Introdução a adm

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Estácio de Sá de Goiás. Goiânia, 30 de Abril de 2012. Acadêmicos: Myllena Haynna Lima Silva. Flávio Alves Vieira. Francis Raimunda Reis de Souza prof. a : Vanuza matutino curso: administração. Disciplina: Introdução à Administração. turno: TRABALHO EM GRUPO – Estudo de Caso Alp Apostila. -Função Direção. 1) Quais foram os p Tigre ao assumir a pr 8 227 ora to view nut*ge tados por Fernando ‘pargatas? Ao assumir a presid ncia da Sao Paulo Alpargatas, Fernando Tigre foi recebido com desconfiança pelos diretores e funcionários da empresa.

Alguns dos desafios encontrados eram que a estratégia da Alpargatas estava ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava. A organização era ineficiente, a comunicação entre as divisões era falha e a centralização excessiva. Outro grande problema encontrado quando Tigre assumiu o cargo, foi ter encontrado trabalhadores desmotivados, sem esperança quanto ao futuro da empresa. Tigre teria que mudar essa realidade. 2) Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

R= Alguns fatores que contribuíram para a falta de motivação ra preservação da hierarquia e burocracia acentuadas, além de exagerados para quem lidava com um mercado exigente e sedento por novidades. Eram necessários mudanças em todas as aéreas funcionais, na motivação dos funcionários, bem como no fortalecimento das marcas e na criação de produtos inovadores. 3) Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?

R= Tigre logo notou que a excessiva formalização da empresa era responsável pela existência de equipes pouco unidas. Os membros estavam ligados apenas pelas tarefas e pela autoridade e hierarquia que as regiam. Amizades e interesses compartilhados eram postos de lado. Esses fatores geravam um ambiente muito “pesado”, sem descontração alguma, o que abria espaço para eventuais conflitos entre superiores e subordinados. 4) Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

R— A redução da formalização o enfraquecimento da rígida burocracia e a delegação de tarefas e poderes aos diretores dos departamentos, contribuíram para aumentar a motivação dos unclonários. Isso ocorreu pelos seguintes motivos: proxmldade ao poder e complexidade do desafio. Outras medidas foi implementar a descentralização ao novo desempenho estrutural, permitindo que as decisões fossem tomadas mais rapidamente e que a criatividade de todos os funcionários auxiliasse o desenvolvimento da organização, entre outras medidas. ) Distinga, entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser conside 5) Distinga, entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg. Fatores higiênlcos: a descentralização que trouxe ganhos para a organização, a adoção de programas de participação nos resultados em todos os setores da organização, a informalidade nas relações interpessoais para incentivar os empregados, tornando os colaboradores da organização tão importantes quanto seus superiores.

Fatores motivacionais: a redução da formalização, o enfraquecimento da rígida burocracia e a delegação de tarefas e poderes aos diretores dos departamentos. Proximidade ao poder e complexidade do desafios, ideias modernas para o surglmento e novos produtos ou para a melhoria das atividades e as novas responsabilidades. 6) Quais das abordagens teóricas da motivação melhor ajudam a compreender o caso? R— A teoria dos dois fatores da motivação: Os fatores higiênicos referem-se ao conjunto de fatores que são responsáveis pela insatisfação no trabalho.

Fatores como salários, condições de trabalho, segurança, relaclonamentos interpessoais negativos. Quando o administrador remove os fatores higiênicos, ele remove a insatisfação, porém não consegue fazer com que s funcionários se sintam altamente satisfeitos e motivados no trabalho. Por outro lado, existem os fatores motivacionais que influenciam a satisfação no trabalho, tais como realização, reconhecimento, progresso e responsabilidade.

Essa teoria dos dois fatores da motivação que melhor ajuda a compr PAGF3ÜFd dois fatores da motivação que melhor ajuda a compreender o caso Alpargatas. 7) Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou para as pessoas? Justifique. R= Fernando Tigre tem uma tarefa difícil ao assumir a direção a Alpargatas, ele se depara com o oposto do que pretendia uma empresa burocrática, comando centralizado e funcionários desmotivados. Tigre tinha a visão de como alavancar o crescimento da Alpargatas.

Ele era um líder orientado para a tarefa que conseguiu executar com sucesso, reverteu a situação do grupo, mudou o modelo formal para o informal. Já com as pessoas ele visava o potencial de cada colaborador, tratando todos igualmente, motivando-os, sem exceção, uma prova é a departamentalização, o conceito de dono além do diálogo aberto dentro do grupo. ) Como a teoria de contingência de Fledler pode ajudar a compreender a atuação de Fernando Tigre como líder?

A teoria de contingência de Fildler define a relação do líder com as tarefas e com os relacionamentos entre lider e subordinados. Ele teve a qualidade de interagir com seus subordinados melhorando o ambiente dentro do grupo. Soube estruturar as tarefas para serem realizadas de forma adequada, especificando procedimento e normas e definindo metas, ele tinha o poder, autoridade perante os funcionários podendo recompensar, cobrar, promover, o que é uma situação favorável a

Gestão

0

Débito e crédito Em contabilidade, o débito representa algo que se tem ou adquire, enquanto crédito é a fonte do

Read More

Estudo dirigido biologia

0

ESTUDO DIRIGIDO – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO NA BIOLOGIA, COMPOSIÇÃO INORGÂNICA DOS SERES VIVOS E COMPOSIÇÃO ORGÂNICA (CARBOIDRATOS) – PARA 0

Read More