Idade media

Categories: Trabalhos

0

Idade Media Chamamos de Idade Média, o longo período de quase mil anos, que começou no ano 476, quando o Império Romano do Ocidente caiu nas mãos dos povos bárbaros, e se estendeu até perto das Grandes Navegações, em 1453, quando Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos. Chama-se Média porque foi um período intermediário entre a Idade Antiga e a Idade Moderna. l] Os humanistas, por volta de 1500, denominaram a Idade Média de “Idade das Trevas”, considerando que a grande cultura greco- romana havia parado com as invasões bárbaras e só agora com eles, é que de novo r ara a Idade Média o no desenvolvimento Nessa época, floresci a Baixa Idade Média, cn Itu:- • ção é valida apenas ouve uma parada rodução económica. izantina. Mais tarde, 1000, foi rica de progressos, inovações e mudanças nas cidades e nos campos e desenvolvimento cultural. Costuma-se dividir a Idade Média em Alta Idade Média e Baixa Idade Média. eriodização Castelo de Lichtenstein, construído originalmente noséculo XII e reconstruído no XIX. Os castelos são um dos (cones da Idade Média no imaginário das pessoas. O per[odo da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ?nfase em eventos politicas. Nesses termos, ter-se-ia iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (em 476 d. C. ), e terminado com o fim do Império Romano do a Queda de Constantinopla, no século W (em 1453 d. C. ) ou com a descoberta da América (em 1492)[2] no desenrolar dos chamados Descobrimentos.

A Era Medieval pode também ser subdividida em períodos menores, num dos modos de classificação mais populares, é separada em dois períodos: 1 . Alta Idade Média, que decorre do século V ao X; 2. Baixa Idade Média, que se estende do século XI ao XV. Uma outra classificação muito comum divide a era em três períodos: Idade Média Antiga (ou Alta Idade Média ou Antiguldade Tardia) que decorre do século V ao X; 2. Idade Média Plena (ou Idade Média Clássica) que se estende do século XI ao XIII; Idade Média Tardia (ou Baixa Idade Média), correspondente aos séculos XIV e W.

Esse periodo inicial da história medieval é conhecido como “Primeira Idade Média”, pois é uma fase de transição e de adaptações daEuropa. Períodos históricos “de transição” também podem ser denominados Idade Média, porém o período medieval ? um evento estritamente europeu. O adjetivo relacionado com este período é: medieval Alta Idade Média Império Bizantino Se o Império Romano do Ocidente não brilhava e quase tudo se havia voltado ao primitivismo, por causa das invasões bárbaras, o mesmo não acontecia com o Império Romano do Oriente.

A capital do império era Bizâncio, uma cidade que conservou o patrimônio e a língua helenística re o popular). Bizâncio, antiga colônia grega, foi por muit ital do Império Romano PAGF 36 capital do Império Romano do Oriente. No ano de 330, foi melhorada por Constantino e passou a ter o nome de Constantinopla. Essa importantíssima cidade foi captal do império até 1453, quando tomada pelos turcos otomanos, dando início aos tempos modernos. Constantinopla, hoje tem o nome de Istambul. Os bizantinos souberam aproveitar a posição geográfica do seu território.

De fato, localizava-se na passagem entre a Europa e Asia. Era um local de encontro de rotas comerciais. Desenvolvia-se um intenso comércio de peles, especiarias do Extremo Oriente, grãos de trigo, peixes, mel, sedas, tapetes e artigos de muitos outros locais. Essa cidade chegou a ser uma fortaleza, cercada de água pelos rês lados e protegida por uma grande muralha do outro lado. Por isso, conseguiu resistir às invasões dos bárbaros, devido à sua posição geográfica e por possuir um forte exército e poderosas frotas. Pol[tica bizantina Império Bizantino em 550.

As conquistas de Justiniano estão em verde. O governo era uma monarquia absolutista. O imperador dispunha de poderes absolutos, fazia as leis e tinha também poder religioso. O mais importante dos imperadores bizantinos foi justiniano (527 a 565). Com ele, grande parte do território do império perdido aos bárbaros no Ocidente foi recuperado. Foi um administrador ulto, amigo do trabalho e da justiça. Dividiu com a mulher, a imperatriz Teodora, o seu sucesso. Seu governo foi marcado por lutas sociais: havia muita pobreza contrastando com a riqueza.

