Informatica

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Universidade Federal do Vale do Sáo Francisco Programação para Computação Professor: Marcelo Santos Linder E-mail: marcelo. linder@univasf. edu. br Ementa Conceito de algoritmo. Lógica de programação e programação estruturada. Linguagem de definição de algoritmos. Estrutura de um algoritmo. Identificadores. Variáveis. Declaração de variáveis. Operações Básicas. Comandos de Entrada e Saída. Comandos de Controle de Fluxo. Estruturas de Dados homogêneos. Introdução à linguagem de Progr Componentes da ling de um programa C. Declaração de variáv ntrada e saída.

Com OF5 Swipe nentp programação. adas. Estrutura e constantes. omandos de turas de dados homogêneas. Modularização. Ponteiros. 2 Metodologia A disciplina será trabalhada com aulas expositivodialogadas, onde serão fornecidos os componentes teóricos e será feita a prática de exercícios. Recursos Quadro branco, marcador, notebook e projetor multimídia. 3 Forma de Avaliação A avaliação será realizada mediante 2 provas escritas e um Books – 2006 MIZRAHI, V. V . “Treinamento em Linguagem C Módulo 1”, Makron Books, SP, 1995. nformaçóes Gerais

Material de apoio Os slides utilizados em aula, descrição de trabalhos, datas de avaliações e demais informações referentes à disciplina encontramse na página www. univasf. edu. br/-marcelo. linder 5 Conceito de Computador Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Contudo, o que deve ser feito para que um determinado tratamento automático de informações ocorra? Deve-se instruir o computador para que o mesmo utilizando-se de sua estrutura execute determinada tarefa. Como instruir o computador a fazer determinado processamento? Podemos utilizar uma descrição narrativa? Qual a vantagem? Não há a necessidade de aprender nenhum novo conceito. Qual a desvantagem? Em virtude da ambigüidade da lingua portuguesa a descrição narrativa é passivel de mais de uma interpretação. 7 Conceito de Algoritmo Com objetivo de se instruir o computador a fazer determinado processamento impossibilitando mais de uma forma de interpretação, foi criado o conceito de algoritmo.

Um algoritmo é uma sequência, que não permite ambiguidade, de paços finitos, assível de ser executada com um esforço finito em tempo finito e que acaba para qualquer entrada inclusive erro). computacionais (passos) que levam uma entrada a ser transformada em uma saída. Algoritmo é uma seqüência de passos que visa atingir um objetivo bem definido. Algoritmo é uma seqüência de passos bem definida que deve ser seguida para a realização de uma tarefa.

Algoritmo é uma seqüência finita de instruções ou operações cuja execução, em tempo finito, resolve um problema computacional, qualquer que seja sua instância. 9 Funcionalidade do Algoritmo O algoritmo tem um papel fundamental por ser o elo de ligação entre dois mundos (real e computacional). A atividade de programação tem inicio com a construção do algoritmo. Mundo Real 10 Máquina Exemplos de algoritmos Como vimos alguns conceitos de algoritmo são bem amplos, podemos definir como um algoritmo uma seqüência lógica de instruções que pode ser executada. ? importante salientar que qualquer tarefa que siga determinado padrão pode ser descrita por um algoritmo, como por exemplo: ALGORITMO: TROCAR UMA LÂMPADA PASSO 1: Pegar a lâmpada ova PASSO 2: pegar a escada PASSO 3: posicionar a escada embaixo da lâmpada queimada PASSO 4: Subir na escada com a lâmpada nova PASSO 5: Retirar a lâmpada queimada PASSO 6: Colocar a lâmpada nova PASSO 7: Descer da escada PASSO 8: igar o interruptor PASSO g: Guardar a escada PASSO I O: jogar a lâmpada velha no lixo 11 ALGORITMO: SACAR DINH 3 S .

Ir até o caixa eletrônico quantia desejada, sacar a quantia desejada; caso contrário sacar o valor do saldo PASSO 6: Retirar dinheiro e cartão PASSO 7: Sair do caixa eletrônico Formas de representação de algoritmos Contudo, quando falamos em algoritmo sob o ponto de vista computacional, como já foi mencionado, não podemos utilizar uma descrição narrativa para representar um algoritmo. Sendo assim, um algoritmo pode ser representado por: um fluxograma; um pseudocódigo (português estruturado). 2 Destacaremos agora uma vantagem e uma desvantagem de cara uma das formas, mencionadas, de representação de algoritmos. Fluxograma: Vantagem – o entendimento de elementos gráficos é mais fácil que o entendimento de texto. Desvantagem – é necessário aprender a simbologia dos fluxogramas. Pseudocódigo: Vantagem – sua transcrição para qualquer linguagem de programação é quase que direta. Desvantagem necessário aprender as regras do pseudocódigo. 3 Conceitos básicos de algoritmos Antes de discutirmos, detalhadamente, os métodos de representação de algoritmos, devemos ter de forma clara a compreensão de alguns conceitos como: Constante; Variável; dentificador; Palavra-chave; Operadores. 14 Constante São Valores fixos, tais como números. Estes valores não podem serem alterados elas instruções do algoritmo, ou Seia, é um espaço de mem r nao deve ser alterado hexadecimal (1 2, 1 fea28) octal (123) reais (2. 34, 2. 34E+05, 2. 4E-9) caracteres 15 é um espaço de memória que recebeu um nome Variável (identificador) e armazena um valor que pode ser modificado pelas instruções do algoritmo. Identificadores são os nomes utilizados para referenciar variáveis, funções ou vários outros objetos definidos pelo programador. letras, dígitos e sublinhado(_); não podem começar com dígito; não podem ser iguais a uma palavra-chave e nem iguais a um nome de uma unção declarada pelo programador ou pelas bibliotecas da linguagem utilizada. 6 são identificadores Palavras-chave (palavras-reservadas) predefinidos que possuem significados especiais para o interpretador do algoritmo. constante enumeração faça senão vá_para int para continue se retorne enquanto real 17 Operadores Aritméticos Unários: +, ++, -Exemplos: +1 -5 a:- a=a-l; b=a; a=a+l; b=++a; a=a+l; b=a; 18 Operadores Aritméticos Binários: +, -, l, %, ‘N Exemplos: a=7%3; Precedência (Hierarquia nas operações) Hierarquia 1 234 56 19 S

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