Interpretando e analisando as demostrações contabis

Categories: Trabalhos

0

O profissional contábil dos dias atuais já não possui mais o mesmo perfil daquele profissional de antigamente, cujo principal objetivo era calcular impostos. Diversos fatores influenciaram para que todo o panorama econômico e social se modificasse a contabilidade seguiu o curso dessas transformações.

Diante dessa realidade, mostrar o valor e a importância deste profissional se torna relevante para a classe contábil, pois se percebe que, com a competitividade do mercado globalizado e comas exigências, cada vez maiores, dos clientes e consumidores, torna-se imprescindível, a qualquer profissional, adaptar-se a ssas tendências atuais para valorizar-se como profissional e ser valorizado pelos seus a concorrência cresc estar sempre se recic do, melhorando suas apt mercado, o profissio o mercado em que 0 ss al contábil precisa W. next page nhecimentos e ingressar no rocesso educacional. Anos dentro de uma faculdade no intuito de obter conhecimentos técnicos, desenvolver uma personalidade adequada com a profissão escolhida, descobrir qual papel ele quer desempenhar, entre outros fatores. Palavras-chave: Formação profissional. Perfil. Contabilidade.

Tecnologia Conselho Federal de Contabilidade Conselho Regional de Contabilidade 1 NTRODUÇAO contábil no século XXI, pois indagações sobre nossa profissão surgem a todo o momento Durante nossas pesquisas, tais indagações, foram abordadas em linguagem simples e acessível, apresentamos nosso trabalho dentro de uma sequência lógica e racional, procurando explicar e justificar o porquê da evolução da profissão contábil Procuramos detalhar o Perfil do Contador no Século XXI, um profissional flexível, estudioso e preparado para enfrentar um mercado de trabalho cuja competição e exigências crescem a cada dia, colaborando, assim, para o crescimento profissional acima de tudo, para o desenvolvimento seja cada vez maior da profissão. Preocupamo-nos também em mostrar em qual área o profissional da contabilidade pode atuar sendo o mercado de trabalho para contadores o que mais proporciona oportunidades. Diante dessa necessidade que o mercado de trabalho vem exigindo do contador é que surgiu o desejo de descobrir o verdadeiro papel da contabilidade e o novo perfil do contador.

A presença do contabilista é cada vez mais imprescindiVel para a sociedade e para as organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não. O contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações umanas, além de técnicas de administração. Não pode ficar alheio ao mundo que o cerca, e precisará ler continuamente, tornando-se um autodidata por excelência. Precisa ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação – pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo. 2 PERFIL DO CONTADOR O Perfil do Contador não é recente e ultimamente, tornou-se muito discutida a sua imp sca do desenvolvimento recente e ultimamente, tornou-se muito discutida a sua importância na busca do desenvolvimento da profissão. ?? de grande relevância o seu estudo, pois estamos na época do conhecimento, do capital intelectual, das grandes decisões e que a função do contador na sociedade é fundamental, e a cada dia que passa é mais importante. O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrario, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. O contador deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve ter formação cultural acima da média, inteirando- e do que aconteceu ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no país e no mundo.

O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional. O contador deve estar consciente de sua responsabilidade social e profissional (NASI, 1994. p. 5). No que concerne ao perfil do contabilista, Branco (2003) diz que: O contabilista deve possuir um perfil e uma formação humanística, uma visão global que o habilita a compreender o meio social, politico, econômico e cultural onde esta inserida, tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente. Deve ter uma formação técnica e cientifica para desenvolver atividades especificas da prática profissional, com capacidade de externar valores de responsabilidade social, justiça e ética.

Deve ter competência para compreender ações, analisando, criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, compreensão da necessidade continua aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento da auto- cofiança e capacidade 30F 10 necessidade continua aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento da auto-cofiança e capacidade de transformar. Concordamos aqui com as afirmações de Nasi (1994) e Branco (2003) quando diz que o profissional de contabilidade tem que ser líder e assumir o seu verdadeiro papel em assuntos que antes “quase” não lhe diziam respeito. O profissional de contabilidade tem papel fundamental na organização, pública ou privada, orientando e dando suporte para as tomadas de decisões.

Sendo o Contador de importância para as empresas o perfil do profissional para este século, esta direcionada para pessoas que tenham iniciativa; coragem; ética; visão de futuro e criatividade. O Contador, de nossos dias já não possui o mesmo perfil que tinha no início deste século XX. Diversos fatores influíram para que todo o panorama econômico e social se modificasse e a Contabilidade seguiu o curso das mutações. 3 NOVOS DESAFIOS DA PROFISSAO CONTABIL A contabilidade está passando por uma fase de grandes mudanças. A era digital, obrigatória em muitas empresas, não está só revolucionando os sistemas administrativos destas, como também os Serviços que são prestados pelos profissionais da área contábil.