Os tributos foram aumentados, o povo revoltou-se na chamada Revolta de Nika. O movimento de revolta foi abafado graças à intervenção da imperatriz Teodora e do general Be movimento de revolta foi abafado graças à intervenção da imperatriz Teodora e do general Belisário. Justiniano foi um homem de grandes conquistas; ampliou o império em dlreção ao norte da África, peninsula Itálica e península Ibérica. Foi também grande legislador e teólogo. Fez importante obra legislativa, reuniu e organizou as teses do Direito Romano em uma grande obra chamada Código Justiniano ou Corpus Juris Civilis.

O código era formado por cinquenta livros e foi um trabalho difícil, coordenado pelo legisladorTriboniano. O imperador fez resumir em quatro livros todo esse trabalho legislativo, originando o Código, o Digesto, as Institutas e as Novelas. Assim, o vasto corpus juris civilis foi simplificado em quatro partes. A cultura bizantina despontou com novos pensadores e estudiosos cristãos. Justiniano construiu grandes obras úblicas, como a famosa Hagia Sofia, e outras tantas arquiteturas. Governou com poderes absolutos, foi considerado o representante de Deus na Terra. Por isso, usou-se a expressão cesaropapismo, que era a supmíssão e controle da Igreja por parte do imperador. Havia muitas desavenças e desentendimentos religiosos, mas Justiniano queria que a Igreja fosse unificada para poder se aproveitar dela em seu governo. Na época de Justiniano, houve um movimento religioso chamado monofisismo. Os adeptos dessa doutrina diziam que Cristo tinha apenas a natureza divina, não possuindo natureza humana. Com o fim do mandato de Justiniano, ou seja, com sua morte, o povo de Constantinopla ficou feliz, pois estava cansado de altos impostos e tanto autoritarismo.

O imperador havia impedido a venda dos ícones, isto é, as imagens sagrada 6 impostos e tanto autoritarismo. O imperador havia impedido a venda dos ícones, isto é, as imagens sagradas de Cristo, da Virgem Maria e dos santos. [ Esta campanha contra as imagens recebeu o nome de campanha iconoclasta. Os sucessores de Justiniano se empenharam em defender o território do Império Romano do Oriente contra os invasores bárbaros, que se desinteressaram do Ocidente. Aparecia, dessa orma, uma longa distância entre o mundo grego e o mundo latino. Depois de Justiniano, a língua grega suplantou a língua latina.

Economia e sociedade bizantinas Mapa da Constantinopla bizantina. A economia era controlada pelo Estado. Havia um intenso comércio em Constantinopla, favorecido pela posição geográfica privilegiada. O governo controlava o preço e a qualidade das mercadorias. O imperador detinha o monopólio das minas e controlava a fabricação de armas. No Império Bizantino, o latifúndio ganhou força. Ricos mercadores, especuladores, desonestos funcionários, grandes proprietários se aproveitaram e e apropriaram das terras dos pobres, deixando-os no desespero.

No inicio do império, os imperadores se opuseram às extensões dos latifúndios, para que não houvesse ricos senhores e grande diferença social, como acontecera no velho Império Romano. Mas as pequenas propriedades em mãos de camponeses não conseguiram se manter. Em Constantinopla, havia também uma classe média, formada por funcionários, comerciantes, artesãos e armadores. Eram numerosos os operários empregados nas imponentes construções e obras públicas. Cultura bizantina Bizâncio, foi o maior centro cultural da cristandade na época. 0] Milhares de manuscritos foram conservados nas PAGF s 6 centro cultural da cristandade na época. [20] Milhares de manuscritos foram conservados nas bibliotecas, mostrando-nos a herança cultural e intelectual da Antiguidade bizantina. Os autores gregos e romanos foram para lá buscar dados culturals para passar a seus alunos ou para os estudiosos da cultura bizantina. Bizâncio apareceu na Idade Média como a cidade dos educadores. [17] Dois monges bizantinos, Sao Cirilo e São Metódio, criaram o alfabeto cirílico. [21] Eles também converteram os eslavos ao cristianismo e levaram-lhes esse alfabeto e a ultura bizantina.

