Sustentabilidade e o planejamento ambiental da cidade de campo grande-ms, na perspectiva das tecnologias.

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTÂNCIA CINTIA BARBOSA DA SILVA ELISANGELA DA SILVA PEREIRA ‘Vipe view next page IVAN NASCIMENTO R FATIMA GONÇALVES FRANCIELLE MARA D PRISCILA MEDEIROS 9 SUSTENTABILIDADE E O PANEJAMENTO AMBIENTAL DA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS, NA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS. LTDA ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA campo Grande, MS, RESUMO de de 201 1. A degradação do meio ambiente através dos anos com a exploração intensa e extensiva dos recursos naturais do nosso planeta tem levado os cidadãos a uma reflexão de responsabilidade com relação as nossas atitudes.

Sendo assim, algumas preocupações e por necessidades de ações positivas, a consciência ecológica social, vem em passos lentos mudando, auxiliando e estimulando as pessoas a melhorar o ambiente humano, seja em nosso dia-a-dia, em casa ou trabalho, para a atual e futuras gerações. O posicionamento e adequação das empresas e organizações têm como objetivos obter as melhores formas de prosperidade duradoura através dos inv inovações sustentáveis, actuelles et futures.

Le positionnement et l’ajustement des entreprises et organismes ont comme objectifs la meilleure façon d’atteindre ne prospérité durable grace à des innovations durables et les investissements, la réévaluation de Ia vision du monde social et de nouvelles formes d’éducation et de réflexion culturelle. 12 3. 4 Características– 4. CLASSES OU TIPOS DE PLANEJAMENTO-„ 4. 1 Quanto ao planejamento–— 4. 1 . 1 Organizações e subsidiárias; de Projetos; de Operações; de Comissões—12 4. 2 Quanto ao nlVel de 4. 2. 1 Estratégico; Tático; Operacionalm 4. 3 Quanto aos prazos-— 4. . 1 curto; Médio; Congo– 4. 4 Quanto ao território-— -13 —13 4. 4. 1 Global; Continental; Bloco de Países; Nacional; Estadual; Municipal ou Local–„ –14 4. 4. 2 Área Urbana; Área Rural; Unidade de Conservação; Propriedade Rural–„14 4. 5 Quanto ao número de critérios— 4. 5. 1 Monocritério ou de objeto linear——- — 4. 5. 2 Multicritério ou de objetos paralelos-— 5. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE- 6. SANEAMENTO AMBIENTAL- 7. PLANEJAMENTO AMBIENTAL„- –17 4 8. O LIXO- 8. 1 Classificações dos 8. 1. 1 Lixões- 8. 1. 2 Aterros –21 8. 1-3 Coleta— 8. Composições do lixo 8. 3 Destinos do lixo brasileiro– 8. 4 Dados sobre a reciclagem do lixo BILBIOGRÁFICAS——————— — brasileiro—- — 9. PROJETO 10. OBJETIVO 11. JUSTIFICATIVA- 13. REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO O abastecimento de á 12. CONCLUSAO—— — s OF –22 —-26 m um alto nível de dados da AEM (Avaliação Ecossistêmica de Milênio), feito um estudo onde 1360 cientistas do mundo todo participaram e avaliaram as consequências das mudanças nos ecossistemas e as ações de melhorias para a preservação e promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

A junta coordenadora, no entanto demonstrou preocupação com o estágio em que se encontra o suporte de recursos naturais utilizados pela sociedade, um dos problemas seria a queda da apacidade dos ecossistemas de fornecerem água. A utilização do conhecimento permanecerá reduzida enquanto os serviços oferecidos pelos ecossistemas forem tratados como gratuitos e ilimitados e não receberem o devido valor. O processo de modificações rápidas e extensivas contribuiu para melhorar as condições de saúde e de vida da população, porém o custo adquirido desses ganhos foi a degradação ambiental.

A água está entre uma categoria dos serviços ambientais classificado como serviço de provisão, e a qualidade da água e o controle de doenças como serviços reguladores. 2. O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que v necessidades atuais 6 OF2g realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (a Rio 92), onde se aprovaram uma série de documentos importantes, dentre os quais a Agenda 21, um plano de ação mundial para orientar a transformação desenvolvimentista, identificando, em 40 capítulos, 115 áreas de ação prioritária.

A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indiv[duos no processo de desenvolvimento, ombinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades. O processo iniciado no Rio em 92 reforça que antes de se reduzir a questão ambiental a argumentos técnicos, deve-se consolidar alianças entre os diversos grupos sociais responsáveis pela catalisação das transformações necessárias.

