Homem e sociedade

Categories: Trabalhos

0

EXERCICIOS HOMEM E SOCIEDADE Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar: A) Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência. B) É uma espécie que dependeu das características biológicas para definir a Humanidade.

A única diferença entre o Humano e as outras espécies, pod cérebro capaz de efe C) Define-se coletivame história e que não se o biológica de um PACE 1 to view nut*ge e seguem a mesma ças entre as diversas sociedades e culturas existentes. D) Trata-se de uma espécie que tem garantido em sua carga genética a capacidade de aprendizado e socialização, reproduzindo através do tempo sempre as mesmas respostas às mesmas necessidades.

E) Enquanto as outras espécies tiveram pouca evolução cultural, a espécie humana teve pouca evolução biológica. Isso nos faz uma espécie diferente das outras Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar: Ambas teses são verdadeiras, pois é perceptível que o nosso comportamento é determinado biologicamente. Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.

Ambas teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo. Leia o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas: Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações os ambientes ffsicos.

Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o como são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos – um processo denominado Quais são os termos que completam na sequência o parágrafo acima de modo correto? antropólogo; sociólogo; etnocentrismo. eterminismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação. ocial; cultural; antropolog PAGF 93 conhecida pelo seu calor humano. Esta divergência cultural entre as populações européias e os brasileiros pode ser explicada pelas diferenças climáticas: as regiões frias determinam pessoas mais sénas e rígidas, enquanto o cllma tropical favorece a alegria, a sensualidade e a descontração de nosso povo. ” Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do: determinismo geográfico. eterminismo biológico. determinismo cultural. determinismo histórico. determinismo psicológico. BOAS desenvolveu a teona do PARTICULARISMO HISTÓRICO, hamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma evolução histórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não podemos falar em evolucionismo social, pois a história é algo particular a cada povo Crnuitas linhas”), e não um único destino (“única linha”) dentro do qual podemos classificar os “mais avançados” e os “mais atrasados”.

Assim, entre seus pressupostos, é correto assinalar: Sua teoria busca apoio nas ciências naturais para comprovar a origem biológica dos fenômenos culturais; a evolução cultural multilinear depende da herança genética de um povo. Cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que essa sociedade enfrentou, e não um padrão a ser atingido considerando outras sociedades. 93 avançam mais e as outras menos.

Cada hábito cultural deve estar relacionado com a necessidade de sobrevivência de um grupo; assim a particularidade de cada cultura se dá em função da criação de tecnologias diferentes. Não é possível compreender a diversidade cultural sem considerar a história universal humana que nos coloca em diferentes graus de evolução; assim, os povos mais atrasados não evem ser um padrão de referência para a evolução humana. Em 1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que Independe de uma transmissão genética.

Além dessa definição, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou menos cultura a cada indivíduo, como: “fulano tem muita cultura”. Essas duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte maneira: Ambas são idênticas, pois afirmam que a diferença de comportamento entre cada indivíduo é resultado de suas características inatas- que nascem com os indivíduos. Elas definem fenômenos diferentes. A primeira frase diz respeito à evolução biológica da humanidade, enquanto a segunda fala da evolução cultural de uma pessoa.

Ambas mencionam a importância dos processos de aprendizado, mas no caso de Tylor é um conceito científico que pode ser aplicado universalmente (a qualquer ser humano), e no segundo caso, há uma tentativa de diferenciar as pessoas, e é muito usado pelo senso comum. Essas definições se preoc onstrar a importância da um indivíduo. Essas frases definem fenômenos relacionados com a maior ou menor capacidade de transmitir e receber conhecimentos, ou eja, explica como em algumas culturas existe mais educação e em outras menos.

Muito antes do surgimento da Antropologia, havia um debate sobre os elementos que diferenciam o comportamento humano dos demais animais. Jean Jacques Rousseau, em 1775, defende a seguinte idéia: Que o ser humano se diferencia das demais espécies porque é superior biologicamente; possui inteligência, capacidades de uso da razão, e também habilidades motoras para fabricar instrumentos. A diferença, para Rousseau está baseada no fato do ser humano ter alma, pois é a única espécie capaz de reconhecer a criação divina.

Somos todos dependentes de um governo centralizado que mantenha o comportamento baseado em regras, leis e normas; a moral é o que diferencia o ser humano das demais espécies. O que nos faz diferentes é nossa racionalidade e a cultura letrada, a capacidade de erudição sobre diferentes temas do conhecimento. O papel central na transformação de nossa espécie de animais em seres humanos se deve à educação, sem a qual não seriamos muito diferentes das demais espécies. Leia esse trecho do livro CULTURA — um conceito antropológico (LARAIA, R. g, pgs. 3-34) e res onda de acordo com a alternativa correta: s 3 estes estudos predominava, então, a idéia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham Sldo percorrldas pelas ‘ sociedades mais avançadas’! Esse trecho descreve corretamente a seguinte teoria: Relativismo cultural. Progresso cultural. Socialização. Evolucionismo social. Desenvolvimento padrão Sobre a cultura e a diversidade cultural, analise as afirmativas abaixo e assinale a que está correta.

