar por Eletrônica terá, como campo de trabalho, equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle, sistemas digitais, automação e controle de Atividades principais para o engenheiro elétrico: Projetar e construir Redes de Comunicação voltadas para a aplicação em serwços multimídia, centrais telefônicas digitais, equipamentos de transmissão, tendo como suporte as modernas redes de comunicação etc. elaborar e aprimorar sistemas de controle e automação de máquinas operatrizes, usinas hidrelétricas e linhas de transmissão em geral; projetar, construir, azer a montagem, operação e manutenção das instalações industriais, sistemas de medição e controles elétricos; atuar em todas as etapas do processo de geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica e fontes alternativas de energia.

Engenharia Elétrica A engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo. De observar que, em Portugal, todos os Engenheiros Eletricistas recebem a designação genérica de “engenheiros eletrotécnicos”, independentemente de a sua especialização ser em eletrotécnica ropriamente dita, em eletrônica ou em outro ramo da engenharia elétrica.

No que concerne à energia elétrica, envolve basicamente a: * Geração (usinas/fábricas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, nucleares); * A Transmissão ou o Transporte (linhas de transmissão de alta tensão) (AT) e extra alta tensão (EAT); * A Distribuição e utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos); * Telecomunicações (telefonia fixa e celular, rádio, televisão, internet); I Áreas de atuação dentro de Engenharia Elétrica

I Eletrônica – Projetar, construir e fazer a manutenção de todo e qualquer tipo de equipamento ou sistema elet Projetar, construir e fazer a manutenção de todo e qualquer tipo de equipamento ou sistema eletrônico, como I computadores, transmissores e receptores de rádio, de televisão, de centrais e redes telefônicas. I Potência e energia – Projetar, construir e fazer a montagem, operação e manutenção de instalações industriais e de sistemas equipamentos de medição e de controle elétricos. A área, também conhecida como eletrotécnica, abrange todas as etapas de geração,

I transmissão, distribuição e uso de energia elétrica, além de fontes alternativas e conservação de energia. I Telecomunicações – projetar e construir sistemas de transmissão via terrestre (por meio de microondas ou cabos óticos), via marítima I ‘(por cabos submarinos) ou pelo espaço, com uso de satélites. A profissão de engenheiro eletricista é ideal para quem é curioso e determinado, perde horas manuseando fios e circuitos, acredita ser criativo e ter bom senso. Se você já desmontou um eletrodomestico só para descobrir como funciona, acabou de encontrar sua vocação profissional.

Quem entende as teorias básicas da eletricidade pode parecer maluco, mas é só dar uma pane numa rede de energia que um engenheiro elétrico resolve tudo num passo de mágica. Graças a esses “curiosos”, como Benjamin Franklin, é que a eletricidade passou a ser estudada. Isso impulsionou o “desenvolvimento de motores, geradores, telefone, rádio, TV, computador e até da energia nuclear” Esse profissional entende de tudo o que se refere aos “sistemas de energia elétrica, eletrônica de potencia, máquinas elétricas, equipamentos eletrónicos, controle de sistemas, proteção

PAGF3rl(F8 eletrônica de potencia, máquinas elétricas, equipamentos eletrônicos, controle de sistemas, proteção de equipamentos, fontes alternativas de energia, dentre outras atribuições”. Desta forma, ele é indispensável em todos os setores que envolvem energia elétrica, como “empresas de geração de energia elétrica, distribuidoras, indústrias, universidades, centros de pesquisa, órgãos de planejamento e regulação, consultorias, construtoras, instituições financeiras… Ou seja, desde o uso em casa, em redes de computadores, nas telecomunicações, na medicina, em ualquer atividade a energia elétrica é indispensável. O engenheiro elétrico cuida para que o suprimento e a distribuição sejam garantidos. É uma pena que as pessoas só se lembram disso quando esse benefício é suspendido (como no caso do apagão). Por isso eles são muito importantes, podendo até ocupar cargos de gerenciamento de empresas. Segundo Daher, as principais atribuições do engenheiro elétrico são “projeto, pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de sistemas elétricos” O curso dura, em média, cinco anos.

As disciplinas básicas são s mesmas das outras engenharias: dois anos com ênfase em matemática e física, e nos anos seguintes, estudam- se as disciplinas especificas, como circuitos elétricos e eletromagnetismo, dentre outras. Ele precisa dominar o inglês e o espanhol, por conta da integração dos países do MERCOSUL MERCADO DE TRABALHO O mercado para esta área encontra-se estável. “As melhores oportunidades encontram-se na área de aplicações elétricas à industria do petróleo e nas empresas ou organizações responsáveis pelo desenvolvimento de fontes de energia”, há 7. 99 vagas em 4. 82 anúncios para a área de engenharia elétrica. O salário méd10 inicial deste profissional gira em torn PAGF área de engenharia elétrica. O salário médio inicial deste profissional gira em torno dos R$3mil. Engenheiro elétrico da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), “o melhor de ter escolhido a profissão é poder contribuir para o crescimento econômico e social do país”. Sobre o mercado de trabalho, ele salienta que “há oportunidades para todos os que se formam na área, mas os empregos ou pagam pouco, ou não tem relação como o que foi estudado”.