A influência cultural bizantina foi tão grande que chegou até o Ocidente, em Roma ( tália). Os bizantinos eram apaixonados por corridas de carros, puxados por cavalos, realizadas no hipódromo da cidade. Havia dois grupos, os verdes e os Os políticos participavam ativamente, com a intenção de tirar proveito para seus partidos. A arquitetura deixou traços por todos os lados. Se grandes palácios foram destruídos com guerras e invasões, o mesmo não aconteceu com aquedutos e cisternas, que funcionam até hoje. O maior testemunho da arquitetura bizantina foi, sem dúvida, a Igreja de Santa Sofia.

Nessa época, usou-se pela primeira vez a cúpula nas igrejas. Os artistas trabalhavam nessas igrejas com mosaico e marmore. Cisma religioso do Oriente Em 1054 (século XI), houve o grande cisma religioso do Oriente. Foi um movimento religioso, que envolveu também aspectos políticos, porque o Papa apoiava os monges que faziam e vendiam estátuas de santos, mas o imperador era contra, pois temia que esse comércio fortalecesse o poder da Igreja. Assim, 1054, com o cisma (divisão), o povo f esse comércio fortalecesse o poder da Igreja. Assim, 1054, com o cisma (divisão), o povo ficou dividido entre a Igreja Católica do

Oriente, conhecida como Igreja Ortodoxa . com sede em Bizâncio), e Igreja Católica do Ocidente, com sede em Roma, tendo o papa por chefe e ficando conhecido como Igreja Católica Apostólica Romana. O Império Romano do Oriente foi sobre vivendo, mas no ano 1453 foi tomado pelos turcos otomanos. Importância cultural bizantina Os bizantinos deixaram contribuições para o mundo, tais como: * Importantes códigos de leis. * Consewaram e difundiram as obras dos grandes autores gregos e romanos da Antiguldade clássica. * Obras e estilos de arte. ‘k Criação do alfabeto ci nico e desenvolvimento do comércio arítimo . 28] Expansão islâmica Era dos Califas Expansão sob Maomé, 622-532 Expansão durante o Rashidun, 632-661 Expansão durante o Califadoomiada, 561-750 A península Arábica é circundada pelo mar Vermelho, pelo oceano indico e pelo golfo Pérsico. constituida de de desertos e áreas pedregosas e vastas planícies, que só em alguns períodos do ano se cobrem de vegetação verde. Demográfica e historicamente, a península Arábica, no século IV, era habitada por tribos nômades de beduínos (palavra que, em árabe, signfica “habitantes das estepes”). s beduínos eram de rigem semítica, viviam do pastoreio e exerciam um comércio por meio de caravanas, transportando no dorso dos camelos as mercadorias do Oriente até o Mediterrâneo, atravessando o deserto. Na única faixa de terra que costeia o mar Mediterrâneo, surgiram algumas comunidades hebraicas e cristãs, que adoravam um só deus (eram mon PAGF 7 36 Mediterrâneo, surgiram algumas comunidades hebraicas e cristãs, que adoravam um só deus (eram monote(stas).

Mas como outros povos da Antiguidade, a maioria dos habitantes da península Arábica eram politeístas (adoravam vános deuses), e cada tribo tinha o seu ídolo. O único culto comum era a adoração da pedra negra, para eles de origem celeste e ficava guardada na Caaba, um santuário na cidade de Meca que acabou se tornando o principal santuário da península. Para melhor estudar a Arábia e seu povo, podemos considerar dois momentos: antes do profeta Maomé (período que chamamos de Arábia pré-islâmica) e depois de Maomé (período da Arábia islâmica).

A Arábia islâmica surgiu em 570, com o nascmento de Maomé, que sgnlfica “o louvado”. Maomé foi um líder religioso e político que soube unir as tribos e dar a elas uma consciência comum politica e religiosa. De origem humilde, Maomé, quando jovem, foi caravaneiro e, entre as suas freqüentes viagens de um ponto a outro da península, conheceu e entrou em contato com hebreus e cristãos e com os princípios religiosos de várias religiões.

Segundo contam, aos 40 anos Maomé teve uma visão e em seguida proclamou-se o profeta de Deus, isto é, apresentou- se como o homem que trazia a verdade ao povo,Maomé começou logo a pregar contra os falsos ídolos, dizendo que só existia um Deus, Alá, que era o único salvador e quem não acreditasse nessas verdades seria queimado nos infernos, as aqueles que acredita sem em Alá seriam conduzidos ao paraíso.