A relação empresa contador está bem mais próxima, mais frequente e muitos contadores tem usado isto como ferramenta para desenvolver um bom trabalho, agregar valor aos Serviços restados e com isso obter valorização tanto profissional quanto pessoal. Por outro lado, há muitos rofissionais que estão sem rumo. Falta conhecimento, capac uitos casos a relação 4 10 profissional com o cliente é conturbada e distante. Enquanto o profissional contábil trabalha em seu escritório a realidade da empresa se comporta de uma forma bem diferente e enquanto o empresário detém informações à contabilidade, sustentando uma visão de que o contador Visa atender o fisco ambos estão perdendo. Sendo assim o profissional contábil nao pode mais trabalhar focando apenas a legislação contábil.

As empresas demandam de profissionais com uma visão inovadora, projetando cenários futuros e antecipando situações e para o profissional contábil é uma oportunidade para mostrar que a contabilidade pode ser uma ferramenta para tomada de decisão sendo muito úteis as empresas. Este é o momento ideal para mostrarmos que somos detentores de conhecimento e que este pode ser o diferencial de crescimento e sustentação para as empresas frente o cenário mundial agressivo, complexo e desafiador. Portanto contadores, rumo ao futuro, o conhecimento nos fará chegar 4 A TECNO OGIA DA CONTABILIDADE. Alguns anos atrás, o profissional ficava atrás de uma mesa, com pilhas e pilhas de livros, folhas de papel e caneta em punho. Ele também era o responsável por um espaço grande o suficiente para guardar tudo aquilo, ele era o contador. oucos anos depois, com a popularização do computador, esse profissional passou a transferir alguns dados do seu trabalho para as planilhas, que avanço! E quando ele achou que tudo estava automatizado, veio o advento da Internet pra mostrar que ainda havia muito a melhorar. Apesar da modernização, a essência do trabalho nunca mudou: o contador tinha contato apenas com informações de rodutos e a movimentação da empresa depoi 0 contato apenas com informações de produtos e a movimentação da empresa depois do processo de negócio finalizado. Seu trabalho era viabilizar o pagamento de impostos devidos e escriturar, manualmente ou em sistemas de computador, as informações das notas emitidas. Esse processo tornava a rotina do contador extremamente operacional.

Mas há cerca de quatro anos surgiu o SPED (Serviço Público de Escrituração Digital): ferramenta única, capaz de proporcionar ao contador mais tempo para dedicar-se às atividades estratégicas de valor agregado. Pronto, o trabalho desse profissional estava totalmente revolucionado e o mercado pôde contar com uma das mudanças mais favoráveis dessa profissão. O Brasil atualmente conta com mais de 70 mil escritórios contábeis. São cerca de 400 mil contadores espalhados por todo o país. Substituindo o Livro Diário e o Livro Razão por arquivos digitais, o SPED transformou o processo de fiscalização tornando-o muito mais prático e rápido.

O contador agora pode se apoiar nessa solução para aprimorar sua atuação, obter mais conhecimento, ganhar novos clientes e sair na frente da concorrência. Literalmente, o escritório contábil passou a ser usado como consultona, sendo o braço direito das empresas em decisões estratégicas de negócios. Se formos observar os principais pontos dessa transformação, podemos começar pela dificuldade com que os contadores tinham em realizar a busca por documentos. Imagine aquele arquivo morto em que ele armazenava seus documentos fiscais. Agora pense em como seria realizada essa busca, gaveta por gaveta, folha por folha, ou pior, ano por ano. Seria muito d ficil. Agora com o SPED, o que interessa para o contador é o arqulvo 6 0 pior, ano por ano. Seria muito d ficil.

Agora com o SPED, o que interessa para o contador é o arquivo eletrônico, basta digitar o dado no campo de busca, e ele tem em mãos uma resposta rápida e precisa. A transação e cruzamentos de dados agora é real e por isso a busca é tão facilitada. A partir de uma base de dados com informações digitadas pelo escritório contábil é gerado um arquivo digital de acordo com o layout estabelecido, informando todos os documentos fiscais e contabilistas de interesse em âmbito federal e estadual. Tamanha organização facilitou o cotidiano não só do contador, mas também das empresas ue passaram a compreender a importância da ajuda desse profissional. Se as empresas acham que os avanços param por aí, se enganam, mais uma tendência está se mostrando eficiente para esse mercado.

Trata-se do cloud computing, ou computação nas nuvens. Empresas de já oferecem compartilhamento de ferramentas (software, assinatura digital, links de comunicação e impressoras) pela interligação dos sistemas via internet . Aposente o seu servidor, os dados agora serão guardados nas nuvens. E uma das profissões mais antigas do mundo, mudou mais nos ultimos quatro anos do que em séculos de evolução. Lidar com recursos cada dia mais avançados, principalmente a informática, não é fácil. Faz-se necessário desenvolver uma habilidade para manusear os computadores, explorar a internet e utilizar os sistemas contábeis, que contribuem para a qualidade nos serviços prestados.

