Introdução sistemas operacionais

Categories: Trabalhos

0

UNIME Contatos Cl E-mail: C] professor. walneymartins@gmail. com Telefone C] 71 8231-6909 ( só se for urgente Apresentação: Apresentação da disciplina motivação Cl Objetivos 0 conteúdo programático, metodologia, critérios da avaliação* C] bibliografia D observações or7 to view nut*ge Introdução – O que é um Sistema Operacional – Funções de um SO C – Componentes de um SO C] – Tipos de SO Gerência de Processos C] – Conceito de processo – Estados de processo C] – Tipos de processo C] — Sincronização Semáforos, monitores, C] —

Comunicação entre processos Cl — problemas Deadlock Gerência de Memória — Endereços lógicos e físicos. Alocação C] – Swapping C] – Memória Virtual – paginaçao Segmentação Gerencia de Dispositivos C] — Device drivers – Dispositivos de EIS. C] Sistemas de arquivos – Arquivos 0 – Diretórios D – Alocação de espaço C] – Proteção Bibliografia da memória, respectivamente. Como sincronzar a produção e o consumo de dados? Conceito de Sistema Operacional Um Sistema Operacional… possibilita o uso eficiente e mplementa políticas controlado dos recursos de hardware. struturas de software de modo a assegurar um melhor desempenho do sistema de computação DEFINIÇÕES: 1 . conjunto de programas que trabalham de modo cooperativo com o objetivo de prover uma máquina mais flexível e adequada ao programador do que aquela apresentada pelo hardware. 2. A program that controls the execution of application Programs 3. An interface between applications and hardware 4. Programa que age como um intermedláno entre o usuário de um computador e o hardware deste computador’. DEFINIÇÕES Alocador de Recursos Cl Gerencia e aloca recursos aos “usuários”

Programa de controle C] Controla a execução de programas do usuário e operações de dispositivos de EIS PAGFarl(F7 aspx g-ALkJrhhtxGzh4uAOXzK7w58Y_c-WJ81 ISQ Link com Tradução: http://translate. googleusercontent. com/translate_c? hl= -http://msdn. mi crosoft. com/enus/library/windows/ Gzh4uAOXzK7w58Y_c-WJ81 CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS • Eficiência C] — Balxo tempo de resposta, pouca ociosidade da UCP e alta taxa de processamento. • Confiabilidade C] — Pouca incidência de falhas e exatidão dos dados computados.

CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS Mantenabilidade ?? Facilidade de correção ou incorporação de novas características. • Pequena dimensão C] — Simplicidade e baixa ocupação da memória • Concorrência — Capacidade de manutenção de tarefas concorrentes PAGF3rl(F7 Tipos de Sistemas Operacionais Os vários tipos surgiram da evolução histórica dos sistemas operacionais C] Gerações de Sistemas operacionais C] Tipos mais comuns – SO de Computadores de Grande Porte – SO de Servidores – SO de multiprocessadores – SO de Computadores Pessoais – SO de Tempo Real – SO de Embarcados operacionais Gerações de Sistemas operacionais

Cl Tipos mais comuns – SO de Computadores de Grande Porte — SO de Servidores – SO de multiprocessadores – SO de Computadores pessoals – SO de Tempo Real – SO de Embarcados – SO de Cartões Inteligentes Tipos de Sistemas Operacionais C] SO de Computadores de Grande Porte – O hardware caracteriza-se por grande capacidade de EIS Servidores WEB — As operações caracterizam-se por execução simultânea de muitas tarefas re uerendo muita EIS Tarefas Lote -• Transa o Compartilhado ocupado e consumo de potencia Geralmente também possuem restrição de tempo

Histórico dos Sistemas Operacionais primeira geraçao 1945 • 1955 – Válvulas, painéis de programação o cl nnn Segunda geração 1955 – 1965 – transistores, sistemas em lote Terceira geração 1965 — 1980 – CIS e multiprogramaç¿o Quarta geração 1980 – presente – Computadores pessoais Quinta geração – a partir do ano 2000 – Computação ubiqua(computação ubíqua é a capacidade de estar conectado à rede e fazer uso da conexão a todo o momento) Histórico dos Sistemas Operacionais Década de 40 Cada computador era único em termos de estrutura e função.

Não havia necessidade para um software operacional padronizado, portanto não existia SO a princípio o programador também operava o computador. Depois passou a existir a figura do operador, que recebia do programador os jobs (programas) junto com os dados de entrada (cartões perfurados). Depois da execução o programador recebia uma listagem com as saldas do programa. Perdia-se muito tempo para reparar a máquina e prepará-la para outra execução surge o esquema batch (lotes de jobs com necessidades semelhantes).

EIS outro programa podia ser iniciado para aproveitar o tempo cioso do processador, melhorando o desempenho da máquina. Conseqüentemente, os periféricos também eram melhor utilizados pois existia um número maior de solicitações. Duas inovações de hardware permitiram o desenvolvimento da multiprogramaçáo: interrupções (técnicas de polling) e discos magnéticos (acesso direto). Assim, era preciso denvolver técnicas para gerenciar a organização da memória (vários jobs) e do disco para que a informação fosse rapidamente localizada. 1969: Ken Thompson apresenta o sistema UNIX. mplementado totalmente em Assembly. Histórico dos Sistemas Operacionais Década de 70 Surgimento dos sistemas timesharing. Além da divisão do tempo de processamento, cada usuário possui seu terminal em um ambiente timesharing. Assim, o programador pode acompanhar a execução do seu programa através de seu terminal. Ao detectar um erro ele pode corrigir e já iniciar uma nova execução. 1970: UNIX passa a ser implementado em C. Histórico dos Sistemas Operacionais Década de 80 Aumenta significativamente o uso dos microcomputadores com simples SOS. A IBM projetou o IBM PC e buscou um software para er executado nele.

Atravé s foi fechado um acordo PAGF50F7 negócios da história foi a Digital não ter aceitado assinar um acordo com a IBM. Um dos maiores problemas dessa época para os usuários era a interface nada amigável baseada em linhas de comandos (DOS, UNIX). 1980: inicio do desenvolvimento do Win NT 1981 : lançamento do MS-DOS 1985: lançado o Windows 1. 0 1 987: lançado o Windows 2. 0 Histórico dos Sistemas Operacionais Década de 90 Novas áreas de pesquisa se desenvolveram e ajudaram no desenvolvimento da computação em conjunto com os avanços tecnológicos.

Dentre elas podemos citar: banco de dados, redes de computadores, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, entre outros. Cl 1990: lançado o Windows 3. 0 para 385 Cl 1992: lançado o Windows NT 1995: lançado o Windows 95 C] 1998: lançado o Windows 98 2000: lançado o Windows Me (Millenium Edition) considerado uma pequena revisão do Win98. Década de 2000 Até o momento Cl CHROMIIJM OS (Ainda não foi lançado) ANDROID (smart Phones, Tablet ‘ s) WINDOWS 7, xp, Vista, Me, WINDOWS 2003/2008 MAC OS X LINUX ( Distribujçoes) n SISTEMAS OPERACIONAIS EM NUVEM n TW INTERNET Dúvidas Questão:

Recuros instrumentais

0

Capítulo 1 1)Acessórios ergonômicos: Cadeira: [pic] Caracter[sticas: A linha plus, foi desenvolvida especialmente para ambientes de trabalho que exijam alta

Read More

Reforma ortografica

0

as coisas mudam, tudo muda. Como diz a música: “tudo muda, tudo troca de lugar, o filme é o mesmo

Read More