Cultura diz respeito à humanidade como um todo, pois todos os povos desenvolvem cultura. Mas também é possível afirmar ue cada cultura possui uma lógica interna, e isso a diferencia de todas as outras. Cultura deve ser compreendida como uma questão de evolução; há povos mais capazes de evoluir e desenvolver uma cultura melhor, enquanto outros permanecem estagnados. Não há como afirmar que a cultura é uma característica humana, pois cada povo desenvolve uma cultura diferente. A cultura é humana.

Não há como afirmar que existem culturas particulares, pois é a evolução humana determina o comportamento dos membros de sua espécie. frente às outras. Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez ue deveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros. Uma forma correta para qualquer cultura se defender das mudanças culturais. Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, uma vez que a globalização impõe a diversidade cultural. pois cada cultura possui uma lógica própria de mundo.

Sugestão Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa correta: Assim, para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este programa é o que chamamos de cultura. E esta formulação — que consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espécie — permitiu a Geertz firmar que “um dos mais significativos fatos sobre nós pode ser finalmente a constatação de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma só! ” Em outras palavras, a criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente.

Esta amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real e específico onde de fato ela crescer. (LARAIA, R. g. Cultura – um conceito antropológico, R]: Jorge Zahar, 2005, pg. 62) A cultura que um indivíduo desenvolve faz parte de suas características biológicas. Para desenvolver a cultur PAGF 7 93 iver mil vidas e ampliar pois não teria capacidade de adaptação genética. Qualquer ser humano está apto geneticamente a ser socializado em qualquer cultura, pois seu contexto real e específico é o que modela o comportamento.

A amplitude da diversidade cultural pode ser justificada pelos limites genéticos de cada população; cada uma se desenvolve um programa de acordo com o equipamento biológico. Identifique abaixo a frase que considera cultura como um sistema adaptativo. As comunidades desenvolvem tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo padrões de comportamento pela necessidade de adaptação ao meio. Cultura é um sistema simbólico criado acumulativamente pela mente humana para adaptar uma cultura às outras.

Cultura é um sistema de conhecimento, consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade. O pensamento humano está submetido a regras inconscientes, ou seja, um conjunto de princípios que controlam as manifestações concretas de um grupo social. organização econôrmca, ou mesmo padrões de comportamento baseados em programas mentais. Assim, para Geertz, todos o geneticamente aptos PAGF 8 3 constatação de que todos nascemos com um equipamento para iver mil vidas, mas terminamos no fim tendo Vivido uma só! Em outras palavras, a criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente. Esta amplltude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real e específico onde de fato ela crescer. (LARAIA, R. B. Cultura – um conceito antropológico, R]: Jorge Zahar, para desenvolver a cultura, é necessário viver mil vidas e ampliar as possibilidades para ouso de nosso equipamento biológico. Uma criança não pode ser exposta a uma cultura diferente daquela de seus pais, pois não teria capacidade de adaptação genética. rograma de acordo com o equipamento biológico mente humana para adap a às outras. entro de sua sociedade. ou seja, um conjunto de princípos que controlam as Assinale a alternativa correta. Conforme Laraia, “a cultura interfere no plano biológico”. Ou seja, a cultura não é apenas algo “externo” que aprendemos, mas sim, a cultura é incorporada como se fosse o nosso próprio corpo. Assim, a cultura é mediadora de nossa experiência com o corpo. Portanto podemos afirmar que é evidente que a cultura interfere no plano biológico, quando: Uma cultura conquista domínio sobre as explicações científicas a espeito da origem e da evolução humana.

Ocorre a cura de doenças em função de ntuais que fazem parte dos hábitos e tradições de uma cultura, sem uso de medicação ou crurgias. Os indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para parâmetros mais avançados do organismo humano. Em cada cultura o ser humano dispõe de um plano biológico distinto, assim não podemos comparar o organismo de alguém da cultura árabe com outros da cultura ocidental, por exemplo. Ocorre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças alheias a sua própria cultura e que ele não compartilha. Toda cultura muda com o po, pois uma das

Relatorio de ruido

0

Relatorio de ruido DA Dos TRABALHADORES AO HIGIFNF OCUPACIONAL ANO LECTIVO 2009/2010 Avaliação da Exposição dos Trabalhadores ao Ruído iNDlCF

Read More

Importação x exportação brasil/espanha

0

JOSE EDUARDO CAMINHA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO: BRASIL E ESPANHA CASCAVEL – PR 2010 CAMILA MARIA TOSO DANIELA DARTORA FRANCIANE C.

Read More