Liderança
Viviane Menezes LIDERANÇA O tema liderança tem sido objeto de estudo ao longo de vários anos tamanha a sua amplitude e variabilidade. Ainda assim, as ideias e teorias levantadas sempre trazem novidades tornando o tema inesgotável. De que aborda a lideran so PACE 1 ors escolher dois artigos e to view nut*ge disciplina de Psicolog liderança e teorias co ntifico disponível ticas, optamos por teúdos estudados na sejam estilos de Os problemas que ocorrem no cotidiano de uma organização, seus funcionarias e clientes, requerem conhecimentos, habilidades e muito comprometimento para que se encontre uma olução. ? daí que surge figura do líder. Chiavenato ( 1994, p. 146) define liderança como sendo um processo que influencia e induz o que uma pessoa exerce sobre outras conforme a necessidade e situação, que as levam a realizar um ou mais objetivos. Segundo Penteado (1 969, p. 1), o líder pode ser definido como pessoa que vai à frente para guiar ou mostrar o caminho, que precede ou dirige qualquer ação, opinião ou movimento”. Um [der preparado contribui para melhoria de resultados através do aumento do comprometimento dos subordinados acilitando assim a busca de soluções para problemas e conflitos.
O seu papel nas organizações tem um impacto importante, desenvolvimento delas. Chiavenato (1994, p. 145) os define como os responsáveis diretos pela sobrevivência e pelo sucesso da organizaçao”. A literatura traz divlsbes de estilos de liderança que são chanceladas por vários estudiosos de renome. Dentro das teorias comportamentais, um líder (ou estilo de liderança) pode ser classificado como autocrático, democrático ou liberal. Um líder autocrático tem postura centralizadora em todas as suas ecisões.
Ele fixa as diretrizes, determina as providências para execução de tarefas e como estas devem ser efetivamente executadas pelos seus subordinados. Na liderança democrática a tomada de decisões é feita através do consenso de todo o grupo envolvido. Neste sentido o líder se preocupa em atender aos pontos de vista e preocupações de seus subordinados dando-lhes liberdade para decidir, sugerir ou implantar ideias. Já no estilo de liderança liberal o controle do líder inexiste. Baseado na expressão laissez faire a maior parte das decisões ão tomadas pelos subordinados e não pelo I(der.
Quando analisamos os extremos desta classificação percebemos que, no estilo de liderança autocrática a ênfase é toda voltada para o líder enquanto no estilo liberal a atenção se volta para os subordlnados. Cada um desses estilos pode ser utilizado pelo mesmo profissional na prática. O que diferencia no modo de agir será a situação, a tarefa a ser executada ou as pessoas envolvidas. Existem outras teorias de liderança que traçam o perfil do líder através da identificação das características da pessoa em si.
Entre elas destacamos a liderança carismática, liderança transformacional, coaching e empowerment. A liderança carismática é caracterizada pelo comportamento empowerment. A liderança carismática é caracterizada pelo comportamento apresentado pelo lider observada pelos seus seguidores. Os líderes carismáticos tem visão e correm riscos pelos objetivos que são estipulados. Os seguidores destes líderes são sempre motivados e estão dispostos a realizar esforços profissionais extras. Estão satisfeitos profissionalmente e as situações de conflito são raras.
O estilo de liderança ransformacional é aquele onde os líderes inspiram seus seguidores à priorizarem o bem da organização. Estes I(deres são capazes de entusiasmar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo. O líder transformador, como o proprio nome já sugere, transforma os seus colaboradores. Os ensina a pensar de forma diferente, ensina soluções novas para problemas antigos. São extremamente dinâmicos e competentes. Outro estilo de liderança a ser visto é o denominado coaching – que ao ser traduzido do inglês literalmente significa treinador.
Nesta forma de liderança o líder age dando apoio e desafiando os seus colaboradores para que estes explorem os seu potencial e maximizem suas performances. O maior diferencial é que neste estilo o líder ajuda as pessoas a aprenderem ao invés de ensiná-las. Empowerment ou empoderamento consiste em incentivar a responsabilidade e o trabalho conjunto em equipe. Com a utilização desse modelo participativo, as decisões passam a ser tomadas diretamente pelos executores das tarefas (CHIAVENATO, 2004).
Esta forma de gestão também conhecida como delegação, consiste na ransferência de poder e responsabilidades do líder para o liderado. A liderança pode ser analisada ainda, pelo grau de influenciação. Segundo Chiavenato (2005: 184) as pessoas podem consegu PAGF3rl(FS analisada ainda, pelo grau de influenciação. Segundo Chiavenato (2005: 184) as pessoas podem consegur que outras façam as suas vontades utilizando alguns métodos comportamentais estudados na pslcologia como a coação, persuasão, sugestão e emulação.
A coação acontece quando o líder age sobre o liderado de forma forçada, pressionando-o ou compelindo- o a tomar determinada atitude. Na persuasão são utilizados argumentos, conselhos ou indicações para que uma atividade seja feita. A sugestão tem um caráter mais pacifico e neste caso o líder apresenta uma proposta para o grupo de forma que este analise e a execute ou a rejeite. Já a emulação é uma tentativa de agir exatamente conforme a pessoa. Copiar seus passos, suas atitudes no intento de se Igualar-se a ela ou superá-la.
O processo de globalização tem influenciado diretamente na maneira como o líder deve agir perante seus colaboradores. Juntamente a este processo deparamo-nos com a chamada evolução da informação vivenciada nos tempos atuais que pressiona os profissionais para que desenvolvam capacidade de adaptação, interação e comprometimento muito maiores que nas décadas passadas. Estas novas exigências foram cruciais para o surgimento (ou evolução) de um novo perfil de profissional — os denominados lideres da geração Y.
Não há consenso sobre a época de nascimento dos integrantes da geração Y tendo como datas mais aceitas 1978 a 1994 e 1984 a 1990. Os líderes desta geração cresceram envolvidos no mundo tecnológico e atendem aos requisitos para ingresso nas organizações atuais. Estas organizações exigem pessoas que gostem de desafios, que consigam trabalhar em equipe e prezam mais o conhecimento do que o poder, que não sejam apegados à estabilidade e sim a PAGF sejam apegados à estabilidade e sim a sua realização enquanto profissional.
Os líderes desta geração possuem variadas características, sejam carismáticos, transformacionais, liberais, democráticos, dentre outras. Há vários estilos liderança, porém o mais importante é que o líder tenha convicção que cada colaborador é único e com potencialidades impares, o que torna o seu trabalho totalmente inâmico e diferenciado em relação às estratégias utilizadas no contexto global da organização. ? de extrema importância que o administrador saiba e conheça os conceitos, teorias e estilos de liderança. Na prática ele utlliza esse conhecimento para identificar em cada um dos colaboradores a melhor adequação segundo suas características particulares. O profissional da administração faz um elo entre todos os colaboradores, áreas e níveis que compõem a organização. O sucesso ou fracasso de uma empresa está diretamente relacionado com o sucesso ou fracasso do seu gestor.