Maomé ensinava que Deus havia mandado, vários profetas, como Abraão, Moisés, Jesus Cristo e, por ultimo, ele próprio, pregar como os outros profetas, a existência de u PAGF 8 6 como Abraão, Moisés, Jesus Cristo e, por último, ele próprio, pregar como os outros profetas, a existência de um só Deus, Alá. Em Meca, Maomé encontrou forte oposição dos sacerdotes ligados aos cultos pagãos e, no ano de 622, teve que fugir de Meca para Medina, devido a perseguições.

A este fato dá-se o nome de Hégira (em árabe organizou uma orte comunidade, protegida e militarmente, formada por tribos ligadas por laços de parentesco e religião. No ano de 632, Maomé conseguiu retornar a Meca onde foi triunfalmente recebido. Peregrinos indo para fazer o circumambulação (Tawaf ou) em torno da Caaba. Foto tirada da porta Ibn Saud, onde a vista tem uma simetria de espelho quase perfeito. A religião fundada por Maomé foi o islamismo, seguida por seus discípulos e escrita no Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

O Corão prescreve o completo abandono do homem a Deus. [40] A palavra islamismo vem da palavra árabe is-lam, que significa bandono e submissão a Deus. O islamismo é também chamado de religião muçulmana. No Corão estão as verdades sagradas que os fiéis devem seguir, e uma das suas mais importantes prescrições é a participação na Guerra Santa, feita contra os infiéis, para difundir a fé islâmica e converter os pagãos à crença em um só deus, que é Alá.

Assim, os árabes não se importavam de morrer nas batalhas, pois tinham a certeza de ganhar com isso o paraíso. Nas suas conquistas, os árabes se mostraram tolerantes com os vencidos e se limitaram a fazê-los pagar um tributo,foi assim com s hebreus e os cristãos, que puderam continuar professando suas religioes. Os muçulmanos devem seguir rigidamente religiões. Os muçulmanos devem seguir rigidamente as normas do Corão e se submeter a uma única autoridade com poderes religiosos, clvis, políticos e militares.

As igrejas muçulmanas são abertas aos fiéis e o sacerdote (muezin) faz a interpretação das normas do Corão. Há, ainda, fortes proibições, como evitar bebidas alcoólicas e nao comer carne de porco. Os muçulmanos aceitam a poligamia (ter mais de uma esposa) e acreditam no fatalismo, isto é, o destino as pessoas já está traçado. As conquistas árabes Depois da morte de Maomé, os poderes políticos, religiosos e militares foram confiados aos califas, que se tornavam seguidores de Maomé.

Eles guiaram as belicosas tribos de beduínos já unificadas nas conquistas de novas terras e na expansão da religião muçulmana. Distinguimos três fases na expansão muçulmana: * 1a fase (632-661): Em menos de 30 anos, sob a chefia de quatro califas, residentes em Medina, os árabes conquistaram os bizantinos, a Sina, a Palestina, o Egito e a Tunisia. * 2a fase (661-750): Subiu ao poder a Dinastia dos Omíadas, ue transferiram a residência para a cldade de Damasco, onde estabeleceram o califado.

Nessa época, os árabes armaram potentes frotas e se impuseram como potência naval. para os lados do Oriente, atravessaram o Rio Indo. No Ocidente, estenderam seus domínios ao norte da África e passaram o Estreito de Gibraltar, ocupando a Espanha em 71 1, onde dominaram os bárbaros visigodos. Da Espanha foram para a França, mas foram derrotados na Batalha de Poitiers pelos francos, comandados por Carlos Martel. Esse fracasso põe fim ao avanço árabe no Ocidente. * 3a fase (750-1258): Com a chegada da Dinastia

Lista de exercícios 03 – ciência e tecnologia dos materiais

0

engenharia importan OF4 condutividade eletrô a d dos semicondutores pend também a cor e lumi impurezas ou imperf Lista de

Read More

Desafios das empresas modernas

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO Dl BIASE FUNDAÇAO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTE INTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO: ADMINISTRAÇAO DISCIPLINA: ADA I

Read More