Historia da moeda

Categories: Trabalhos

0

História da Moeda Nos primórdios das trocas comerciais, os produtos eram trocados sem objeto ou documento de intermediação, processo conhecido como escambo, a troca era efetuada, por exemplo, quando se trocava um machado por 20 quilos de grãos, etc. Com o passar dos tempos as famílias foram se especializando na cultura e artesanato trocado, havia família faziam martelos, mes e dos elementos de m r cr Swipe to page úteis e facilmente , outras que só s carneiros era um po de troca.

Entre as famílias e aldeias nem sempre havia carneiros para estipular as trocas, iniciou-se então o uso de metais preciosos omo ouro e a prata, que inicialmente eram usados para no formato irregular e bruto, até serem aperfeiçoados em forma de disco com impressões da região de origem, daí o embrião do que chamamos de moeda. Nome que provem do lugar onde se cunhavam moedas na Roma Antiga: em uma casa situada ao lado do templo da deusa Juno Moneta, sob cuja proteção se encontrava.

A moeda tem a função econômica de simplificar as transações comercias, substituindo o sistema antigo de troca via escambo. Institui-se então a troca indireta e triangular (compra e venda), sendo uma forma de armazenar os valores. om valor inscrito. Graças à moeda, o indivíduo pode generalizar seu poder de compra e obter da sociedade aqullo que sua moeda lhe da direito, sob forma que melhor lhe convém. Atualmente, cada país possui sua própria moeda, que por razões de emissão e controle dos Bancos Centrais, além de uma série de outros fatores, possuem valores diferentes.

Assim ocorre com o Dólar dos Estados Unidos, que é a moeda mais utilizada no mundo inteiro, tanto em reservas internacionais como em livre circulação em alguns países. A longa história do dólar teve inicio ainda no período em que o omínio colonial se abatia sobre os Estados Unidos, na altura não designados como tal. Foi mais concretamente em 1972 que se forjaram as primeiras moedas daquele que viria a ser o padrão pelo qual o mundo tabelaria o valor do seu dinheiro nas praças especulativas internacionais.

A necessidade de emancipação no setor monetário, determinante para uma nação que se inclinava a passos largos para o mundo capitalista das sociedades de consumo foi, por isso, uma manobra de inteligência do governo norte americano dos finais do século XVIII. Contudo, esta integração do dólar próprio nos Estados Unidos se concluiu 65 anos após a emissão das primeiras unidades. O nome dollar deriva de thaler, abreviação de Joachimsthaler, uma moeda de prata cunhada pela primeira vez em 1518, com prata extra(da das mlnas situadas em torno da cidade de Joachimsthal, atual Jáchymov, na Boêmia.

O código ISO 4217 para o dólar dos Estados Unidos é USD, e o Fundo Monetário Internacional Boêmia. O código ISO 4217 para o dólar dos Estados Unidos é USD, e o Fundo Monetário Internacional refere-se ao mesmo como US$, abreviação que também é muito comum fora dos Estados Unidos para designá-lo, uma vez que o dólar foi criado pelos estadunidenses. Foi já em pleno o século XX que a divisa norte-americana ultrapassou os numerários europeus, outrora incontestáveis referências de permuta, impondo-se assim como a moeda de troca nos negócios internacionais.

Porém, apenas em 1944 se oficializa essa hegenomia do dólar, numa data que ficou anda marcada pelo reconhecimento da divisa dos Estados Unidos como a única a poder ser diretamente convertida no metal precioso, o ouro, ao abrigo dos acordos de Bretton Woods, nos quais se determinou que uma onça de ouro valeria exatamente 5 dólares. Contudo, a preferência pelo dólar acabou ao longo prazo por ditar a sua queda bruta, em grande parte devido à sua conjugação com o déficit orçamental, entretanto desenvolvido nas finanças dos Estados Unidos, pois a nação importava mais bens do que os vendidos nos exterior.

Na sequência desses acontecimentos, as reservas da divisa norte-americana na Europa e outros países aumentaram consideravelmente, de tal maneira acentuada que se o eurodólar. O fim da convertibilidade do dólar em ouro foi uma importante alteração para os Estados Unidos, mas violou terminamente o ue hawa sido firmado nos acordos de Bretoon Woods e alertou o mundo das finanças para as possibilidades de tal voltar a acontecer com outras nações que pudessem vir a assumir para as possibilidades de tal voltar a acontecer com outras nações que pudessem vir a assumir o lugar deixado vago pela divisa norte-americana.

Porém, nenhuma outra moeda ocupou a função abandonada sem aviso prévio pelos anteriores detentores daquela responsabilidade, tendo o Fundo Monetário Internacional adotado uma posição mais proeminente na vigilância das taxas de conversão e demais aspectos relacionados com o uncionamento do sistema financeiro internacional como um todo. José Paschoal Rossettl É professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, instituição associada à PUC-MG.

Consultor de empresas para análise do ambiente internacional e do pais, foi professor titular dos Departamentos de Economia da Universidade Mackenzie, PUC-SP, PUC-Campinas e EAESP-FGV. É autor de diversas obras sobre economia e politica econômica. Dentre elas, Política e programação econômicas, Contabilidade social, Economia de mercado: fundamentos, falácias e valores e pectivas. É também co- O Brasil do cruzado: antec

Análise das demonstrações contábeis da cooperativa de saúde

0

VIII Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis – UNEMA – Universidade do Estado do Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop

Read More

Etnias do sul de angola

0

INTRODUÇÃO O termo Nheneca-Humbe, é utilizado parar designar um conjunto de etnias do sudoeste de Angola Localizado ao longo do

Read More