Impacto ambiental
A adoção da P+L como um apolítica institucional das empresas, com tratamento efetivo da questão como um sistema de gestão, ao invés da adoção de ações pontuais, pode trazer resultados ambientais satisfatórios de forma contínua e perene. Estes devem ser avaliados periodlcamente por intermédio de indicadores como a produtividade, redução do consumo de matérias-primas e recursos naturais, diminuição do passivo ambiental, redução da carga de res(duos gerados nas plantas produtivas e redução/ eliminação da utilização de substâncias tóxicas.
Obtendo-se r indicadores citados a e refletirão na redu humana, além de tra economlcos para o e PACE 1 ors to next*ge nálise dos e ambiental e do sobremaneira para a imagem empresarial, com melhoria na sua competitividade. A indústria cerâmica desempenha importante papel na economia do pais, com participação estimada em 1% no PIB (Produto Interno Bruto).
A evolução das indústrias brasileiras, em função da abundância de matérias-primas naturais, fontes de energia e disponibilidade de tecnologias embutidas nos equipamentos industriais fez com que diversos tipos de produtos do setor atingissem um patamar preciável nas exportações do país.
Em função de diversos fatores, como matérias-primas classificados da seguinte forma: • cerâmica branca: grupo bastante diversificado, o qual compreende os produtos obtidos a partir de uma massa de coloração branca, em geral recobertos por uma camada vítrea transparente e incolor, como por exemplo, louça de mesa, louça sanitária e isoladores elétricos; • cerâmica de revestimentos: responsável pela produção de materiais na forma de placas, usados na construção civil para revestimento de paredes, pisos, ancadas e piscinas de ambientes internos e externos, os quais recebem diver- sas designações, tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grês, lajota, piso, etc; • cerâmica vermelha: compreende materiais com coloração avermelhada em pregados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas), e também utensílios de uso doméstico e de decoração. Segmento formado em geral pelas olarias e fábricas de louças de barro; • materiais refratários: abrange grande diversidade de produtos com finalidade e suportar temperaturas elevadas em condições específicas de processo elou de operação. Usados basicamente em equipamentos industriais, estão geralmente sujeitos a esforços mecânicos, ataques qumlcos, vanaçoes bruscas de temperatura entre outras adversidades.
Para suportar estas condições, foram desenvolvidos vário dutos, a partir de isolantes que não se enquadram no segmento de refratários, – isolantes térmicos não refratários, incluindo produtos como vermiculita expandlda, sillca dlatomácea, diatomito, sllicato de cálcio, lã de vidro e lã de ocha, que podem ser utilizados, a temperaturas de até 11 00 oc; – fibras ou las cerâmicas que apresentam composições tais como sílica, sílicaalumina, alumina e zircônia e que, dependendo do tipo, podem chegar a temperaturas de até 20000 C ou mais; • cerâmica de alta tecnologia/ cerâmica avançada: produtos desenvolvidos a partir de matérias-primas sintéticas de altissima pureza, por meio de processos rigorosamente controlados e classificados, de acordo com suas funções. São usados em diversas aplicações como naves espaciais, satélites, sinas nucleares, implantes, aparelhos de som e de vídeo, suporte de catalisadores para automóveis, sensores (umidade, gases e outros), ferramentas de corte, brinquedos, acendedores para fogão, entre outros; • Outros: – fritas (ou vidrado fritado): importantes matérias-primas de acabamento para diversos segmentos cerâmicos que requerem determinados acabamentos.
Constituídas por um vidro moído, são fabricadas por indústrias especializadas a partir da fusão da mistura de diferentes matérias-primas. É aplicada na superfície do corpo cerâmico que, após a queima, adquire specto vítreo, com o objetivo de melhorar a estética, tornar a peça impermeável, aumentar a ecânica e melhorar outras constituem-se de óxidos puros ou pigmentos inorgânicos sintéticos obtidos a partir da mistura de óxidos ou de seus compostos. Os pigmentos são fabricados por empresas especializadas, inclusive por muitas das que produzem fritas, cuja obtenção envolve a mistura das matérias-primas, calcinação e moagem.
Os corantes são adicionados aos esmaltes (vidrados) ou aos corpos cerâmicos para conferir-lhes colorações das mais diversas tonalidades e efeitos especiais; abrasivos: parte da indústria de abrasivos é considerada como segmento do setor cerâmico por utilizar-se de matérias-primas e processos semelhantes. Os produtos mais conhecidos deste segmento são o óxido de alum[nio eletrofundido e o carbeto de silício; – vidro, cimento e cal: três importantes segmentos cerâmicos e que, por suas particularidades relacionadas às matérias-primas, características de processo, porte e relevância econômica, são muitas vezes considerados ? parte da cerâmica. 2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO O termo cerâmica é derivado do grego “keramos”, que significa terra queimada” e é usado para designar materiais inorgânicos, obtidos a partir de compostos não metálicos e solidificados por processo de queima.
Dentre as várias matérias-primas utilizadas em sua composição a principal é a argila, material natural, terroso e fino, que ao ser misturado com a água adquire plasticidade e pode ser moldado de ac roduto pretendido. PAGF elas, produzem as chamadas massas ou pastas cerâmicas, cada qual com características específicas, como os anti-plásticos, que reduzem o encolhimento das argilas quando secam, ou os undentes, que abaixam a temperatura de vitrificação da massa. Além destes materiais, podemos adicionar à massa outros ingredientes como quartzo, feldspato, caulim, talco, dolomita, carbonato de cálcio e bentonita. Os processos de fabricação empregados pelos diversos segmentos cerâmicos assemelham-se entre si parcial ou totalmente, podendo difenr de acordo com o tipo de peça ou material desejado.
De um modo geral, a manufatura de produtos cerâmicos compreendem as etapas de: • preparação da matéria-prima e da massa; • formação das peças; • tratamento térmico; e • acabamento. Anda, na fabricação de muitos produtos, estes são submetidos às etapas de esmaltação e decoração. Considerada a necessidade de se conhecer o processo produtivo para a proposiçao de melhorias ambientais para o setor de cerâmica branca e de revestimento, este capítulo aborda as principais caracteristicas e etapas de fabricação de seus produtos. para tanto, segue a apresentação de um fluxograma genérico das etapas produtivas, incluídos os principais aspectos ambientais de cada etapa, seguido da descrição de cada uma delas. Posteriormente são apresentados fluxogramas que trazem detalhes