Homem e sociedade
Pergunta 1 O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum) porém, nosso foco é próprio ao tratamento cientifico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas, sim, que tem preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a esta afirmação.
Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos de Homem na ideia ampla de hu humano desde que d o orfi to view nut*ge Pergunta 2 Considerando o vo ético do ser 0-saplens. ia sobre os primórdios da evolução que leva o homin deo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução, uma centelha de humanidade ainda embrionária (algum traço estrito de humanidade): .. Aproximando-nos, fecha-se um close no primeiro rosto.
Um homem parece vasculhar o mundo em busca de outras formas como eles. Busca sem sucesso. A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda espécie que se sente caçada. Essa é a marca essencial de todos aqueles corpos pendidos e aqueles rostos torturados: o semblante de uma espécie caçada. A caça te Swlpe to vlew next page tem um olhar que lhe é típico: a impossibilidade do repouso, a consciência contínua da ameaça, o sentimento de que predadores podem surgir por detrás das pedras que os circundam, a sensação de morte em toda parte.
Sua morte. Segundo o que nos dizem os especialistas no sangrento passado dos animais, quando uma espécie se encontra sob forte pressão adaptativa, os poucos sobreviventes que restam estão no foco de uma grande violência por parte da seleção natural. Corpos eleitos para o sofrimento. É como se os olhos injetados de sangue do “criador cruel’ stivessem pousados sobre esses infelizes. Uma velha grita como que a ver fantasmas. Ela põe as mãos nos ouvidos para não ouvir as vozes dos membros do bando que já estão mortos.
Em sua memória essas vozes se misturam aos sons ? sua volta. A experiência da memória se confunde com o mundo ao seu redor e nossa anciã inicia a longa caminhada em direção à realidade apartada do delírio. Uma criança estende a mão, sem olhar para onde. Uma menina maior pega sua mão sem olhar para a criança. Caminham juntas como duas sonâmbulas. A criança pega um verme que se arrasta pela areia e come. Um elho geme e cai, enquanto a menina e a criança pisam sobre sua cabeça sem perceber. À medida que o grupo avança, ele os perde de vista. Ele desiste.
Quando, finalmente a noite começa a cair, todos se jogam ao chão cansados. Durante a noite, o espaço se enche de so noite começa a cair, todos se jogam ao chão cansados. Durante a noite, o espaço se enche de sons. Gritos de longe indicam a presença de animais em movimento. A criança abraça forte a menina e pega no sono. Sonhando, ela vê imagens de uma mulher sorrindo que corre em sua direção. A mulher grávida se mexe. Busca uma posição mais confortável. De repente, se contorce de novo em dores que dobram seu corpo. Não há nada a fazer, a não ser esperar que passem as dores.
O homem, a mulher, a velha e a menina, em silêncio, menos a criança que dorme e sonha, se entreolham. Estão ali, sob o olhar atento do “deus infeliz” que os contempla. A vigília marca a duração da longa noite. Permanecem ali, olhando um para o outro, todos olhando para o alto. percebem pequenos pontos que brilham na escuridão do exílio. Essa cena pede silêncio e respeito. Contemplemos por um instante nossos patriarcas. PONDÉ, Felipe. O exílio. polha de sao pau10. 0/10/2008. A criança abraça forte a menina e pega no sono. Sonhando, ela vê imagens de uma mulher sorrindo que corre em sua direção.
Pergunta 3 Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos). “Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios – povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens PAGF3rl(F6 entanto, apontam os sumérios e os assírios – povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte a Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. ara dar à essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a. C. Em 1290 a. C. , o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1 500 a. C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fen[cios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru.
O homem já deixara para trás sua vida nômade na maor parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”. ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30. 5. 2009. D. “O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”. Pergunta 4 Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, ssinale a alternativa correta. Muito sumariamente, a i PAGF da matéria de jornal, assinale a alternativa correta. “Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a Indivíduos e grupos específicos, ? sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses e outras nações.
A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O eros das diferenças. Folha de São paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003. A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo. Pergunta 5 A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como: D. O animal que mais que elabora, ensina e recorda amparado na sua racionalidade e que mais sofre os efeitos da ultura.
Pergunta 6 A principal característica da cultura é que em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente em redor, aos valores e padrões das coletividades e uni do mundo, sempre inclui tudo do ambiente em redor, aos valores e padrões das coletividades e universo interno dos indivíduos. Isso significa que: A. Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe. Pergunta 7 A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente.
Isso significa que: C. a evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis ? satisfação das necessidades dos seres humanos. Pergunta 8 A transformação do Homem, de homo sapiens-sapiens à ser humano, envolve, necessariamente: A realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano. Pergunta 9 Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do homo sapins-sapiens, podemos afirmar: BA cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos. Pergunta 10