Instrumentação
PLANO DE ENSINO NSTITUTO: Ciências da saúde CURSO: Farmácia SÉRIE: 10 Semestre TURNO: Diurno/N0turno DISCIPLINA: Epidemiologia e Saúde Pública CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ‘Vipe view next page – EMENTA A disciplina estud Único de Saúde (SUS) ao estudo da epidem desenvolvimento das II – OBJETIVOS GERAIS OF4 Saúde, Sistema de Saúde, associada portância no al de saúde. Propiciar conhecimentos sobre Políticas Públicas de Saúde e a construção do SUS. Apresentar os principais programas de saúde brasileiros, aproximando o aluno da comunidade.
Estudar os principais conceitos necessários para elaboração e/ ou compreensão do diagnóstico de saúde populacional. Compreender os principais determinantes do processo saúde/ doença da coletividade. diferença entre pandemias, endemias e epidemias, com ênfase na análise e controle das doenças transmissíveis, surtos e epidemias. Identificar e saber utilizar as principais fontes de informações de saúde disponíveis. Discorrer sobre aplicabilidade do conhecimento epidemiológico na avaliação e gestão de serviços de saúde. IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.
Conceito de epidemiologia e bases históricas. História; Personalidades: Hipócrates, John Graunt, Louis Villermé, Pierre Louis, Willian Farr, John Snow, Louis Pasteur; Revolução industrial, Teoria Miasmática; Unicausalidade e multicausalidade. 2. Conceito de Saúde, história natural da doença e níveis de prevençao. Conceitos de Saúde e de Doença segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), conceito da História Natural da Doença; Modelo de Leavell e Clark; Período ré-patogênico e patogênico; Níveis de prevenção primário, secundário e terciário. . Processo epidêmico: endemia, epidemia, surto epidêmico e pandemia. Conceito de: endemia, epidemia, surto epidêmico e pandemia. Conceito de freqüência absoluta e freqüência relativa; incidência e prevalência. 4. Sistema de Vigilância Epidemiológica. Conceito de Sistema de Vigilância Epidemiológica; Doenças de notificação compulsória; Notifica 30 e controle de doenças. Saúde e o Desenvolvimento das Politicas Públicas de Saúde no Brasil. Modelos de Sistemas de Saúde: análise comparada entre países — EUA, Canadá, Japão, Cuba e Espanha.
Síntese histórica da saúde com destaque na evolução do sistema de saúde no Brasil: História das políticas de saúde no Brasil. 7. A construçao do Sistema Único de saúde (SUS). Reforma Sanitária; Princípios doutrinários e organizacionais do SUS. 8. Sistema Único de Saúde, leis. Conhecimento sobre as bases cientificas e legais embasadas na constituição federal de 1988. Conhecimento da lei orgânica da saúde 8. 080/90 e 8. 42/90, portarias e normas de saúde. 9. Conferências Nacionais de Saúde (CNS).
Apresentar as principais Conferências Nacionais de Saúde – 8a até a 13a CNS. 10. Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários. Apresentar o Programa de Agentes Comunitários (PACS) e a estratégia Saúde da Família (PSF). 11. Equipe de Saúde na estratégia Saúde da Familia Apresentar a Equipe de Saúde, suas características e a atribuição de cada profissional. 12. Núcleo de Apoio à Saúde da Familia Apresentar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a tuação multiprofissional em Saúde Pública. 13. Programas de Saúde no Brasil.
Apresentar os principais Programas de Saúde do Ministério da Saúde: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Farmácia Popular do Brasil acional de Combate a 3 Outros Fatores de Risco de Câncer; QualiSUS. 15. O Sistema de Saúde Suplementar no Brasil Cobertura privada suplementar, caracterização do sistema de saúde suplementar brasileiro. Planos e Seguros Privados de Saúde. V – ESTRATEGIAS DE TRABALHO Desenvolvimento dos temas por meio de aulas expositivas eóricas, trabalhos em grupo elou individual elou atividades junto à comunidade.
VI – AVALIAÇAO Prova dissertativa e teste, apresentação de trabalhos elou avaliação das atividades junto à comunidade. VII – BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica CAMPOS, GWS, et. al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: HLlCitec, Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006. GIOVANELLA, L (org. ) Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008. MEDRONHO, A. R Epidemiologia – história e fundamentos. 2a ed. São Paulo: Atheneu, 2008. (2 vol). 4DF4