Isso faz com que muitos ngenheiros elétricos migrem para outras áreas que remuneram melhor, como a financeira e a de informatica. Hoje o profissional não é mais local e sim global, por isso é sempre bom ter disponibilidade de uma segunda língua. Faixa etária para atuar em engenharia elétrica Para fazer estágio deve: Escolaridade:cursando Engenharia Elétrica ou Mecânica a partir do 60 período. Faixa etária minma: 18 anos de idade Faixa etária maxima: de 35, 40 anos de idade Não há nenhuma predominância de gênero ou sexo para atuar nessa profissão, pode ser tanto masculino quanto feminino.

Visibilidade Para a Sociedade Há cerca de dez anos que não temos problemas com empregabilidade, e isso acontece porque a Engenharia Elétrica lida com dois aspectos essencials para a sociedade, que são a energia e a informação”, afirma José Antenor Pomilio, coordenador do curso da Unicamp. A área de transmissão e distribuição vive um momento importante de renovação dos profissionais que ocuparam os car os nos anos 1970, quando de. Além disso, o setor teve um crescimen alternativos, como o mercado financeiro, procuram por esse engenheiro.

Elétrico, este profissional val poder escolher entre dois ramos rincipais de atuação: * Eletrotécnica ( Engenharia Elétrica Pesada Neste ramo de atuação da engenharia elétrica, o profissional vai atuar projetando e dando suporte a grandes sistemas tais como usinas, motores elétricos pesados e instalações elétricas industriais. * Eletrônica ( Engenharia Elétrica de Precisão ): Neste ramo de atuação, o engenheiro elétrico vai atuar em sistemas menores e de maior precisão tais como máquinas e circuitos eletrônicos, pequenos robôs e sistema de controle eletrônicos.

Grade Básica do Curso de Engenharia de Elétrica: * Cálculo Eletromagnetismo * Materiais Elétricos * Sistemas Digitais e Circuitos Elétricos * Microeletrônica * Eletrônica * Conversão de Energia * Automação * Máquinas Hidráulicas e Máquinas Térmicas Especializações para o Curso de Engenharia Elétrica Ainda dentro do contexto das duas áreas principais de atuação: Eletrotécnica e Eletrônica.

O engenheiro elétrico pode se especializar nas seguintes áreas: Especializações Relativas à Eletrônica: * Microeletrônica: Especialização onde o engenheiro elétrico atua no projeto e construção de microchips, processadores para omputadores e circuitos eletrônicos em geral. * Telecomunicações: Se especializando em telecomunicações, o profissional de engenharia elétrica ira atuar no estudo e implementação para sistemas de controle e transmissão de áudio e vídeo.

O engenheiro elét tuar também no proieto de redes de fibra ótica e também em projetos de comunicação via satélite. * Eletrônica de Potência: Especialização onde o engenheiro elétrico vai atuar projetando e controlando sistemas eletrônicos de potencia tais como máquinas elétricas e motores. Especializações Relativas a Eletrotécnica: Sistemas de Energia Elétrica: Especialização onde o engenheiro vai atuar projetando e implementando sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, tais como usinas e linhas de transmissão. Sistemas de Controle e Automação: Ramo de especialização da engenharia elétrica focado no controle de processos industriais através de sistemas elétricos e computacionais. Envolve o desenvolvimento de sistemas de automação tais como robôs e inteligências artificiais. Faculdades públicas e pagas que estudam engenharia elétrica I [piclGraduação 101 102 103 04 105 106 107 08 109 110 Unicamp (SP) USP/São Paulo (SP) UFMG (MG) LJNB (DF) Unesp/llha Solteira (SP) EF Eng. de Itajubá (SP) UF Santa Catarina (SC) PUC (SP) Unesp/Guaratinguetá (SP) [piclPós IEF Eng. e Itaiubá ( IEF Eng. de Itajubá (MG) I Unicamp (SP) Conclusão O engenheiro elétrico estuda com diversos tipos de materiais: matemática, física, química e etc. , todos esses são cursos para complementar. Eles criam, supervisionam e executam projetos ligados à eletrônica. O curso dura cinco anos, porém, ganha um custo bom por seu trabalho. O engenheiro, ganha cerca de 3 a 4 mil reais por mês. Para começar seu trabalho, desenha em um quadro para ver como vai seu andamento da obra.

Eles só constroem grandes industrias, como mercado, empresas, edifícios e etc. Depois de se formarem no curso de engenharia elétrica, podem se especializar em seguintes áreas: Microeletrônica — Onde o engenheiro atua no projeto e construção de microchips. Telecomunicaçóes – Se especializa no estudo e implementação para sistemas de controle e transmissão de áudio e vídeo. Eletrônica de Potência – Especialização em projetar e controlar sistemas eletrônicos de potência. PAGF8rl(F8

A importância do plano real

0

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU ESPECIALIZAÇAO EM VIBA EXECUTIVO EM GESTAO EMPRESARIAL Silvana Florentino de Araújo MACROECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORANEA A Importância

Read More

As distinções no perfil do profissional contábil

0

Capitulo 1 – As Distinções no Perfil do Profissional Contábil 1. 1 Contador, Contabilista ou Técnico em contabilidade NO livro

Read More