Higiene no trabalho

Categories: Trabalhos

0

HIGIENE NO TRABALHO Higiene do Trabalho é a ciência e a arte dedicadas à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de fatores e riscos ambientais originados nos postos de trabalho e que podem causar enfermidade, prejuízos para a saúde ou bem-estar dos trabalhadores. Assim, um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos podendo reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e a rotatividade do pessoal.

As condições que influenciam a higiene no trabalho são o tempo ( horas extras, tipo de jornada, ambiente de trabalho (físico psicológico )e social ( status). As empresas devem oferecer as Swipet page seus empregados co adequadas nos inte quando o trabalhado rás _ garantir a conservaçã d” a ela destinados. Já o I 0 arantem refeições a de trabalho, • a empresa deve e aquecimento evem ser disponibilizados dispositivos termicos em numero suficiente para todos os usuários.

Se o sindicato ter conhecimento de alguma irregularidade quanto ao cumprimento destas normas pode ser feito uma denúncia da empresa ao ministério do trabalho e solicitar fiscalização. Os pnncpais objetivos preventivos são: * Eliminação das causas das doenças profissionais; Prevenção de agravamento de doenças e lesões * Manutenção da saúde dos trabalhadores, reduzindo os efeitos prejudiciais provocadas pelo trabalho em pessoas doentes. Aumento da produti 5wlpe to vlew nexl page produtividade pelo controle do ambiente de trabalho. O programa de higiene no trabalho envolve: 1 . Ambiente físico de trabalho Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividades, uma má iluminação cansa a vista, afeta os nervos, produz má qualidade de trabalho prejudicando o desempenho dos empregados. Ventilação: remoção de gases, circulação do ar, fumaças e odores desagradáveis;

Temperatura: manutenção de níveis adequados á temperatura, sendo que o trabalhador também deve fazer uso de roupas adequadas para enfrentar as condições de trabalho no dia-a-dia. Ruídos: remoção dos ruídos ou utilização de protetores auriculares, sem esta prevenção pode causar a perda da audição. 2. Ambiente psicológico Relacionamentos agradáveis; Atividade laboral motivadora; Gerência participativa e democrática; Eliminação de stress. 3.

Aplicação de princípios de ergonomia Máquinas e equipamentos adequados; Mesas e instalações ajustadas; Ferramentas que reduzam o esforço físico. Canteiro de obras civis em relação a higiene no trabalho: Os canteiros de obras devem dispor de instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, lavanderia e área de lazer. É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, por meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente, sendo proibido o uso de copos coletivos.

As instalações sanitárias devem ser mantidas em prefeito estado de conservação, ter ortas de acesso que impeçam o devassamento, ter parede resistente e lavável, ter resistente e lavável, ter pisos impermeáveis, laváveis e de cabamento antiderrapante, não se ligar diretamente com os locais destinados á refeição, ser independente para homens e mulheres, ter ventilação e iluminação adequadas, ter instalações elétricas protegidas, ter pé direito mínimo de 2,50m, estar em locais de fácil acesso e devem ser constituídas de lavatório, sanitário e mictório na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores. SAÚDE OCUPACIONAL Saúde Ocupacional é uma obrigatoriedade que o Ministério do Trabalho impôs a todas as empresas, visando observar e resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores, sendo asslrn m benefício tanto para o empregado, quanto ao empregador.

Ao proporcionar aos funcionários de uma empresa um ambiente qualificado e sadio para a realização de suas tarefas, a empresa recebe um funcionário que estara mais motivado a produzir, e em seu trabalho não haverá influências ambientais para interromper sua produção, além de aumentar a produtividade e fortalecer a imagem da empresa, ela reduzirá gastos com acidentes e doenças do trabalho, absenteísmo e assistência a saúde, não esquecendo que a saúde da família é essencial para o bem estar emocional dos trabalhadores por isso a maioria das empresas ferecem planos de saúde a seus funcionários. Com uma avaliação clínica especializada na saúde do trabalhador, é possível constatar se o candidato à vaga está em totais condições para exercer as funçóes que se dispõe, ou se após um período de afastamento o funcionário está realmente apto a voltar às atividades, e até mesmo verificar se a condição física do funcionário é apto a voltar às atividades, e até mesmo verificar se a condição fisica do funcionário é qualificada para exercer novas funções.

Os problemas mais frequentes dos profissionais que lidam com a aúde ocupacional são as fraturas, os cortes e as distensões por acidentes no trabalho, os distúrbios por movimentos repetitivos, os problemas de visão e de audição e as doenças causadas pela exposição a substâncias por exemplo. Também se podem deparar com o stress causado pelo trabalho ou pelas relações laborais. Todos os empregadores devem observar atentamente o ambiente fisico de suas instalações, tomando sempre medidas necessárias para colocar seus empregados o mais distante posslVel de riscos físicos, químicos, blológicos e ergonômcos. Para saber realmente quais são esses riscos, deve-se realizar ma vistoria com profissionais especializados em Segurança do Trabalho, esses profissionais levantarão quais os riscos existentes em todos os ambientes de sua empresa, e indicarão ações a serem tomadas para evitar a ocorrência de acidentes.