Conforme SILVA, “os profissionais da área contábil têm olhado com atenção o avanço tecnológico, assim como de outras áreas, de forma positiva como uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento dos neg outras áreas, de forma positiva como uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento dos negócios, ou negativa como possibilidade de perda de sua clientela, devido ao acirramento e especialização da concorrência,” 5 FORMAÇÃO PROFISSIONAL O mercado de trabalho está escasso de profissionais qualificados, criativos e capacitados. Hoje, mais do que nunca, é preciso à conscientização da importância da pesquisa em relação ? construção do conhecimento. Para o ser humano ser criativo e conseguir solucionar todos os problemas encontrados no decorrer da vida profissional, é necessário que o mesmo esteja por dentro de todos os assuntos relativos à sua área de atuação, tenha bastante desenvoltura e inovação. Nos últimos tempos está havendo uma pulverização de faculdades em todo o país.

Instituições se expandiram sem se preocupar com a qualidade da educação transmitida. São colocadas em funcionamento sem respaldo para formar profissionais competentes. Há uma grande preocupação em decorrência desse fato, pois o mercado de trabalho fica prejudicado por receber profissionais desqualificados e ineficientes, consequentemente gerando uma desvalorização da profissão contábil. As instituições de ensino superior têm parcela de grande importância na formação de profissionais. Precisam ser dinâmicas flexíveis, mudando na mesma velocidade em que muda o mundo. Deve ser capaz de atualizar com o mercado, para evitar formar profissionais ultrapassados. ? importante que sejam formadas por professor qualificado e capacitado, inteirados com o perfil do profissional que está sendo exigido atualmente. Só assim os alunos sairão da academia com a visão exata do que os espera lá fora. 80F 10 alunos sairão da academia com a visão exata do que os espera lá fora. Mas a realidade é outra. As universidades continuam trabalhando em cima de materiais já existentes, não incentivando a pesquisa, criação, a inovação e a construção do conhecimento. As instituições precisam reunir a teoria e a prática, contribuindo para o crescimento e valorização da profissão no pars. As aulas têm que ser claras, fundamentadas na teoria, associadas ao dia-a- dia da empresa, atual e com uso de tecnologia.

Os responsáveis pelo andamento das instituições precisam sempre estar atentos à reciclagem dos professores, à constante atualização da biblioteca, ao total aproveitamento das aulas práticas em laboratórios, proporcionando um engajamento dos alunos com a instituição. 6. CONSIDERACÔES FINAS Constatou- se com a pesquisa realizada que a contabilidade tem fundamental importância para a sociedade, que hoje é mais valorizada e tende ainda mais a ser aplicada de forma diferenciada. O mercado de trabalho na era da globalização é o ponto mais marcante desse processo novador, unido com a tecnologia tais se propagam a uma velocidade incalculável.

Os profissionais que já estão nesse mercado estão sentindo toda essa transformação e os que nao conseguem se adaptar está ficando fora do campo de inserção profissional. Os argumentos apresentados são base para futuras pesquisas obre a posição dos contadores diante das constantes mudanças na legislação, qual a viabilidade de cursos de aperfeiçoamento, a importância da liderança na execução das atividades contábeis. O profissional contá uito mais do que ser contábil pode fazer muito mais do que ser apenas contador, a pretensão é de que possa reagir a qualquer tipo de mercado, atuar em diversos contextos, trabalhar com previsões e ser pesquisador.

Recomenda-se essa discussão, para graduandos em ciências contábeis, bem como aos profissionais da área, para reflexão sobre a inovação e a liderança na contabilidade. Também como incentivo para que os contabilistas busquem aprimorar com propósito de conquistar a valorização de seus serviços diante da sociedade. REFERÊNCIAS IRACEMA VIEIRA. A formação na área contábil e sua contribuição. Disponível env Acesso em: 02/10/2011 JOSE C. R. CASTELO BRANCO. O perfil contabilista no século XXI. Acesso em: 20/09/2011 ALMIR RODRIGUES. O perfil do contador no século XXI. Disponível PROFESSOR DANILO POLACINSKI. O perfil do contador no século XXI. Disponível em: CITA MARION. Blog do perfil contador no século XXI. Disponível Acesso em: 21/09/2011 0 DF 10

Física

0

ELETROíMÃ I p I Experiências li cl Mágicas Artes I IDicas [ MATERIAL Ip il 1. Um prego grande Ic

Read More

Reflexões sobre o ato de estudar

0

Reflexões sobre o ato de estudar um conjunto de sugestões que podem ajudar você a ter um melhor rendimento na

Read More