Lista de exercícios inorganica industrial

Categories: Trabalhos

0

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Tecnologia e Geociências Departamento de Engenharia Química Curso de Química Industrial Disciplina Química Inorgânica Industrial 1a Lista de exercícios 1) Quais as propriedades químicas importantes do hidrogênio foram evidenciadas no laboratório? Equacionar quando necessario. * GÁS INCOLOR E INODORO; to next*ge * COMBUSTÍVEL: 2 2H20 FORTE PODER RE 2) Quais os principais laboratório? Equacionar. ora H2 -cu H20 de hidrogênio, em PELA REAÇÃO ENTRE UM METAL UM ÁCIDO, A PARTIR DE METAIS MUITO REATIVOS COM A ÁGUA, e A PARTIR DE

HIDRÓXIDOS. 1 . Deslocamento do hidrogênio a partir da água: Na+ H20 NaOH+H2 Os metais mais eletropositivos, tais como K e Na podem deslocar o H da água a temperaturas normais. As reações são exotérmicas e violentas. 2. Deslocamento do hidrogênio a partir de bases fortes e concentradas: Zn+2NaOH Na2Zn02+ 1-42 Zinco, aluminio e estanho reagem com soluções aquosas de hidróxidos metálicos fortemente básicos (NaOH e KOH) Ácido sulfúrico diluído e ácido clorídrico diluído, ou concentrado, reage com metais produzindo gás hidrogênio.

Entretanto ácido nítrico diluído ou concentrado e ácido sulfúrico concentrado são agentes oxidantes fortes, ocorrendo redução dos seus íons negativos, fazendo o metal ser oxidado e formando água no lugar de hidrogênio. Para ocorrer a reação de um metal com um ácido, para formar gás hidrogênio, o metal deve ser mais eletropositivo que o hidrogênio. 3) Discutir as propriedades vistas no laboratório para os metais do bloco s. REAGEM FACILMENTE COM AGUA FORMANDO HIDROXIDOS, ALTA REATIVIDADE, BRILHO CARACTERÍSTICO DOS METAIS EM GERAL.

De acordo com a aula prática realizada foi possível visualizar as propriedades dos elementos sódio e magnésio. Foi observado que na temperatura ambiente, o sódio apresenta-se como sólido, macio, untuoso, de cor branca (ligeiramente prateada), muito reativo, se oxida com o ar (perdendo seu brilho), reage violentamente com a água e é muito corrosivo em contato com a pele. Já o magnésio, apresenta-se como sólido, possui coloração prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar óxido de magnésio.

Reage com a água em ebulição, formando idróxido de magnésio e liberando hidrogênio. 4) Com ajuda de que reações podem-se realizar as seguintes transformações: 1. Na Na hidrogênio. 1. Na NaOH Na2C03 -NaN03 2Na+ 2H20 -2NaOH+ H2 2NaOH* H2C03 – NüC03+ 2H20 Na2C03+ HN03 NaN03+ H20+ C02 2. Al AIC13 2AI*6HCl -2AIC13+3H2 AIC13+ 3NaOH 3NaCl 3H2S04 – 6H20 6NaOH 3Na2S04 NaA102 5) No laboratório tem-se: sódio, ácido sulfúrico, água, óxido cúprico e zinco. É necessário se obter: hidróxido de sódio, sulfato de cobre, cobre metálico, sulfato de zinco. Escrever as equações.

Na + H20 Naol-d + 142 cuo + + H2S04 cu S04 + 1-42 ) Em três tubos você tem soluções de: ácido sulfúrico, sulfato de sódio e cloreto de magnésio. Identificar cada substância. Escrever as equaçoes. 7) Empregando as soluções de sulfato de cobre e outros reativos, obter: a) hidróxido de cobre; b) cobre metálico; c) cloreto de cobre. Escrever as equações 8) Em três recipiente de vidro sem etiqueta estão guardadas soluções de ácido sulfúrico rico e ácido nítrico. PAGF3ÜFd soluções de nitrato de potássio, de cálcio e de alumínio. Determinar cada substância. 1) Na bancada você encontra soluções de NaCl, de MgC12 e ZnC12. Determiná-las. 12) Discutir a hidrólise do bórax. 13) por que se adicionou manitol à solução de ácido bórico? Explicar. 14) Mostrar como se pode fazer a identificação do boro no laboratório. 1 5) Que propriedades importantes do carvão ativo foram evidenciadas? Equacionar. 1 6) Que acontece ao passar dióxido de carbono através de solução de hidróxido de cálc10? 17) Discutir a reatividade do estanho. 18) Escrever a equação da reação de preparação do N2. 19) Como você pode identificar no laboratório a formação de N2? ) Escrever a equação da reação de preparação de NH3 e descrever as propriedades. 21) Explicar o porque do pH das soluções de NH4Cl e NH4CH3COO. 22) Que acontece quando se aquece cristais de cloreto de amónio? Equacionar. 23) Mostrar equações de reação do ácido nítrico funcionando como: a) ácido normal agente oxidante 24) Mostrar como se pode preparar 02 em laboratório a partir do peróxido de hidrogênio. 25) Mostrar através de uma equação química o poder oxidante do 26) Quais os principais métodos de preparação de óxidos? Dar exemplos.

Tipos de empresa

0

índice 1. INTRODUÇA02 2. EMPRESA INDIVIDUAL, LIMITADA E SOCIEDADE ANÓNIMA: VANTAGENS E DESVANTAGENS3 2. 1 FIRMA INDIVIDUAL (EMPREENDEDOR INDIVIDUAL) 3

Read More

A empresa e as ações

0

[pll$] c/’ A empresa e as ações Surgimento das Ações anos antes de Cristo já Se formavam no mundo romano

Read More