A Educação para a Saúde é outra responsabilidade da Saúde Ocupacional promovendo mudanças de hábitos e atitudes quanto á alimentação, higiene bucal, estilo de vida mais saudável trazendo exercícios físicos para o seu dia-a-dia. PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL) Estabelece o controle de saúde físico e mental do trabalhador, m função de suas atividades, e obriga a realização de exames médicos. Seu objetivo é prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do empregado. Todas as empresas que possuam empregados, independente do tamanho e grau de ri saúde do empregado.

Todas as empresas que possuam empregados, independente do tamanho e grau de risco, desde que regidos pela CCT são obrigadas a implantar o PCMSO. A estrutura do PCMSO dá-se á: – Identificação da empresa (razão social; CNPJ; ramo de atividade e grau de risco; ne de funcionários, turnos de trabalho etc. ). Definição dos riscos ambientais (avaliação sensitiva; mapa de risco; avaliação ambiental, etc. ). Programação técnica (exames clínicos; exames de apoio diagnóstico com base nos riscos detectados). – Avaliações especiais (ações preventivas em doenças não ocupacionais. ). – Tabulação de dados (relatório anual e avaliações epidemiológicas. ).

Avaliação sensitiva do ambiente * Visita á empresa para verificar o processo de produção; * Estudo profissional gráfico dos setores da empresa para reconhecer possíveis riscos á saúde; * Riscos físicos (ruído, calor, frio, radiações); Riscos quimicos (solventes, produtos químicos); * Riscos biológicos (bactérias, fungos, vírus); * Atitudes antiergonômicas ( erros posturais). Exames médicos Tipos (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função, demissional). * Conteúdo (avaliação clinica, exames complementare). * Periodicidade (variável de acordo com o grau de risco). Exame admissional: É um exame médico simples e obrigatório, que é solicitado antes de firmar a contratação assinada, é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário, para exercer a função que será destinada.

Este exame é iniciado com uma entrevista sobre doenças onde o médico questiona se o trabalhador possui exame é iniciado com uma entrevista sobre doenças onde o médico questiona se o trabalhador possui alguma doença crônica, verifica a pressão arterial, batimentos cardíacos e temperatura. Exame demissional: É realizado quando o funcionário é desligado de suas atividades, para verificar as condições de saúde do funcionário, naquele momento. Exame periódico: É realizado anualmente na empresa, assim identificando possíveis alterações na saúde do funcionário. Exames complementares: É realizado em laboratório que omplementam informações que o médico precisa para decidir sobre a aptidão da pessoa. Retorno ao trabalho: É realizado quando o funcionário ficar ausente do trabalho por mais de 30 dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto, não incluindo férias.

Mudança de função: É realizado sempre que o trabalhador ficar exposto á riscos ambientais diferentes da função anterior. Atestado Ocupacional de Saúde (ASO): É o documento que o medico deverá emitir para cada exame realizado, sendo que a primeira via fica arquivado na empresa e a segunda via fica em oder dc próprio trabalhador. Atestado médico de capacldade funcional: A prática é uma garantia para o empregador e o empregado, sendo que o empregado adquirir alguma doença decorrente de suas tarefas, ele poderá ser indenizado por isso. NR: Norma regulamentadora, relatório anual de indicadores. Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores com empregados.

No caso da perda auditiva estão a cargo do médico coordenador do PCMSO de cada empresa, ou do médlco caso da perda auditiva estão a cargo do médico coordenador o PCMSO de cada empresa, ou do médico encarregado pelo mesmo para realizar o exame médico. A perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, por si só, não é indicativa de inaptidão para o trabalho, devendo-se levar em consideração na análise de cada caso, além do traçado audiométrico ou da evolução sequencial de exames audiométricos. ERGONOMIA Ergonomia é a área de conhecimento que envolve a adaptação de ferramentas ás necessidades do trabalhador, ao invés de tentar fazer o trabalhador se adaptar a ferramenta.

Psicologicamente, um trabalhador usando ferramentas rojetadas de forma adequada sente-se melhor sobre o seu emprego e produz trabalho de maior qualidade, enquanto reduz ou elimina o perigo de movimentos repetitivos. As atividades que exigem movimentos repetitivos, força excessiva, posturas estáticas ou inadequadas, digitação por tempo prolongado, podem levar a dores musculares. Estes tipos de atividades podem ser prejudiciais sem alternância, pausas para descanso ou mudanças de postura. Sua importâncla dá- se na promoção da segurança e bem-estar das pessoas. Uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas, se adquire ao longo tempo.

