Historia do desenho
Centro Paula Souza ETEC Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Técnico em Segurança do Trabalho OF4 p DIFERENÇA ENTRE DESENHO ARTÍSTICO E DESENHO TÉCNICO da linguagem do desenho técnico. Essa geometria passou a retirar a expressão artística do desenho, caracterizando-o com uma linguagem técnica e precisa. Sua metodologia consiste em utilizar a épura (técnica capaz de representar o volume de um sólido) para visualizar objetos situados no infinito. or volta do século XIX, com a Revolução Industrial, a Geometria Descritiva precisava ser normalizada para que a comunicação pudesse ser feita em nível internacional. Assim, a Comissão Técnica TC 10, da International Organization for Standardization – ISO, cumpriu esse papel e tornou a Geometria Descritiva a principal forma de linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura, sendo chamada de desenho técnico. . Tipos de Desenho Técnico O desenho técnico pode ser dividido em dois grupos: 1. Desenho projetivo Aqueles provenientes de projeções do objeto, em um ou mais plano, correspondentes às vistas ortográficas (figuras de projeções ortogonais sobre planos, a fim de representar a forma detalhadamente) e as perspectivas (figuras de projeção sobre um nico plano, que permitem uma melhor visualização do objeto); 2.
Desenho não-projetivo Advindos de cálculos algébricos são representados por gráficos, diagramas, esquemas, organogramas, etc. O desenho projetivo é utilizado em todas as modalidades da Engenharia e da Arquitetu a das diferentes Desenho Elétrico/Eletrônico; Desenho de Tubulações; Desenho técnico de moda, etc. Apesar dessa diferenciação possuem as mesmas bases de apresentação e, por isso, não prejudicam na comunicação. 3.
Normas técnicas Algumas das normas que regulamentam o desenho técnico são: ?? NBR 10647ABR 1989 – Desenho técnico – Terminologia • NBR 13142 Desenho técnico – Dobramento de cópia • NBR 10068:1987 Folha de desenho – Leiaute e dimensões Padronização • NBR 10582:1988 – Apresentaçao da folha para desenho técnico – Procedimento • NBR 14699 Desenho técnico – Representação de símbolos aplicados a tolerâncias geométricas – Proporções e dimensões • NBR 640*1997 – Tolerâncias geométricas -Tolerâncias de forma, orientação, posição e batimento – Generalidades, • símbolos, definições e indicações em desenho • NBR 8402:1994 – Execução de caráter para escrita em esenho técnico – Procedimento • NBR 8403:1984 – Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas – Larguras das linhas – Procedimento 4. A diferença entre Desenho Artístico e Desenho Técnico Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade, ele usa sua criat senho artístico reflete o 3 objeto que representa. para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas.
No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT – Associaçao Brasileira de Normas Técnicas. 5. Como é elaborado um desenho técnico Às vezes, a elaboração do desenho técnico envolve o trabalho de vários profissionais. Primeiro o profissional imagina como a peça deve ser. Depois representa suas idéias por meio de um esboço, isto é, um desenho técnico à mão livre. O esboço serve de base para a elaboração do desenho preliminar. Depois o desenhista técnico é quem faz o desenho técnico definitivo. O desenho técnico que tanto pode ser feito na prancheta como no computador, deve atender rigorosamente a todas as normas 6. Referências 4DF4