Transformadores de potencial

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO Transformadores… 1 . 1 -Introdução ? transformadores………. — — 1. 2-Modelo básico de um transformador…. ….. 1 Transformadores de Potencial • • • • • • • • • • • Tipos de Transformadores de Potencial… … …. ….. …. .. 2. 1-Funções ors to view 2. 2-Tipo Capacitivo…………… 2. 3- ipo Construção de um Transformador……………….. Transformador de Potencial (Alta Tensão).

Transformador de Potencial (Media tensão)…. … 6 TPS de Mediçao,’ Proteção.. Normalização: NBR 6855: 2009. • • • • • 8 … g Conclusão…. . 10 Referências Bibliográficas…. TRANSFORMADORES 1 . 1 -Introdução Um transformador ou trafo é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.

Inventado em 1831 por Michael Faraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz,[l] onde se afirma ue é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada. . 2-Modelo básico de um transformador quanto ao aspecto construtivo. TRANSFORMADORES DE POTENCIAL Os transformadores de potência visam essencialmente a elevação ou redução da tensão de transporte, distribuição e de consumo em redes de energia eléctrica. As vantagens da utilização de transformadores elevadores e redutores de tensão as redes de transporte e distribuição de energia eléctrica são basicamente duas: redução das perdas por efeito de Joule, e redução da secção, do peso e do custo das linhas de transporte.

São caracterizados por um iado de parâmetros, conjunto variado de parâmetros, salientando-se entre eles a potência aparente nominal, e a tensão e a corrente nominais nos dois enrolamentos. A título de exemplo, é comum existirem nas redes de distribução de energia eléctrica transformadores com as seguintes características: 20 kVA de potência aparente, tensões nominais de 6000 V e 230 V nos enrolamentos primário e ecundário, e correntes nominais de 3. 44 A e 87 A; ou então 200 kVA, 1000 V – 400 V e 11. 55 A-288. A; ou ainda 630 kVA e 20 kV 400 V; 10 VIVA e 30 W – 6 kv; 47 125 MVA; 300 MVA, etc. Para além destas características, nos transformadores de potência assumem também particular relevo as questões relacionadas com as perdas por efeito de Joule nos enrolamentos e no núcleo (estas últmas associadas às correntes de Foucault) e com o rendimento, e naturalmente com os sistemas mecânicos de arrefecimento (a seco, em banho de óleo, forçado ou não, etc. ). Uma segunda classe de aplicações dos transformadores de otência é a conversão do número de fases da tensão.

Por exemplo, a montagem criteriosa dos enrolamentos no núcleo permite efetuar as conversões entre redes de transporte trifásicas e de consumo monofásicas ou bifásicas, entre redes trifásicas e hexafáslcas ou dodecafásicas, etc. São encontrados em cabinas de entrada de energia, fornecendo a tensão secundária de 220V, em geral, para alimentar os dispositivos de controle da cabine – relés de mínima e máxima tensão (que desarmam o disjuntor fora destes limites), iluminação e medição.

A tensão de primário é alta, 13. Kv ou maior. O núcleo é de chapas de aço-sílicio, envolvido por blindagem metálica, com terminais de alta tensão afastados por cones salientes, adaptados a ligação às cabine PAGF3rl(FS com terminais de alta tensão afastados por cones salientes, adaptados a ligação às cabines. Podem ser mono ou trifásicos. TIPOS DE TP’S 2. 1 -Funções Básicas • Isolamento contra altas tensões. ?? Fornecimento no secundário de uma tensão proporcional ? tensão primária, com certo grau de precisão, dentro de uma faixa especificada para a tensão primária. Eles podem ser dos tipos: 2. -CAPACITIVO: é constituída de dois condensadores em serie, a relação da divisão é a relação de capacitâncias. Apresenta alta impedância de saída e responde a uma faixa de frequências bem ampla. Devido a estes fatores normalmente é usado com medidores eletrônicos 2. -INDUTIVOS: é um transformador com o primário dimensionado para a tensão a ser medida e o secundário para uma tensão baixa, que alimenta diretamente medldores eletrodinâmicos, como voltímetros wattímetros, etc. Tem resposta de frequência limitada e são preferidos para medição de potência consumida, por exemplo. CONSTRUÇAO Os transformadores são construídos basicamente de fios elétricos enrolados, que, por efeitos eletromagnéticos, transformam uma quantidade de uma grandeza para outra quantidade da mesma grandeza.

Transformador de Potencial (Alta Tensão) Transformador de Potencial Media tensão) Transformadores de Potencial Conclusão A partir deste trabalho, conclui que os transformadores de potência trabalham visando a elevação ou redução de tensão. Suas funções básicas são isolamento de altas tensões para segurança nas medições, exemplo: Em subestações de tensão elevada, o transformador de potencial é empregado para reduzir s tensões de transmissão (100 mil, 500 mil Volts) em tensões menores para poderem ser medidas, em segurança.

Ele é constituído de dois enrolamentos, um deles denominado enrolamento primário e outro secundário. O fornecimento no secundário de uma tensão proporcional a tensão primária, e com um certo grau de precisão, transforma a tensão. Em resumo, ele transforma energia potencial em elétrica. O Transformador de potencial é um transformador que, no funcionamento e modo de construção, é absolutamente igual a qualquer transformador, sejam os “enormes” usados em ubestações ou os que se usam diariamente.

Eles podem ser dos tipos: Capacitivo, que apresenta alta impedância e faixa de frequência ampla (Usada em circuitos eletrônicos), e do tipo Indutivo, que tem frequência limitada e são usados para medição de potencia consumida. Referências Bibliográficas http://v,mw. mundociencia. com. br/fisica/eletricidade /transformadores. htm http://www. ufrgs. br/eng04030/aulas/teoria/cap_13/tiaptran. htm http://www. cpdee. ufmg. br/—clever/l Oespecializa/ProtecaoSEP ps. pdf http://www. simmmei. com. br/simmmei/public/images ITransformadores2. ipg

Caso concreto 2 – civil 1

0

CASO CONCRETO l: Capacidade civil da pessoa fisica. AS irm¿s ROSA VIOLETA e MARGARIDA, respectivamente, com 18, 16 e 14

Read More

Tecnologia em gestão de recursos humanos

0

De pedreiro a milionário: a história de sucesso de um empreendedor O que poderíamos pensar sobre a carreira de um

Read More