Para evitar esses problemas, é importante fazer algumas pausas e seguir algumas recomendações para criar um ambiente ideal de trabalho como: Mesa e cadeira A mesa deve ter em torno de 74 centímetros, do chão, e uma boa profundidade para que possa trabalhar com o monitor afastado de 60 a 70 centímetros dos olhos. O assento muito alto comprime as caxas, o que dificulta o retorno do sang 70 centímetros dos olhos. O assento muito alto comprime as coxas, o que dificulta o retorno do sangue, podendo causar varizes, por isso sempre apoiar os pés no chão ou utilizar o auxllio de um suporte de apoio de pés. Os braços da cadeira são importantes quando não há espaço na mesa para apoiar o antebraço, o braço dobrado precisa estar a 900. Monitor A postura deve ser sempre ereta. O topo do monitor precisa estar na mesma altura dos olhos, com uma leve inclinação. Se estiver uma estatura baixa, é melhor improvisar e por uma lista telefônica.

Para quem escreve muito, é indicado uma tela grande, que causa menos cansaço na vista. Teclado Deve ficar na frente e na posição reta com a mao e o antebraço alinhados na mesma posição. O mouse deve se posicionar ao lado do teclado, mantendo os cotovelos junto á cintura, com os ntebraços na horizontal. Iluminação Natural Os olhos necessltam de luminosidade na dose certa, pois a falta dela cansa a vista, mas o excesso também é prejudicial por causa do reflexo. para evitar a fadiga visual, afaste o olhar do posto de trabalho durante alguns instantes e olhe para longe, de preferência através da janela. Isso relaxa os musculos que trabalham muito. Iluminação Artificial Não deve causar ofuscamento direto.

Caso enxergue a luminária refletida na tela do computador, ela não está apropnada. As mais indicadas são a de cristal líquido e a tela plana. Reflexo A posição correta do monitor é er endicular á janela. Quando se trabalha de frente, a clarid sa ofuscamento. Corrija Corrija o problema mudando o monitor de lugar. O protetor de tela não deve ser usado, ele resolve apenas o incômodo do reflexo, mas diminui o contraste da tela aumentando o esforço visual. Cor, temperatura e qualidade do ar. As cores mais indicadas na parede são claras. A temperatura padrão é de 24 grau, menos se cause desconforto. obrigatório á limpeza das tubulações do ar-condicionado.

Vale a pena citar também como exemplo o trabalho de Call Center ou operador de telemarketing ativo ou receptivo que oi publicado em 02 de abril de 2007 no Diário Oficial da União a nova jornada de trabalho além das regras sobre ergonomia, que preve: – trabalho de 06 horas diárias, no máximo, incluídas as pausas e o tempo necessário para a atualização do conhecimento do operador e para o ajuste do posto de trabalho, considerados como parte da jornada normal; – não haverá atividade aos domingos e feriados, seja total ou parcial, exceto nas empresas autorizadas previamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego; – será obrigatório um descanso mínimo de 15 (quinze) minutos antes do início do período extraordinário do trabalho. Estas pausas não se confundem com o intervalo obrigatório para repouso e alimentação, assim, devem ser concedidas independentemente do intervalo, que deve ser de 20 (vinte) minutos; -respeitado o limite de 36 (trinta e seis) horas semanais de tempo efetivo em atividade de trabalho.

Algumas especialidades da ergonomia são: * Ergonomia física: Especializada nas características da anatomia humana em relação a ativi cluindo o estudo da atividade física, incluindo o estudo da postura no trabalho, movimentos repetitivos, manuseio de materiais, segurança e saúde. * Ergonoma cognitiva: Especializada em processos mentais, ais como percepção, memória, raciocínio e motora. Realiza-se um estudo da carga mental do trabalho, tomada de decisão e estresse. * Ergonomia organizacional: Especializada á otimização dos sistemas, estrutura organizacionais, pol[ticas e processos. Seu domínio esta relacionado nas comunicações, trabalho em grupo, gestão de qualidade e cultura organizacional. O alongamento é solução maravilhosa. É uma atividade muito simples, que faz você se sentir melhor. Ele é suave tranquilo e relaxante.

O alongamento pode ser feito em quase todos os lugares e a qualquer hora, não exigindo nenhum equipamento special, nenhuma habilidade. Os benefícios do alongamento são: * Diminuição da tensão muscular; * Aumento da produtividade; * Melhora a circulação e a qualidade do sono; * Aumento da eficiência; * Reduz ansiedade, estresse e fadiga; * Elevação na moralidade. Alguns exemplos de alongamento são: * Respire naturalmente; * Sinta o alongamento; * Relaxe; * Incline a cabeça para o lado, puxando-a com uma das mãos; * Puxe com uma das mãos o cotovelo até sentir alongar a reglãO; * Faça estas repetições diariamente e sempre que sentir cansaço pois isso aumentará a sua disposição. PAGF 10

Teste

0

Contexto Ação Resultado pieron Investigativa http://www. efetividade. net/2008/01117 ‘entrevista/ Entrevista de emprego: perguntas e como responder Parte superior do for

Read More

Turismo esportivo

0

DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO A EMPRESA WTS – Welcome Tour Sports, está sediada na cidade de Santo André, região metropolitana de

Read More