A sustentabilidade pode ser conceituada como: 2. 1 Sustentabilidades Sociais Melhoria da qualidade de vida da população, equidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular; 2. 2 Sustentabilidades Econômicas Públicos e privados, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilibrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia; 2. Sustentabilidades Ecológicas O uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida: redução dos resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de m e regras para uma OF2g Espaciais Equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção de práticas agrícolas ais inteligentes e não agressivas à saúde e ao ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada; 2. Sustentabilidades Política No caso do Brasil, a evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos; 2. 7 Sustentabilidades Ambientais Conservação geográfica, equilibno de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através e processos complexos.

A Figura a seguir, demonstra o relacionamento do nível de detalhamento no planejamento com o ambiente, níveis organizacionais envolvidos e as responsabilidades em cada nível respectivo (Floriano, 1998). Figura-Relacionamento entre responsabilidades, ambientes, níveis organizacionais e de planejamento. [PiC] 3. DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO 3. 1 Assunto ou objeto O assunto ou objeto do lane•amento ambiental é o seu propósito. É o tema centr ento. Em geral, faz parte 8 ambientais na fabricação de produtos; . Redução de impactos ambientais na prestação de serviços. 3.

Elementos do planejamento Os nove elementos de planejamento, a seguir, geralmente, sao explícitos no plano: ‘Propósitos – O que fazer? .Objetivos — Porque fazer? •Prazos – Em quanto tempo? •Políticas – Que regras seguir? ‘Critérios – Como julgar? .procedimentos – Como fazer, que passos seguir (plano de ação)? •Recursos (tecnológicos e financeiros) – O que utilizar? •Monitoramento – O que medir? ‘Controle – Como analisar e revisar o que se fez? Em alguns casos, podem ser agrupados, em um mesmo capítulo do plano, dois ou mais elementos semelhantes, como políticas e critérios. 3.

Unidades organizacionais Usualmente a unidade organizacional é caracterizada no titulo do plano, ou no seu propósito. pode ser: •Corporativa — Envolve toda uma instituição. •Subsidiária – Envolve um setor, ou área de uma corporação. ‘Grupo ou Comissão – Envolve o trabalho de uma equipe de pessoas, em número pré-determinado, na consecução de um objetivo comum. •Operaçao – Envolve a produção de um só produto ou a realização de um só serviço. ‘Projeto – Envolve a produção de algo, com objetivos, cronograma e orçamento pró rios ara sua execução, agindo como uma unidade indep Imente constituída. ático ou operacional) e inter-relação necessária para se atingir os objetivos do planejamento. Tem relação com os níveis e areas organizacionais atingidos. •Qualidade – Refere-se à qualidade que se pretende atingir quanto ao propósito do planejamento. Diz respeito, principalmente, à identidade das organizações ou ao objeto do planejamento; refere-se também às relações internas e externas das organizações. ‘Quantidade – Refere-se à quantidade que se pretende realizar ou produzir. Relaciona-se, principalmente, aos recursos e processos para a execução do planejamento. . CLASSES OU TIPOS DE PLANEAMENTO 4. Quanto ao objeto do planejamento Comissões. Uma Organização é uma instituição com objetivos definidos, formada por pessoas. O planejamento de organizações ocorre, em geral, em cascata, iniciando pelo nível estratégico, onde se define, principalmente, os objetivos e politicas gerais, assim como a missão organizacional, com base em uma visão dentro do escopo das suas atividades. Os objetivos de uma organização sempre estão ligados ao fornecimento de bens e serviços para satisfação das necessidades humanas e a sua missão é o ompromisso da organização com a sociedade, é a sua razão de existir.

A seguir, é realizado o planejamento tático por áreas de atuação ou por departamentos, tendo-se como diretrizes as que foram definidos no nível estratégico. Por último, é realizado o planejamento operacional, independentemente, para cada processo ou atividade realizado em cada setor da organização. Um Projeto, quando é uma parte das atividades de uma organização ligada à consecução de um objetivo bem definido, geralmente tem seu planejamento associado ao nível tático- operacional e entra em detalhamento quanto a processos, recursos e t 0 DF 29

Mitose

0

TÉCNICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA MITOSE OBJETIVO: Observar e identificar as diferentes fases da mitose em que se encontravam as células

Read More

Corpo, espaço e movimento – paralesia cerebral

0

Educação Física e Desporto — 30 Ano Unidade Curricular: Psicofisiologia Docente: Mestre José Guilherme “Corpo, Espaço e Movimento” Crianças com

Read More